Terça-feira, 30 de outubro de 2012 - 18h03
Em erupção
Como um vulcão, Rondônia começa a entrar em erupção de novo. Esta aberto o clima de guerra. Articula-se nos bastidores da Assembléia Legislativa ataques ao front do Palácio Presidente Vargas para depor o governador Confúcio Moura. O QG da oposição é liderado pelo presidente da casa de Leis, José Hermínio Coelho.
A deposição
Já, no quartel general dos governistas, tem revide e contra-ataque em andamento contra Hermínio e a oposição. As forças situacionistas, alinhadas com o grupo de parlamentares do ex-presidente Neodi Carlos, planejam a deposição do atual presidente da Casa de Leis. E haja confusão, cara-pálidas!
Nos fronts
Sobre as conspirações em andamento, ontem pela manhã aconteceram reuniões nos dois fronts para estudar as estratégias de guerra. Ao meio de tudo isto rolando nos bastidores, a Casa de Leis começa a discutir o polêmico orçamento 2013. Façam as apostas. Cabeças vão rolar até o final do ano...
Boa transição
Os prefeitos eleitos, inclusive Mauro Nazif que ganhou na capital, já tratam da transição. Nos principais pólos regionais a travessia será pacífica, seja pelas boas administrações atuais, ou pelas relações cordiais entre os alcaides e os eleitos.
Porto Velho e Jipa
Na capital a gestão atual esta dentro das exigências da Lei de Responsabilidade Fiscal e o prefeito Sobrinho Vai passar o bastão em melhor situação de quando recebeu. Em Ji-Paraná, a situação é mais ou menos igual, já que José Bianco também foi prefeito reeleito e com bom desempenho.
Cacoal e Vilhena
Como os prefeitos de Cacoal, Padre Franco e de Vilhena, Zé Rover foram reeleitos também não haverá dificuldades. As duas prefeituras estão com as contas ajustadas, mas já sofrem as conseqüências da redução do repasse do FPM. Existem ajustes a caminho.
Em Ariquemes
No município de Ariquemes, que vem de duas grandes administrações – de Confúcio Moura e Márcio Raposo – o prefeito eleito Lourival Amorim vai encontrar a melhor situação de todas. Lá, como se sabe, foi edificado o mais moderno paço municipal do estado.
Batata assando
Nos municípios onde as rivalidades tribais são grandes, caso de Jaru onde ganhou Sônia Cordeiro (PT) e ocorreu uma gestão perdulária do clã dos Muletas, a coisa não será tão fácil assim. E na maioria dos pequenos e médios municípios a batata dos atuais gestores está assando por causa da Lei de Responsabilidade Fiscal.
Sem voduzar!
Não querendo voduzar ninguém, que os prefeitos eleitos festejem muito, porque a partir de janeiro a realidade será outra. Serão culpados pelas chuvas, pelo sol, até pelo aumento dos carapanãs. O desgaste já começa na posse com a nomeação de assessores e secretários. Quem fica de fora começa automaticamente a queimação.
Do Cotidiano
Credibilidade conquistada
Durante a cobertura das eleições municipais, os setoristas de política deste rotativo entrevistaram no primeiro turno 16 possíveis candidatos a prefeitura de Porto Velho. Nas convenções municipais de julho, foram aprovados apenas nove postulantes, todos recebendo cobertura equânime em nossas páginas, e finalmente em 7 de outubro, dois nomes foram selecionados para disputar o segundo turno de domingo. O ponto culminante de tudo isto foi à vitória consagradora de Mauro Nazif (PSB), no último dia 28, sobre Lindomar Garçom (PV)
Foram mais de 120 dias de cobertura jornalística voltada ao projeto eleições 2012, onde alguns nomes despontaram como lideranças emergentes para o futuro próximo – casos de Mariana Carvalho (PSDB) e Mário Português – além da renovação dos quadros políticos com a boa surpresa, Aluizio Vidal (PSOL).
O acompanhamento do grande duelo entre Mauro Nazif x Lindomar Garçom durante todo o mês de outubro exigiu esforços de nossa equipe e a contratação de institutos de pesquisas qualificados para garantir a boa informação para nossos leitores de Guajará Mirim à Vilhena. Em vista dos trabalhos das agências Previsão e PRPL, foi possível detectar os avanços, os recuos e as tendências para a reta final.
Com tudo isto, o Diário da Amazônia largou na frente semanas adiante da concorrência já apontando a possível vitória de Mauro Nazif, depois de identificado o fenômeno político conhecido como “efeito manada”. Não bastando, cobramos pelas correções dos resultados equivocados – e mal intencionados – de outros institutos publicados em outros órgãos de comunicação.
A credibilidade é algo que se conquista com transparência, honestidade – e com o tempo. É desta forma que o Diário da Amazônia começa seu plano estratégico de expansão, retomando as edições aos domingos. O segundo passo virá já em 2013, com a ampliação da cobertura nos principais pólos regionais – Vale do Jamari, Bacia Leiteira, Ji-Paraná e região central, Região do Café, Cone Sul rondoniense e Zona da Mata. O Grande Diário de Rondônia, idealizado por Emir Sfair volta - e agora com mais identidade com nossa gente - refletindo as angustias e defendo as bandeiras da região.
Via Direta
***O prefeito Ernam Amorim (Cojubim) estaria perseguindo servidores considerados oposicionistas *** As denuncias são dos estatutários*** E em Guajará Mirim o prefeito eleito Dulcci (PT) esta de cabelos arrepiados com a herança que receberá na fronteira...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri