Sexta-feira, 15 de março de 2013 - 05h05
Em que pese a falta de suporte financeiro por parte do governo do estado de Rondônia, ao desenvolvimento cultural em Rondônia, as entidades que compõem os segmentos culturais, em especial os que atuam na capital Porto Velho, ainda acreditam que tudo pode mudar. Tanto que a última quarta feira 13, foi marcada por reuniões que discutiram desde a aprovação do Regimento Interno do Conselho Municipal de Cultura, até a possível não realização do Arraial Flor do Maracujá 2013,
A primeira reunião foi comanda pela equipe da Funcultural de Porto Velho através da presidente Jória Lima e do Diretor da Divisão de Cultura Judilson Dias. “Devo esclarecer que estou aqui apenas como colaborador, já que até a presente data o prefeito não autorizou a publicação da Portaria me nomeando Diretor de Divisão de Cultura”, disse Judilson. Mesmo assim, a Funcultural conseguiu reunir na sala Mamoré do Centro de Formação (Teatro Banzeiros), praticamente todos os Conselheiros titulares e vices do Conselho Municipal de Cultura. Após várias considerações, deliberou-se que as alterações inseridas no Regimento Interno do Conselho serão discutidas na reunião marcada para acontecer no próximo dia 27, às 15h00. no mesmo local. “Lembramos que, apesar de ser uma reunião do Conselho de Cultura qualquer pessoa da sociedade civil pode participar e opinar” disse Jória Baptista.
A segunda reunião do dia, começou no mesmo local da primeira, e reuniu apenas os grupos de danças folclóricas filiados à Federon. Na pauta, o não cumprimento da ordem dada pelo governador do repasse no mês de março, de 50% do valor relativo as apresentações dos grupos de Quadrilhas e Bois Bumbás, no Arraial Flor do Maracujá do ano passado. “O secretário de Fazenda disse que só paga 100 Mil quando o acordado com o governador, foi 250 Mil”, disse o presidente da Federon Emanuel à deputada Epifânia Barbosa convidada a participar da reunião. Diante do exposto se disse surpresa e ficou de entrar em contato com o governador para saber o porque do não cumprimento da ordem pelo secretário de Fazenda.
Os presentes passaram então a discutir a realização do Flor do Maracujá de 2013 e ficaram sabendo, que não vai ser fácil convencer os deputados a colocarem emendas a favor do evento. “A maioria dos deputados têm emenda pendente em alguma secretaria do governo estadual, por isso, acho difícil eles concordarem em colocar mais uma, mesmo assim, vou tentar convencê-los de que o Flor do Maracujá é um evento da maior relevância para o estado de Rondônia” disse Epifânia.
A diretoria da Federon colocou para a Assembléia que se o governo estadual não assumir a coordenação da realização do Arraial a Federação assume e realiza. “Cada um de nós deve dedicar algumas horas na colaboração da montagem da festa. Vamos mostrar que temos força”, disse o presidente Emanuel finalizando a reunião e marcando outra para a próxima segunda feira dia 18, as 19h00 no Centro de Formação da Prefeitura de Porto Velho.
A pergunta é: O Arraial Flor do Maracujá 2013 vai ou não vai acontecer?
*********
Eis a questão!
*********
Na reunião que aconteceu quarta feira 13, na Sala Mamoré do Centro de Formação (Teatro Banzeiros), o que foi discutido diz respeito a quem vai patrocinar a festa, caso o governo estadual não concorde em patrocinar.
*********
Bom, da pauta também constava o repasse prometido pelo governo, das parcelas do convênio, relativo ao Flor do Maracujá do ano passado.
*********
Acontece que mesmo com o governador autorizando o repasse de 50% no mês de março e 50% no mês de abril. A secretaria de Fazendo do Estado de Rondônia, informou aos folcloristas, que só pode passar R$ 100 Mil quando o acordado com o governador é R$ 250 Mil por parcela.
*********
Quer dizer, a ordem do governador não quer dizer nada para a secretaria de Fazenda. Aí cabe mais uma pergunta, Quem é que manda? O governador ou o secretário?
**********
Das duas uma, ou o governador não tem conhecimento das finanças do estado ou o secretário manda mais que ele.
*********
Tem um detalhe, os grupos folclóricos através da Federon estão cobrando um valor que lhes pertence de fato e de direito uma vez que foi firmado convênio e o recurso foi inclusive empenhado o que quer dizer, que o governo assumiu a obrigação de pagar.
********
Presente a reunião, a deputada Epifânia Barbosa ficou surpresa ao saber da desobediência do secretário de Fazenda e se comprometeu a conversar com o governador, no sentido de saber qual a providencia a ser tomada a partir da falta de cumprimento da determinação.
*********
Como ontem dia 14, estava marcada para acontecer uma seção itinerante da Assembleia Legislativa em Guajará Mirim e o governador prometeu marcar presença, então a deputada Epifânia Barbosa disse aos folcloristas que iria conversar com ele para ver o que pode ser feito.
***********
A resposta ficou para ser repassada aos grupos de folclore na próxima segunda feira durante reunião da Federon.
**********
Aí entrou na pauta, a discussão sobre a realização do Flor do Maracujá 2013, que segundo o governador, em reunião acontecida no mês passado entre a direção da Federon e a deputada, disse que só iria falar sobre o Arraial deste ano, após resolver as pendencias financeiras do governo, isso lá pro mês de maio.
**********
Mesmo assim informou que só atenderia a reivindicação dos grupos folclóricos, através de emendas parlamentares, inclusive, disse Confúcio, “à deputada Epifânia pode atuar como madrinha de vocês”.
*********
Só que o recurso do Flor do Maracujá não se restringe apenas ao repasse aos grupos folclóricos. Na realidade, o montante dos grupos, é praticamente o menor em comparação ao que se paga para a transmissão do evento via canais de televisão, sonorização e iluminação!
*********
Como o estado, segundo o governador não tem recursos para bancar essa despesa, os grupos se propõem a realizar a festa, desde que o governo através da Secel, concorde e passe oficialmente a responsabilidade da realização do Arraial para Federon.
*********
Daí, podemos responder a pergunta feita no inicio desta coluna.
*********
O Flor do Maracujá vai acontecer sim, seja sob a coordenação do governo estadual
*********
Ou sob a responsabilidade da Federação de Grupos Folclóricos de Rondônia – Federon.
********
Mesmo assim, segunda feira que vem, vamos ficar sabendo se realmente o governo estadual vai ou não assumir a coordenação do 32º Arraial Flor do Maracujá!
***********
Aí se aplica o dito popular: “Se não quer fazer, pelo menos não atrapalha quem quer fazer”.
*********
Put’s grila! A cultura em Rondônia foi melada com titica de “Arara Baiana”.
********
Já a de Porto Velho tá indo mais ou menos. Quarta feira a tarde aconteceu reunião do Conselho Municipal de Cultura que lotou as dependências da sala Mamoré do Cento de Formação.
********
Foi uma reunião super eficiente que aconteceu sob a coordenação da presidente da Funcultural Jória Lima e do Diretor da Divisão de Cultura Judilson Dias.
*********
Aliás, logo após a reunião fomos informados que o Judilson Dias até aquela data não havia sido efetivado no cargo.
*********
O informante disse que a nomeação do Judilson não saiu porque o prefeito alega que ele não é do PSB legenda do prefeito.
*********
Aí fica difícil, esse negócio de só nomear para cargos técnicos pessoas filiadas ao Partido tem causado muitos transtornos, pois na maioria das vezes o ungido por distribuir ”santinhos” durante a campanha eleitorais não sabe nada sobre o cargo para o qual foi nomeado.
*********
Enquanto isso um técnico especializado em projetos culturais como o Judilson Dias não pode exercer a função porque não é cabo eleitoral do prefeito.
********
To dizendo que a nossa cultura tá melada de titica de “Arara Banana”!
PAPA
Escritor interpreta
profecia de Dom Bosco
O autor do livro “A Última Contagem Regressiva”, João Hélios Figueiredo analisou um sonho profético pouco conhecido de São João Bosco (Dom Bosco, 1815-1888) e chegou a uma surpreendente previsão que pode se cumprir em breve. No sonho, uma alegoria a respeito da profunda crise pela qual a Igreja passa atualmente, Dom Bosco via uma grande caravela simbolizando a Igreja Católica, cujo comandante era o papa e várias embarcações menores inimigas combatiam contra a embarcação religiosa na intensão de afundá-la.
Trava-se feroz batalha entre orações e blasfêmias, entre preces e maldições. Mas eis que o Papa, ferido mortalmente, cai no solo. Seus companheiros acorrem para levantá-lo. O Papa é ferido pela segunda vez, cai e morre. Um grito de vitória e de alegria ressoa na esquadra inimiga. Mas o contentamento não dura muito tempo, porque aquele Papa e substituído por outro. Reunidos, os pilotos tiveram tanta pressa em elegê-lo, que a notícia da morte do Papa chega ao mesmo tempo que a da eleição do sucessor.”
Segundo o escritor, o papa que é ferido e se levanta representa João Paulo II, vítima do grave atentado na Praça São Pedro em 13 de Maio de 1981. Porém, quando o papa é ferido pela segunda vez trata-se de Bento XVI, visto que João Paulo II não sofreu dois atentados. João Hélios chama a atenção para o fato de que o papa do sonho morre após receber o segundo tiro e sugere que Bento XVI corre o risco de sofrer um atentado em breve.
Um detalhe no sonho deixa subtendido que a renúncia do líder da Igreja foi prevista no sonho. Onde se lê “a notícia da morte do Papa chega ao mesmo tempo que a da eleição do sucessor” pode-se supor que o anúncio da eleição do novo papa será no mesmo dia do anúncio da morte de Bento XVI. Esta situação somente poderia acontecer se o papa renunciasse e o conclave tivesse início com o pontífice ainda vivo. Ainda que resignado ao trono de São Pedro, Joseph Ratzinger continua sendo papa; papa emérito. Outra possibilidade poderá acontecer dele vir a falecer durante ou alguns dias após o conclave para que a profecia se cumpra.
Mais informações podem ser obtidas no site do autor: www.Nemesis2017.com
Cópia da profecia de Dom Bosco:
http://www.nemesis2017.com/arquivos/scan-livro-dom-bosco.pdf
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando