Segunda-feira, 16 de junho de 2014 - 20h20

A Copa do Mundo de 2014 ficará marcada na história também por ser a primeira a ter duas tecnologias para auxiliar a arbitragem. Além do spray para sinalizar as posições da barreira e de onde o jogador deve cobrar as faltas, a Tecnologia da Linha do Gol (TLG) foi instalada nas 12 arenas que recebem partidas do Mundial. Os estádios estão equipados com câmeras capazes de captar o exato momento em que a bola ultrapassa a meta dos goleiros. O sistema emite um sinal visual e vibratório para um relógio no pulso dos juízes.

Para o ex-jogador Zico, o futebol necessita incorporar tecnologias como essa para não prejudicar o trabalho das equipes. “Sou a favor da tecnologia, você não pode ser eliminado, ou perder em uma Copa do Mundo, como já ocorreu, em situações que você viu que a bola entrou, ou, por um gol de mão. O que a gente puder fazer para eliminar isso e punir quem joga com essa intenção é fundamental. Eu que já fui técnico de seleção em Copa, não posso trabalhar três anos e de repente ser eliminado por algo assim”, comentou durante coletiva de imprensa no Maracanã, nesta segunda-feira.
Na opinião de Zico, os árbitros estão muito expostos e ferramentas como essa melhoram o futebol. “Hoje já é um massacre contra o juiz. São câmeras por todos os lados e por questões de milímetros, que às vezes repetem várias vezes e não dá para se ter uma opinião, querem que o juiz decida em questão de segundos”.
O primeiro gol validado com o auxílio da TLG na Copa do Mundo foi na partida entre França 3 x 0 Honduras, neste domingo (15.06), apitada pelo brasileiro Sandro Meira Ricci. No segundo tento francês, a bola bateu na parte interna da trave, voltou na direção oposta, tocou no goleiro e mudou de sentido, cruzando a linha. Ficou a dúvida se havia sido gol, que foi confirmado pelo sistema. A FIFA garante 100% de confiança nele.
“Domingo apareceu duas vezes a animação do gol, uma em que parecia que a bola não entrou e depois outra que mostrava que ela havia entrado, por isso houve certa confusão, mas, você nitidamente vê por uma câmera lateral que a bola entrou no gol”, declarou Zico, se referindo aos replays exibidos pela geração de TV e nos telões do estádio Beira-Rio, em Porto Alegre.
A FIFA disse que os geradores de imagens recebem a captação das diversas câmeras e decidem quais irão transmitir. A entidade disse que vai analisar com a empresa responsável a possibilidade de melhorias na exibição dos replays.
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)
Ji-Paraná será novamente palco de um grande espetáculo dos esportes de combate. No próximo dia 28 de março, a partir das 16 horas, acontece a 4ª ed

Copa Porco Solto 2026: Ariquemes consolida força do tiro desportivo com abertura oficial
O Clube de Tiro de Ariquemes (CTAR) foi palco, neste último final de semana, da abertura de um dos circuitos mais relevantes do calendário esportivo

Construindo Campeões é fortalecido nas escolas municipais
A Prefeitura de Porto Velho está levando as inscrições do programa Construindo Campeões diretamente às escolas da rede municipal. Nos anos anteriores,

Ji-Paraná inicia preparativos para a 2ª Olimpíadas Indígenas
Na manhã desta terça-feira (3), foi realizada uma reunião na sede da Secretaria Municipal de Esportes de Ji-Paraná (Semes) para alinhar os detalhes
Sexta-feira, 13 de março de 2026 | Porto Velho (RO)