Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Nazif declara Situação de Emergência em Porto Velho


O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif declarou na quinta-feira, 04/04, Situação de Emergência no município. O decreto o nº 12.994 é devido à cheia gradual do Rio Madeira que afetou diversas famílias nos bairros Triângulo, Baixa da União, São Sebastião, Milagres e proximidades. De acordo com o coordenador municipal da Defesa Civil, Cel Pimentel, a Situação de Emergência é o Nazif declara Situação de Emergência em Porto Velho - Gente de Opiniãoreconhecimento pelo Poder Público de situação anormal causando danos superáveis pela comunidade afetada.

Ainda de acordo com ele, a defesa civil ratificou in loco o desastre, bem como o levantamento dos prejuízos econômicos e sociais, danos ambientais e materiais, que poderão ocorrer em consequência do sinistro. “Normalmente, as inundações graduais são cíclicas e nitidamente sazonais. Exemplo típico de periodicidade ocorre nas inundações anuais da bacia do rio Amazonas. Ao longo de quase uma centena de anos de observação e registro, caracterizou-se que, na cidade de Manaus, na imensa maioria dos anos, o pico das cheias ocorre em meados de junho. Já em Porto Velho o pico da cheia do rio Madeira ocorre no mês de abril”, disse Pimentel.

Pimentel explicou que de acordo com a Resolução nº 3 do Conselho Nacional de Defesa Civil – CONDEC, a intensidade deste desastre foi dimensionada como nível II – ou seja: desastre de média intensidade (porte). “ Um critério importante para este decreto de Emergência foi o fato de se tratar de zona urbana, com previsibilidade que a onda de cheia continue em elevação até a primeira quinzena de maio, tendo que no mês de Abril do corrente ano chegou na quinta-feira à marca de 16,55 Metros.

Ele citou ainda que estes alagamentos podem inclusive levar a surtos de Malária, Dengue, Leptospirose e Gastroenterite com desidratação. “Portanto o município que já estava em Estado de Alerta, agora empreende mais esforços para ajudar as comunidade atingidas”, enfatizou.

O prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif frizou que os esforços empreendidos pela Administração Pública visam minimizar os problemas surgidos às cheias dos rios e ainda a igarapés que cortam a cidade. A situação de anormalidade é válida apenas para as áreas do município, comprovadamente afetadas.
Com o decreto de Situação de Emergência confirma-se a mobilização do sistema Nacional de Defesa Civil, autorizando o desencadeamento do Plano Emergencial de Resposta aos Desastres e a convocação de voluntários para reforçar as ações de respostas aos desastres.

Ainda de acordo com ele e com o estabelecido nos incisos XI e XXV do artigo 5º da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, o decretro de Situação de Emergência autoriza autoridades administrativas e os agentes de defesa civil, diretamente responsáveis pelas as ações de resposta aos desastres, em caso de risco iminente, a adentrar nas casas, a qualquer hora do dia ou da noite, mesmo sem o consentimento do morador, para prestar socorro ou para determinar a pronta evacuação das mesmas; Usar da propriedade, inclusive particular, em circunstâncias que possam provocar danos ou prejuízos ou comprometer a segurança de pessoas, instalações, serviços e outros bens públicos ou particulares, assegurando-se ao proprietário indenização ulterior, caso o uso da propriedade provoque danos a mesma. O prazo de vigência do Decreto será de 90 (noventa) dias, podendo ser prorrogado por igual período.

Fonte: Meiry Santos
 

 

Gente de OpiniãoDomingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Domingo, 24 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)