Sexta-feira, 1 de março de 2013 - 09h15
A direção da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – FEDERON foi recebida em audiência, na tarde (17h00) da última terça feira 26, no prédio da procuradoria estadual, pelo governador Confúcio Moura. Além dos folcloristas: atual presidente da entidade Emanuel Eleno, 1ª secretária Mary Cyane, 2ª secretária Laura Vicuña, ex presidente Fernando Rocha e ex vice presidente Silfarney Silva participaram da reunião a Gerente de Finanças da Secel Eloane Martins e o técnico da Gerencia de Cultura Othon Figueira e a deputada estadual Epifânia Barbosa.
Na realidade a audiência foi solicitada pela deputada Epifânia uma semana após ter proferido um discurso, criticando o Governo pela demora no pagamento do convênio com a Federação de Grupos Folclóricos do Estado de Rondônia (Federon), referente ao Flor do Maracujá do ano passado. “Junto com representantes da Federon, me reuni com o governador e ele se comprometeu em liberar os R$ 500 mil restantes para custear as despesas das agremiações que se apresentaram no Arraial Flor do Maracujá do ano passado”, disse. O atraso no repasse fez com que os grupos ficassem sem crédito na praça. O governador determinou a gerente financeira da Secel Eloane que providencia o mais rápido possível o pagamento. “Pois se trata da nossa cultura popular, que precisa e merece ser valorizada”, disse o governador. O repasse referente ao Flor do Maracujá passado será feito em duas parcelas, sendo a primeira no mês de março e a segunda em abril.
Flor do Maracujá 2013
Após conseguirem a garantia de que os repasses referentes ao Arraial do ano passado serão realizado, mesmo em duas parcelas, os folcloristas solicitaram so governador, uma posição sobre o Flor do Maracujá de 2013. “Primeiro vamos sanar os problemas financeiros pendentes na Secel e se até o mês de maio não conseguirmos esse intento, não posso garantir nem a estrutura e nem o repasse aos grupos para a realização do Arraial deste ano”, disse o governador. Ao mesmo tempo em que deixou os folcloristas desanimados num primeiro momento, Confúcio Moura alentou os presentes ao sugerir: “A deputada Epifânia madrinha de vocês pode resolver esse problema, colocando uma emenda parlamentar específica para o Flor do Maracujá. Assim o governo, caso a emenda seja aprovada na Assembléia terá que cumpri-la e o repasse estará garantido”, sugeriu o governador, lembrando que se assim não for procedido fica difícil liberar recursos via Secel.
Atenção, a Federação das Escolas de Samba de Rondônia – Fesec convoca as associadas a participarem da reunião que acontece hoje com inicio as 18h30, no Centro de Formação Professores da Prefeitura (Teatro Banzeiros).
***********
Na reunião de hoje os carnavalescos vão tomar ciência do Edital que convoca a eleição da entidade para o biênio 2013/15 cujo pleito deve acontecer no dia 31 de março.
**********
Segundo o presidente Cristóvão Bentes todas as escolas de samba filiadas a Fesec, tem a obrigação de comparecer a reunião.
*********
Em conversa com o ex-secretário da entidade Gilberto Cantarelli que colocou seu cargo a disposição, ficamos sabendo que ele vai estar presente na reunião de hoje e inclusive, vai colocar seu nome como candidato a presidência da entidade.
**********
Se realmente o Cantarelli se dispuser a ser candidato à presidência da Fesec, fica difícil para qualquer outro pretendente, pois o jovem dirigente carnavalesco é respeitado e admirado por todos de todas as escolas de samba. Canterelli é páreo duro!
**********
Depois daquela postagem do Edson Caula a candidatura do Cabeleira está ameaçada e pode até não levantar voo.
*********
Já o José Monteiro através do seu cabo eleitoral Carlinhos Maracanã passou o dia de ontem tentando convencer o presidente da Unidos da Rádio Farol a lançar sua candidatura.
*********
Acontece que pra ser candidato na Fesec à pessoa tem que ser indicada por uma escola de samba filiada.
*********
Ouvi dizer que o Pachequinho presidente da escola de samba Acadêmicos da Liberdade de Rolim de Moura está querendo se candidatar a presidência da Fesec também, dizem que ele conta com os votos do Zé Maria da Falcões do Planalto e do Cliuson da Unidos do Vale do Guaporé lá de Costa Marques.
**********
Quem vota na Fesec são os presidentes das escolas de samba filiadas e os ex-presidentes. Na realidade quem faz a diferença são os votos dos ex-presidentes.
**********
Vejam quantos podem votar na eleição da Fesec: Diplomatas do Samba; Acadêmicos do Armário Grande, Império do Samba; Asfaltão; Acadêmicos do São João Batista, Unidos da Rádio Farol, Acadêmicos da Zona Leste, Acadêmicos da Liberdade, Facões do Planalto e Unidos do Vale do Guaporé. Todas escolas de samba.
