Domingo, 24 de março de 2013 - 08h17
Informamos aos nossos leitores que o Sergio Santos mais conhecido como Serginho ou Sergio Bico, faleceu na madrugada de ontem.
*********
Serginho há alguns meses estava internado num hospital de Campinas São Paulo convalescendo de grave doença que afetou seu fígado.
*********
Sexta feira passada, seu falecimento foi divulgado nas redes sociais, mas a família nos garantiu que ele ainda estava vivo apesar de estar respirando apenas graças aos aparelhos da UTI.
*********
Porém ontem pela manhã, chegou a noticia que realmente Serginho havia falecido.
*********
O corpo do Serginho desembarcou em Porto Velho na madrugada deste domingo (duas horas), e foi direto para a Galeria Afonso Ligório na Casa da Cultura Ivan Marrocos de onde sairá o féretro em horário ainda não divulgado pelos familiares.
********
Sergio Santos era músico contrabaixista e atuou em várias bandas de Porto Velho e Belo Horizonte cidade onde morou por algum tempo.
********
Apesar de músico o que ele gostava mesmo de fazer era produzir, tanto que montou um dos melhores estúdios de gravação da região Norte. O Estúdio Som da Terra.
*********
Produziu o LP Porta das Esperanças juntamente com outros músicos de Rondônia e depois do CD homônimo.
********
Foi vice diretor da Escola de Música Jorge Andrade onde coordenou a Banda Prisma considerada à época, como a melhor da região Norte.
*********
Ultimamente se dedicava as produções musicais em seu estúdio e na locação de aparelhagem de som para produção de ventos de médio e grande porte.
*********
O que o diferenciava dos demais proprietários de empresa de sonorização, era a dedicação e o respeito para com os músicos que utilizavam sua aparelhagem.
*********
Serginho não mandava seu técnico montar a aparelhagem, ele acompanhava in loco todo o processo de montagem, até a passagem do som.
*********
Tinha mais, dava seus pitacos na produção do espetáculo e era respeitado pela sua experiência no assunto.
********
Não é por que ele morreu não! Serginho já esta fazendo muita falta no mundo musical e artístico de Rondônia em especial no de Porto Velho.
*********
Lembrando apenas que antes de morrer Serginho pediu que seu velório fosse com muita festa.
**********
Então vamos para a Casa da Cultura Ivan Marrocos, participar da festa do velório do saudoso amigo Sergio Santos o Serginho Bico do Som da Terra!
*********
Cantemos as músicas compostas pelo seu irmão o também saudoso Laio!
**********
Começa hoje com a procissão dos Ramos que lembra a entrada de Jesus Cristo em Jerusalém a Semana Santa.
*********
Apesar dos tempos modernos, onde parte da juventude não se liga muito nas festividades religiosas e até os mais idosos também.
*********
É bom lembrar que a Semana Santa é um período de reflexão, quando devemos voltar nossos pensamentos para ações solidárias, sem rancor e principalmente sem violência.
*********
Não importa a congregação, foi Cristã, os fies devem procurar seus templos para dedicar alguns momentos à reflexão sobre o que fez, o que faz e o que deverá fazer em sua vida.
********
Antigamente, principalmente nas igrejas católicas, durante toda a Semana Santa se praticava todas as noites a Via Sacra, tanto que ao redor da Catedral Sagrado Coração de Jesus, a Via Sacra era reproduzida em pinturas em pilastras que ficavam em volta de todo o terreno da igreja. Desapareceram com as pinturas, mas a Via Sacra ainda é realizada, só que a freqüência é muito pouca em comparação com as de décadas passadas.
********
Quarta feira Santa tinha a Procissão do Encontro que na realidade consistia em duas procissões.
*********
Uma com a imagem de Nossa Senhora saía da capela do colégio Maria Auxiliadora.
*********
E a outra com a imagem de Nosso Senhor dos Passos, que saia da catedral.
*********
As duas se encontravam justamente nas proximidades da catedral, daí muitos conheceram o ato como “Procissão do Encontro”. A partir daí a procissão transformava-se em uma com as duas imagens que seguia rumo ao pátio da igreja matriz.
*********
Se a memória não me falha, era nessa procissão que a Verônica enxugava o rosto de cristo e mostrava seu rosto reproduzido no lenço, momento dos mais emocionantes da procissão.
**********
Bom, hoje é Domingo de Ramos e os católicos devem procurar as igrejas para participar da procissão triunfal e receber as palhas que na maioria das vezes são pregadas atrás das portas, só sendo trocadas no próximo Domingo de Ramos. É a tradição!
*********
Olá Silvio, saudações culturais! Justamente nesta sexta 22, temos agenda com o presidente da câmara e com deputados na ALE! Coincidência mesmo. Já não via a hora de me libertar um pouco dos compromissos administrativos urgentes pra tratar dos políticos. Aproveito para divulgar o domingo de ramos com grupo êxodo na EFMM a partir das16:30h. Um abraço! Jória Lima.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando