Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Mundo - Internacional

Dilma quer conversar com o papa sobre combate à pobreza e à fome


Renata Giraldi
Agência Brasil/EBC

Vaticano – A presidenta Dilma Rousseff disse hoje (18) que pretende conversar com o papa Francisco sobre o combate à pobreza e à fome no mundo. O encontro de Dilma com o papa está previsto para amanhã (19), após a missa que marca o começo do pontificado de Francisco.

Para ela, o papa tem papel relevante nos esforços para melhorar a qualidade de vida no mundo. “Acho que [Francisco] é um papa preocupado com a questão dos pobres no mundo. O papa tem um papel especial, e eu acho que ele cumpre, vamos dizer assim, os princípios básicos que inspiraram o cristianismo e que inspiraram Cristo.”

Dilma encontrou-se hoje em Roma com o diretor-geral da Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), o brasileiro José Graziano. “[A FAO] é uma organização multilateral em que o Brasil tem todo interesse, e mais, uma identificação”, disse ela. que considera essencial discutir o combate à fome no mundo. “Eu acredito que tratar a questão da fome no mundo é algo fundamental, porque enseja, de fato, uma perspectiva de cooperação internacional baseada em princípios de paz, de humanitarismo.”

Dilma destacou que os esforços do Brasil no combate à fome e na melhora da qualidade de vida são eficientes. “O Brasil tem uma tecnologia social, assim como tem tecnologias que desenvolvem produtos, além de grande capacidade para elevar o nível de vida das pessoas.”

Ela ressaltou que o sistema brasileiro é baseado na garantia de renda mínima para as famílias, que não têm como sobreviver à “tragédia que é a fome”. O método brasileiro “elimina o uso político” na relação entre os que dependem de ajuda e os que se oferecem para prestar assistência, destacou.

Dilma explicou que, no caso do Brasil, é o Estado que garante o apoio ao cidadão. “[A renda fica sob responsabilidade das] mulheres, porque a mulher tem um papel essencial na família. A mulher é uma provedora para os filhos”, disse a presidenta.
 

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

Marcos Rocha faz discurso firme na COP29 e desafia o mundo a agir pela Amazônia: “Quem pagará para que a floresta fique em pé?”

O Governador de Rondônia, Marcos Rocha, protagonizou um dos momentos mais marcantes da COP29, realizada no Azerbaijão, ao unir palavras e imagens qu

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Biolab reforça foco em inovação em participação na CPhI, evento farmacêutico global

Ponto de encontro ideal para ações de relacionamento e prospecção de parcerias, além de atualização das tendências do mercado farmacêutico, a CPhI r

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

Presidente da FIERO recebe visita do embaixador da Áustria no Brasil

O presidente da Federação das Indústrias do Estado de Rondônia (FIERO), Marcelo Thomé, recebeu na última quarta-feira (22), a visita do embaixador da

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)