**********
Tem o voto dos ex-presidentes: Silvio Santos, Eufrásio Barbosa, Antônio Chagas Campo – Cabeleira e Ariel Argobe.
*********
O Cristóvão só não tem direito a dois votos, porque o Ariel não renunciou, apenas se licenciou.
*********
Cada mandato da direito a um voto, assim sendo, Silvio e Cabeleira votam duas vezes,
*********
É por aí. Vamos à reunião de hoje para ouvir as propostas do candidatos a candidato à presidência da Fesec.
**********
Seria bom que a Funcultural se fizesse presente nessa reunião.
*********
Mudando de pau pra cacete, mas, permanecendo na cultura popular.
*********
Na reunião de terça feira entre o governador Confúcio Moura e os dirigentes da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon o governador foi bem claro:
*********
“Dinheiro para o Flor do Maracujá 2013 só através de emenda parlamentar”.
**********
E ainda indicou a quem os folcloristas devem recorrer, a deputada Epifânia Barbosa.
*********
Aliás, a deputada Epifânia estava presente na reunião. Agora é só elaborar o projeto e encaminhar ao gabinete da deputada e não cruzar os braços esperando a “banda passar”.
*********
Tem que marcar de perto. Como se diz no futebol: tem que ser marcação serrada!
*********
Pelo menos o governador avisou a turma com bastante antecedência. É só não ficar parado como ficaram os carnavalescos.
*********
A secretária da Secel Mara Alves retornou do Encontro dos Pontos de Cultura que aconteceu em Salvador, bastante animada.
*********
Durante o encontro ela viu que o Programa Pontos de Cultura é um dos melhores do governo federal em se falando de investimento cultural.
*********
Os contatos foram os melhores, inclusive com a cúpula do Ministério da Cultura. Com certeza a partir de agora os técnicos do MinC vão prestar mais atenção nas ações dos Pontos de Cultura Rondônia, graças à participação da Mara no encontro,
**********
E ela já chegou e foi recebendo em seu gabinete a visita do deputado estadual Cláudio Carvalho. Claudio Carvalho em nome dos times de futebol de Porto Velho que vão disputar o campeonato estadual, foi ver uma maneira dos times da capital disputarem suas partidas no estádio Aluízio Ferreira.
**********
Se o Aluizão não for liberado a capital ficará sem representante no campeonato estadual. É dilema pra secretária!
*********
Acontece que quem vai liberar ou não o estádio para as apresentações dos clubes de Porto Velho, não é a Secel é o Corpo de Bombeiros e outros órgãos de segurança. A secretária pode até dizer: Por mim tudo bem o problema...!
**********
Tá bom, vou pra reunião da Fesec e depois pra Fina Flor do Samba no Mercado Cultural
O IMAGINÁRIO
Nas trilhas de Rondon chega a Cuiabá
O grupo O Imaginário de Porto Velho (RO), com a caravana “Nas Trilhas de Rondon”, se apresenta hoje 1º de março, em Cuiabá capital do estado de Mato Grosso na praça Ipiranga as 20h00.
A Caravana iniciou suas atividades em Porto Velho no dia 13 de fevereiro e termina amanhã dia 2 de março na Chapa dos Guimarães (MT). Chicão Santos e Zaine Diniz coordenam a caravana que conta com dez integrantes, todos formados nas oficinas de teatro ministrada no Espaço Tapiri mantido pelo grupo e que há algum tempo, vem formando atores e atrizes em Porto Velho.
A caravana do O Imaginário já se apresentou nas seguintes cidades: Porto Velho, Candeias do Jamari, Itapuã D’Oeste, Arqiquemes, Jaru, Ouro Preto, Ji Paraná, Presidente Médice, Cacoal, Pimenta Bueno, Vilhena todas no estado de Rondônia e Comodoro, Pontes e Lacerda, Cárceres e Porto Esperidião em Mato Grosso e hoje é a vez de Cuiabá receber o grupo e seus espetáculos teatrais.
O ator e oficineiro Mahmoud Baydoun se preocupou em registrar tudo que acontece durante a caravana no que intitulou “Diário de Bordo”. Vejam o que ele escreveu sobre a passagem do grupo pela cidade de Pimenta Bueno: “Pessoas de diferentes idades participaram da oficina. Tinha meninas de 10 anos a adolescentes de 17 anos a senhoras de 50 anos. Adorei ver a Maria dos Reis e seu neto Ícaro fazendo a oficina juntos se expressando através da arte. Como sempre digo, plagiando Boal, a arte é um direito inalienável a todos nós de diferentes sexos, raças, idades, cores e ideologias”.
A Caravana retorna a Porto Velho no próximo domingo dia 3.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando