Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Projeto de lei amplia autonomia financeira da Câmara


O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, encaminhou na tarde desta quinta-feira (14), à Câmara Municipal, projeto de lei que autoriza a casa de leis fazer remanejamentos das verbas repassadas pelo Poder Executivo. Durante solenidade que ocorreu na Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (Sempla), o prefeito assinou o documento e entregou em mãos ao presidente da Câmara, Alan Queiroz.

Mauro Nazif explicou que a prefeitura está atendendo uma solicitação da Câmara. Disse, ainda, que o projeto foi elaborado em conjunto pelos técnicos dos dois poderes. “Trata-se de um projeto casado e inédito em Rondônia, que certamente servirá de modelo para os demais municípios”, acrescentou. Com a nova lei, na avaliação do prefeito (caso o projeto seja aprovado), a Câmara de Vereadores terá mais autonomia para gerir os recursos e atender às suas necessidades.

Alan Queiroz agradeceu ao prefeito e informou que de maneira alguma a nova lei, da forma como o projeto foi elaborado, irá interferir na competência do Executivo Municipal. “A Câmara precisa de autorização da prefeitura para fazer remanejamento de verbas, já que a casa de leis não tem receita própria, mas recebe os repasses do Município. Com a nova lei, a prefeitura passa essa responsabilidade para a Câmara”, comemorou o vereador.

O secretário adjunto de planejamento e gestão, José Rocha, informou que a prefeitura fez um esforço muito grande para atender a necessidade da Câmara Municipal. “Esse projeto é fruto de muitas pesquisas no campo jurídico e também de consultas junto ao Tribunal de Contas do Estado, de tal forma que atenda o Legislativo Municipal, mas dentro da legalidade”, frisou.

Alan Queiroz afirmou que tem pressa em aprovar o projeto, pois existem muitas demandas a atender. Ele declarou que vai encaminhá-lo imediatamente para análise da Comissão de Finanças da Câmara e submetê-lo a votação em plenário, se possível, já na próxima semana. “Este projeto representa um grande avanço e ao mesmo tempo harmonia e autonomia entre os Poderes Legislativo e Executivo em Porto Velho”, destacou.

Também participaram da solenidade, o procurador da Câmara Municipal, Marcelino Mariano e a coordenadora de finanças do Poder Legislativo, Socorro França. O grupo ainda conversou sobre os principais desafios a serem superados pela gestão de Mauro Nazif e pela mesa diretora da Câmara.

Fonte:  Augusto José

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)