Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

A oposição blefa?


A oposição blefa? - Gente de Opinião

A conspiração

Nos bastidores, as fofocas dão conta que a oposição se articula na Assembléia Legislativa para conspirar contra o governador Confúcio Moura. Não se sabe até onde a coisa é verdade ou mais uma forma de pressão dos parlamentares para receber os recursos de emendas.  

 

Oposição blefa?

Para tirar Confúcio Moura do Palácio Presidente Vargas, a oposição precisa de dois terços na Casa de Leis. Na última vez que os mesmos deputados tentaram – na época liderados por Walter Araújo – a coisa não passou de blefe. Apenas 12  aderiram à causa.

 

Pior momento

Não teria pior momento para os poderes Executivo e Legislativo entrarem em choque. O Estado padece com a falta de recursos, fracassou na busca da Transposição, as obras prometidas como a Ferrovia Transcontinental, a Ponte do Abunã e até a recuperação da BR- 364 foram suspensas. Era tempo de se unir e não dividir.

 

Na articulação

Para debelar o novo foco de incêndio no Poder Legislativo começam a trabalhar com os extintores, o secretário chefe da Casa Civil Juscelino Amaral e o líder da bancada governista Edson Martins (PMDB-Urupá). A oposição fala grosso e que a ruptura é para valer. Será?

  

Nossa fronteira

O Ministro da Justiça José Eduardo Cardoso anunciou ontem a liberação de recursos para Rondônia ampliar a vigilância na sua fronteira de 1.300 quilômetros com a Bolívia. Como se sabe, o narcotráfico, o contrabando de armas e roubo de carros aumentou geometricamente nos últimos dois anos.

 

 

A oposição blefa? - Gente de OpiniãoFora do jogo?

Beirando a desistência e com toda sua equipe de marketing deixando sua campanha, o candidato Mário Sérgio (PMN) está sentado à beira do caminho na capital. Abandonado por investidores, também não teve apoio dos familiares para tocar a campanha. Mesmo assim não fala em desistir.

 

Gente de OpiniãoÀs avessas

O PC do B que outrora foi um pé de coelho para Roberto Sobrinho e Confúcio Moura se deu mal ao entrar na coalizão que lançou a candidatura do vereador Mário Sérgio. Acabou se transformando num amuleto as avessas, já que o candidato está quase imobilizado na campanha.

 

Gente de OpiniãoForça Jovem

A temporada tem sido fértil para o surgimento de lideranças jovens em Porto Velho. É o caso, entre tantos, de Daniel de Oliveira, liderança que emerge no bairro Lagoinha.  Filho caçula de portovelhenses tradicionais, o tucaninho esta na linha de frente da campanha de Mariana Carvalho.

 

Gente de OpiniãoAs comemorações

O prefeito Roberto Sobrinho e o governador Confúcio Moura comemoraram ontem as elevadas taxas de aprovação de suas administrações na capital, atribuídas pelo Ibope. No entanto, as taxas de intenções de votos nos seus candidatos à prefeitura da capital são bem diferentes. Baixas, muito baixas...

 

 
 

  

Do Cotidiano
Uma montanha-russa

Cheia de reviravoltas, a campanha eleitoral em Porto Velho segue uma gangorra e promete mais surpresas com o horário gratuito e a reta final quando a coisa se decide. E com o cenário repleto de indecisos – chega à casa dos 60 por cento – ainda é difícil dizer quem esta garantido para um eventual – e previsível – segundo turno.

Antes de mais nada, este colunista  precisa posicionar o caro leitor a respeito desta peleja. No inicio de tudo, os favoritos e lideres das pesquisas eram os deputados estaduais Zequinha Araújo (PMDB) e Epifânia Barbosa (PT), inviabilizados por má conduta, como se recorda.

A montanha russa continuou na jornada pré-convenção com Mauro Nazif na ponteira. Passaram as convenções, logo em seguida o candidato do PV Lindomar Garçon tomou a dianteira, ultrapassando Mauro Nazif e jogando a ex-senadora Fátima Cleide para o terceiro lugar, e, por conseguinte, com a petista já no segundo pelotão.

Ao mesmo tempo em que tudo isto acontecia, Mário Português (PPS) começou a subir rapidamente no segmento conservador, personificando a opção antagônica ao desgastado petismo e também sendo bem sucedido no meio evangélico. Na atual conjuntura ele começa a sangrar Garçon disputando à mesma faixa de votos.

Na gangorra da campanha, depois de Mariana Carvalho (PSDB) cair com a aliança com o clã Moreira Mendes, ela voltou a crescer ao vencer o duelo com Mário Sérgio no segmento jovem. No segmento do funcionalismo público, onde Mauro Nazif continua liderando, a questão do insucesso da Transposição em Brasília afetou o socialista, mas prejudicou mais ainda a ex-senadora Fátima Cleide a candidata do PT e ao PMDB de Valdir Raupp.

Ao meio de alianças mal feitas por alguns candidatos, a campanha  segue com reviravoltas freqüentes. A direita e no Centrão, com Garçon e Mário Português brigando por uma vaga ao segundo turno. Na centro esquerda, por enquanto a disputa se resume a Nazif e Fátima Cleide.

Com a substituição de Jaderson Silva, por Waltério Rocha, o PSTU voltou à campanha e com isto voltamos a contabilizar nove candidatos. Por último, nos debates que vão começar chamo atenção para Aluízio Vidal (PSOL). Ele tende a crescer muito nos confrontos diretos.   

 


 

Via Direta

*** A prefeitura da capital e o governo do estado estudam obras de porte na região do aeroclube ***Ali serão construídos estádio, novo kartódromo, bumbódromo e centro de convenções *** E contrariando previsões pessimistas, o governo começa a pagar o funcionalismo a partir de hoje...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Dividir causa desgraçasA Amazônia é ou não é “patrimônio da humanidade”? Essa expressão, inocente na aparência, traz confusões, armadilhas e perigo

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

Vender barato ou fazer renderCom as radicalizações verificadas em todo o mundo, processo em que a corrente no poder se julga no direito de aniquila

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

De pinguins a mutunsUma das mais famosas afirmações do dramaturgo William Shakespeare – “Da loucura dos grandes não se pode descuidar” – foi mais u

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Abacaxis ou soluçõesUm antigo e divertido filme do cineasta Seth MacFarlane ensinava “Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola”. Claro que um milh

Gente de Opinião Sábado, 19 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)