Quinta-feira, 29 de novembro de 2012 - 19h51
Do confronto
O confronto entre o governo do Estado e a Assembléia Legislativa resultou em mais um grande desgaste para Rondônia. Mas sob o ponto de estratégia, de articulação, o governador Confúcio Moura levou vantagem e mostrou claramente que o adversário estava blefando quando falava em impeachment.
Aspecto político
No plano político, tendo em vista a rejeição do atual governo na capital, vitória de quem faz oposição por aqui. Neste sentido José Hermínio (PSD) levou vantagem, marcando posição, delimitando território. Mesmo que seja derrubado do poleiro em fevereiro, ele se isola como um líder oposicionista em Porto Velho.
Difícil transição
Aos poucos o processo de transição vai avançando em Porto Velho, mesmo com a renitente falta de apoio da equipe do atual prefeito. Com algumas dificuldades superadas, o coordenador Mário Medeiros assegura que até o dia 15 será entregue o relatório final ao prefeito eleito.
Estão ansiosos
Constato grande ansiedade dos prefeitos eleitos. Agora faltam apenas 30 dias para posse e todos traçam suas metas e, por enquanto, tomados pela embriagues da vitória nas urnas, não percebem – da capital a Cabixi - que suas batatas estão assando. Não conseguem ver na fria em que estão se metendo.
Um apelo
O governador Confúcio Moura espera generosidade da bancada federal na questão das emendas parlamentares ao Orçamento da União 2013. Tradicionalmente os governadores levam um pé dos deputados federais e senadores que optam distribuir suas emendas diretamente às prefeituras e entidades, numa linha direta com suas bases.
Sanção presidencial
Por falar no governador Confúcio Moura, ele espera, com otimismo, a sanção presidencial do projeto dos royalties no Congresso, como forma de multiplicar a arrecadação estadual prejudicada pelos cortes do FPE. O projeto alivia muito o erário.
A mobilização
O prazo da sanção do projeto dos royalties encerra amanhã. Por isto existe mobilização em todos os estados – inclusive com ponto facultativos em alguns – com as associações de municípios – na torcida. O municipalismo vê nisto uma luz no fim do túnel.
Boas relações
Já no exercício do cargo de secretário de Estado da Saúde, Willians Pimentel, o Nero da Saúde, se mostra bem articulado. Na Assembléia Legislativa foi bem recepcionado na busca de apoio. Willians é fogo, né? Sabe se garantir. Com Sobrinho pulou cirandinha quase oito anos...
A prostituição
O Congresso começa a discutir o projeto de lei do deputado Jean Wyllis (PSOL-BA) que regulariza as atividades dos profissionais do sexo. A matéria assegura direitos humanos relativos ao trabalho e a previdência, não permitindo a exploração, sobretudo dos menores. Pobres cafetões ...
Ir a Brasília e não conferir as obras de Oscar Niemeyer seria tão frustrante quanto ir à Nova Iorque e não ver a estátua da Liberdade e a Paris e não visitar a Torre Eiffel. Mas é bom que o turista interessado em conhecer Brasília e o Distrito Federal saiba que além da magnificência de seus cartões postais, como o Plano Piloto de Lúcio Costa e as construções arquitetadas por Oscar Niemeyer, o local tem muitas atrações a mais para apresentar.
Região de traços amazônicos e tropicais, o Distrito Federal chama a atenção não apenas porque ali se concentra o núcleo da administração federal do País e o Poder Político representado pelos Três Poderes, mas também por contar com um ecossistema único, detentor de mais de três mil espécies vegetais classificadas.
Uma atração à parte são as chamadas “piscinas” do Parque Nacional de Brasília, mais conhecido pelo apelido de Água Mineral. Uma unidade de conservação de proteção integral à natureza localizada a noroeste do Distrito Federal e na região central do Estado de Goiás. O parque é administrado pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade. Criado em 1961, o parque tem como principal atração as piscinas formadas a partir dos poços d’água, surgidos às margens do Córrego Acampamento pela extração de areia feita para as obras de Brasília.
As igrejas urbanas também fazem parte de um roteiro mais amplo. A Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida é certamente uma das mais atrativas.
A catedral encabeça um roteiro que também compreende o Santuário Dom Bosco, a Catedral Militar Nossa Senhora Rainha da Paz e a Igreja Nossa Senhora de Fátima. Conhecido o Parque Nacional e cumprido o roteiro religioso, tem ainda as tradicionais atrações: seus edifícios e monumentos. A Praça dos Três Poderes faz um conjunto único, ao redor do qual se pode ver vários dos mais importantes edifícios governamentais além de diversos monumentos. Também na Praça se localiza o Espaço Lúcio Costa, onde se pode observar uma grande maquete do Plano Piloto. O Panteão da Liberdade, os prédios do Palácio do Planalto, do Supremo Tribunal Federal e do Congresso Nacional e o Palácio da Alvorada, residência oficial da presidente Dilma Rousseff, são as grandes atrações.
Via Direta
***As conspirações agora rondam até as assessorias de imprensa *** Que Carlinhos Neves (ALE) e Julio Olívar (DECOM) fiquem com os olhos bem abertos *** A periferia da capital vive mais uma escalada de roubos, assaltos e arrombamentos.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri