Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Direito de resposta - Reginaldo Trindade


Por Rafael Valentin Raduan Miguel, advogado do senhor Reginaldo Pereira da Trindade

Direito de resposta
 

A advocacia do senhor Reginaldo Pereira da Trindade, outrora mencionado pelo senhor Ivo Narciso Cassol, que subscreve a presente nota, registra os fatos abaixo descritos para ponderação e esclarecimentos à Imprensa e à Sociedade.

Em um regime democrático, o respeito às opiniões divergentes deve ser a premissa para o debate, todavia, ancorado sob os preceitos do respeito à dignidade e à honra dos envolvidos. Em homenagem às instituições republicanas e à verdade, não se pode deixar de apontar que o discurso proferido pelo Senador Ivo Narciso Cassol, no Congresso, no dia 26 de fevereiro de 2013, contra o Procurador da República Reginaldo Pereira da Trindade, não traz fatos novos. Ao contrário, todas as falsas acusações já foram superadas.

A mencionada “perseguição” por parte do Procurador da República não foi acolhida em incidentes de suspeição no âmbito do Tribunal Regional Eleitoral rondoniense (TRE/RO) e nem juntamente à Corregedoria do Ministério Público Federal.

As falsas acusações de envolvimento com exploração de diamantes e/ou de madeira, além de outras inferências, já foram esgotadas nas mais distintas instâncias administrativa-fiscalizatórias disponíveis ao cidadão: Conselho Nacional do Ministério Público, Conselho Superior do Ministério Público Federal e Corregedoria do mesmo órgão.

Portanto, as referências aos eventuais vídeos e demais “provas” já foram todas objeto de prévias apurações, também resultando, de modo unânime em seus órgãos colegiados, no não acolhimento das denúncias e representações contra o Procurador Reginaldo Pereira da Trindade.

Essas falsas acusações contra o Procurador já foram objeto de ações indenizatórias ajuizadas no âmbito cível contra o Senhor Ivo Narciso Cassol e contra os veículos de comunicação, medidas que entendemos cabíveis.

Algumas decisões já transitaram em julgado, reconhecendo a ilegalidade das alegações, a ausência de demonstração de veracidade e o dano à imagem e honra do Procurador Reginaldo Pereira da Trindade (por exemplo, processos de número 0244921-59.2009.8.22.0001, 0244904-23.2009.8.22.0001 e 0001891-21.2010.8.22.0001, todos no Poder Judiciário do Estado de Rondônia). Finalmente, as mesmas alegações resultaram no Inquérito 0003555 (de 13/11/2012) e o Procurador-Geral da República, Dr. Roberto Monteiro Gurgel Santos ofertou Denúncia, requerendo a instauração de ação penal pelo crime de Calúnia, no Supremo Tribunal Federal contra o mencionado Senador.

Os fatos citados no discurso de Ivo Narciso Cassol não são novos e todos já foram combatidos nas esferas administrativa e judicial, tendo sido as imputações declaradas improcedentes, inidôneas e inverídicas e, de tal modo, reconhecida a legalidade e a probidade da atuação do Procurador Reginaldo  Trindade.

Era o que tínhamos a aclarar.

Rafael Valentin Raduan Miguel (OAB/RO 4486) 

 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)