Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Larina Rosa

Mês da mulher e outras formas de aproveitá-lo

Programações que inspiram mulheres em espaço públicos devem ser incentivadas no mês de março e nos outros também


Mês da mulher e outras formas de aproveitá-lo - Gente de Opinião

Chegou o mês de março com as decorações cor de rosa e as flores que voltaram a aparecer. A intenção das felicitações para agradar as mulheres é boa, adoro a cor e as flores também. Mas acredito que além das flores e da comemoração do Dia da Mulher, o mês de março, símbolo das conquistas femininas, ainda pode ser melhor aproveitado.

A data também pode ser usada para lembrar os direitos delas diante das injustiças e diversas formas de violência que ainda são cometidas contra elas.

Para ajudar é preciso lembrar que ainda convivemos diariamente contra o medo do assédio e do estupro. Palestras e rodas de conversas no ambiente de trabalho e espaço de fala para mulheres ajudam a promover o bem-estar e a valorização feminina. Reivindicar melhores salários para mulheres que trabalham nas mesmas funções que homens também é um começo.

Reavaliar a divisão de tarefas e cuidados com os filhos, assim como outros comportamentos no relacionamento. Prestigiar e divulgar o trabalho artístico feito por mulheres são formas de melhoria.

Um dos grupos sociais mais atuantes nas causas femininas de Rondônia é o Fórum Popular de Mulheres. Mesmo com os índices alarmantes de casos de violência contra a mulher, estupro e assédio em Rondônia, existem mulheres atuantes no estado que denunciam práticas de machismos estrutural com afinco desde a década de 80 por nossas vidas.

Elas são muitas, e esforçadas para que a vida da mulher rondoniense seja melhor em um dos locais que mais mata mulher no país. Foi através delas que surgiram por aqui a Casa de abrigo para mulheres, o Centro de Referência Especializado da Assistência Social no Atendimento a Mulheres Vítimas de Violência Doméstica (Creas Mulher) e outros órgãos.

Não é um trabalho fácil, mas elas seguem tentando apoiar mulheres e homens na luta contra o machismo. Nesse ano diversas ações do Levante Feminista de Rondônia já foram elaboradas para o bem-estar da mulher rondoniense. Agora é a vez de destacar a cena das mulheres artistas no espaço cultural de Porto Velho.

Em comemoração ao mês de luta o Fórum Popular  de Mulheres vai realizar nos dias 08 e 09/03 no Porto Velho Shopping, a 31ª edição do projeto Canta Mulher de forma gratuita. O projeto que é produzido por mulheres é uma vitrine para as artistas locais, musicistas e compositoras para apresentarem seus talentos. Para esta edição o show será “Todas as Mulheres do Mundo” com a participação de cinco artistas interpretando canções da rainha do rock, Rita Lee. Programações que inspiram mulheres em espaço públicos e contribuem para a igualdade de direitos delas devem ser incentivadas no mês de março e nos outros também. Dessa vez, podemos aproveitar.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Mulheres e meninas são mais afetadas por mudanças climáticas

Mulheres e meninas são mais afetadas por mudanças climáticas

Acompanhando as notícias da tragédia ambiental do Rio Grande do Sul (RS), fico pensando na segurança de mulheres e crianças que precisam ir para abr

Violência contra a mulher não encerra com a morte da vítima

Violência contra a mulher não encerra com a morte da vítima

Que o crime de feminicídio (assassinato pelo simples fato de ser mulher) destrói os sonhos de milhares de mulheres todos os dias nós já sabemos. Alé

Folia com respeito e cuidado

Folia com respeito e cuidado

A folia já começou, os bloquinhos estão pelas ruas e enquanto isso a gente faz de tudo para acompanhar e curtir a maior festa popular do mundo. A co

Mulheres não precisam agradar

Mulheres não precisam agradar

Nem todo mundo confessa, mas boa parte da população está ligada no que se passa na casa mais vigiada do país. Você pode até não acompanhar assiduame

Gente de Opinião Sexta-feira, 17 de maio de 2024 | Porto Velho (RO)