Sábado, 20 de outubro de 2012 - 06h50
CULTURA
Arte e vida no baixo rio Madeira
O trabalho desenvolvido pelo Ponto de Cultura Arte Vida Rio Madeira entidade agregada a Associação dos Produtores Rurais de Santa Catarina, localidade que fica a aproximadamente 6 horas de barco recreio, de Porto Velho, entre São Carlos e Calama, é digno de elogios. Classificado pelos técnicos do Ministério a Cultura como o melhor projeto dos apresentados pelos Pontos de Cultura de Rondônia o Arte e Vida Rio Madeira tem na artista plástica Rita Queiroz sua maior e mis ferrenha incentivadora. Foi Rita que teve a ideia de montar um Ponto de Cultura na localidade que é propriedade de sua família e tem seu irmão Sidney Queiroz como administrador. “O problema é que Santa Catarina só tem acesso via Rio Madeira”, lamenta Rita. Desde sua implantação o Ponto de Cultura oferece oficinas que são ministradas por técnicos contratados em Porto Velho e até no estado de Goiás.
Recentemente foram aplicadas duas oficinas: “Pintura em Tecido”, ministrada pela artista plástica Goreth Lira e a oficina de “Pintura em Tela” ministrada pela Rita Queiroz. A oficina de Pintura em Tecido contou com 17 alunos em sua maioria senhoras mães de família da localidade, enquanto a oficina de Pintura em Tela foi aplicada para crianças. Cada oficina teve a duração de 45 horas aula, porém, como as oficinas só podem ser ministrada no período vespertino entre 14 e 17 horas, foram necessários 15 dias de aula.
No mês de novembro entre os dias 10 e 20 será ministradas as oficina, “Alumínio Batido”, “Pintura em Tela” e “Fotografia”. “A próxima etapa provavelmente no inicio de 2013, vamos aplicar o curo de empreendedorismo”, finaliza Rita Queiroz.
"Folga, negro de Angola! Que ele não vem cá!
Se ele vier, quilombola, pau há de levar!" – letra do samba “Epopéia de Zumbi de Ney Lopes
**********
O pau tem que quebrar no lombo dos candidatos a prefeito de Porto Velho.
**********
Acontece que no debate da RedeTV/RO o candidato Lindomar Garçon, provando que de história de Porto Velho não entende nada, fez a seguinte pergunta ao candidato Mauro Nazif:
*********
“Se eleito, o que o senhor vai fazer pelos QUILOMBOLAS e pelos Índios?”.
*********
Quase caí da cadeira com tamanha falta de conhecimento histórico e geográfico por parte do candidato em apreço.
**********
Vale lembrara que em Rondônia os Quilombos se localizam no Vale do Guaporé – Quilombo Santo Antonio e Pedras Negras no município de São Francisco do Guaporé.
***********
Aí o outro candidato em vez de desfazer a “mancada”, optou por falar sobre os moradores que já foram tirados do Triângulo, que não tem nada a ver com quilombo.
*********
Os negros que vieram trabalhar na construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré e que foram habitar o que ficou conhecido como bairro do Triângulo e Alto do Bode, passava longe de serem escravos, muito pelo contrário, eram técnicos em suas profissões e comandavam ou dirigiam os trabalhos e operavam as máquinas durante a construção.
*********
Os negros que para cá vieram no inicio do século XX eram estudados não tinha anafalbeta. Nem mesmo o Alto do Bode morro onde a comunidade negra foi morar no tempo da construção, podia ser chamado de Quilombo, pois seus habitantes não eram fugitivos (características dos quilombolas).
*********
Quando ouvimos e vemos pessoas que querem administrar nosso município, fazendo pergunta desse quilate, temos muito que refletir antes de confirmar o voto.
*********
Talvez o candidato a quem a pergunta foi feita, optou por não mostrar o total desconhecimento da história do município de Porto Velho, por parte do seu oponente.
*********
Ou então (e é o mais provável), também não sabe nada sobre a história da formação do nosso município.
**********
Vai ver que esses candidatos andaram lendo aquele livro cujo conteúdo está praticamente todo errado.
*********
Se nossas autoridades em história regional, não tomarem providencias, daqui a pouco a história de Porto Velho estará toda “dilapidada”.
*********
Esperamos que no próximo debate, os dois candidatos, tenham a humildade de pedir desculpas a população, por não saberem sobre a história do município que pretendem administrar.
*********
Por conta dessa falta de conhecimento histórico, Se eles vierem, quilombolas! Pau no lombo deles!
**********
Por falar em cultura. Os artistas plásticos João Zoghbi e Geraldo Cruz foram os vencedores do concurso promovido pela prefeitura municipal de Porto Velho e coordenado pela Fundação Iaripuna – “Concurso de Artes Plásticas Prêmio Aquisição Centenário de Construção da Estrada de Ferro Madeira Mamoré”
*********
O Zoghbi faturou o 1ºlugar com a tela “EFMM CEM ANOS”
*********
E o Geraldo Cruiz o 2º lugar com a obra “Casulo de Ferro”.
*********
As duas obras estarão expostas a partir das 10h00 deste sábado 20, no Galpão do Plano Inclinado em frente ao Museu da Estrada de Ferro Madeira Mamoré na beira do Rio Madeira.
*********
Parabéns aos artistas premiados. Parabéns também para a artista Edilsa Motta que ficou com o terceiro lugar.
*********
Por falar em agenda cultural. Hoje tem Samba de Raiz no Mercado Cultural sob o comando do cantor e compositor Beto Cezar. A roda começa as 17h00.
*********
No 4 de Janeiro, exatamente no bar do Ceará, a partir das 14h00 tem o “Embolada” sob o comando do Carlinhos Maracanã.
**********
No Tacakanã que fica a rua Brasília com a Jacy Paraná no bairro Nossa Senhora das Graças tem feijoada e show com o Marquinho do Cavaco a partir das 11h00.
*********
O Presidente do Porto Diversidade, Raymison Correia da Silva, visitou Guajará-Mirim no período de 13 a 15 de outubro, para participar de reunião com representantes do segmento LGBT do município, que estão discutindo a organização política da população homossexual da Pérola do Mamoré.
**********
Dentre algumas ações relevantes para serem realizadas ainda este ano, o grupo está analisando a possibilidade de promover no primeiro domingo de dezembro, dia 09, a I Marcha Municipal pela Diversidade Sexual de Guajará-Mirim, nos moldes da Marcha da Zona Leste de Porto Velho.
***********
O Coordenador Grupo de Trabalho, o Assiste Social Jorge Oliveira do Nascimento convida lideranças do movimento social, familiares de homossexuais e o segmento LGBT para participarem da reunião que vai acontecer neste sábado 20, a partir das 15 horas, na sede do CMAE.
***********
A pergunta que não quer calar: Porto Velho tem ou não tem Quilombo?
**********
Dez por cento de gorjeta pra quem responder!
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando