Porto Velho (RO) quinta-feira, 12 de março de 2026
opsfasdfas
×
Gente de Opinião

Esporte

Vinicius Rian traz para RO o título de Campeão de Xadrez


O jovem Vinicius Rian, de 11 anos de idade, é o novo campeão de xadrez da categoria sub 12. O título foi conquistado no II Aberto de Xadrez Cidade de Manaus, disputado na semana passada.

Com a vitória, Vinicius saltou do número 58 para o número 41 do ranking da Federação Brasileira de Xadrez.Vinicius Rian traz para RO o título de Campeão de Xadrez - Gente de Opinião

Vinicius é filho do enxadrista Jefferson Rian Ferreira da Silva, que também participou do campeonato saltou do número 28 para o número 12 do ranking da Federação.

Os representantes de Rondônia viajaram a Manaus com recursos próprios. Embora a Federação de Xadrez tenha solicitado apoio do governo do Estado através da SECEL, não houve apoio oficial para a participação dos rondonienses na disputa.

Jefferson e Vinicius disputaram a competição tendo que enfrentar viagens diárias de uma hora no transporte coletivo de Manaus, já que ficaram hospedados em casa de amigos na capital do Amazonas, em local distante da competição.

A falta de apoio do governo de Rondônia revoltou os enxadristas. “Mudam-se as figuras no cenário desportivo estadual à frente da Secretaria de Esportes, mas o desencontro e desrespeito com as Federações Desportivas e atletas de Rondônia continuam”, disse Jefferson.

Segundo ele, Rondônia tem jogadores de alto nível que não jogam representando o Estado porque não recebem qualquer incentivo. “Será que ocorrerá o mesmo com o Vinicius Rian? Este certamente será Mestre da Federação Internacional”, indagou Jefferson.

Ele e os demais desportistas de Rondônia esperam que haja uma mudança de paradigma no esporte com uma política pública voltada para o apoio às Federações do Estado, pois, decerto, as Federações não têm medido esforços para melhor o desempenho de seus atletas e para viabilizar a participação dos representantes de Rondônia nos eventos de nível nacional e internacional, como o II Aberto de Xadrez Cidade de Manaus.

Jefferson Rian, após anos afastado de competições, retornou em grande estilo, enfrentou 8 jogadores Rating FIDE, venceu três, empatou três partidas e perdeu duas, perfazendo, assim, um Rating de 2036.

Os adversários que o venceram disputaram, na última rodada, um vaga para a semifinal. Outro detalhe a ser notado é que os enxadristas acima do 12º lugar possuem Rating maior que o do rondoniense.

O II Aberto de Xadrez de Manaus contou com a participação de dois grandes mestres: Darcy Lima (Campeão Brasileiro de 1992, 2002 e 2003) e Everaldo Matsuura (Campeão Brasileiro 1991); dois mestres internacionais: Alexandru Segal (Campeão Brasileiro 1974/78) e o cubano Gerardo Zaragoitia; além de 22 jogadores com rating da Federação Internacional de Xadrez (FIDE) fazendo deste evento um dos mais importantes torneios da região dos últimos anos.


Fonte: Adércio Dias
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Beach Boxing Fight chega à 4ª edição em Ji-Paraná com disputas de cinturão e desafio internacional Cuba vs Venezuela

Beach Boxing Fight chega à 4ª edição em Ji-Paraná com disputas de cinturão e desafio internacional Cuba vs Venezuela

Ji-Paraná será novamente palco de um grande espetáculo dos esportes de combate. No próximo dia 28 de março, a partir das 16 horas, acontece a 4ª ed

Copa Porco Solto 2026: Ariquemes consolida força do tiro desportivo com abertura oficial

Copa Porco Solto 2026: Ariquemes consolida força do tiro desportivo com abertura oficial

O Clube de Tiro de Ariquemes (CTAR) foi palco, neste último final de semana, da abertura de um dos circuitos mais relevantes do calendário esportivo

Construindo Campeões é fortalecido nas escolas municipais

Construindo Campeões é fortalecido nas escolas municipais

A Prefeitura de Porto Velho está levando as inscrições do programa Construindo Campeões diretamente às escolas da rede municipal. Nos anos anteriores,

Ji-Paraná inicia preparativos para a 2ª Olimpíadas Indígenas

Ji-Paraná inicia preparativos para a 2ª Olimpíadas Indígenas

Na manhã desta terça-feira (3), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Esportes de Ji-Paraná (Semes) para alinhar os detalhes

Gente de Opinião Quinta-feira, 12 de março de 2026 | Porto Velho (RO)