Terça-feira, 9 de abril de 2013 - 22h07
“Conseguimos avançar muito nesses quase quatro meses de administração. Sabemos que isso é apenas o começo e ainda há muito o que se fazer, mas estamos imprimindo um ritmo de trabalho satisfatório e já conseguimos resolver muitos problemas da cidade”. Essa foi a avaliação do prefeito de Porto Velho, Mauro Nazif, ao ser questionado no programa Allamanda Revista, desta terça-feira, 09, sobre os 100 dias de sua gestão.
Nazif afirmou que ao ser eleito, tinha claro que uma das medidas emergenciais a ser tomada nos primeiros dias de governo seria as ações de combate às alagações, frequentes na cidade no período do inverno. Mas ao assumir percebeu que havia outras prioridades também. “Sabia que iria encontrar muito problema de alagação e nos preparamos para isso. Outra questão que também estávamos prevenidos e que também estava associada às alagações, era a ação de combate à dengue que precisava ser deflagrada imediatamente, pois havia o risco iminente de ocorrer um surto da doença, principalmente da hemorrágica, com grandes possibilidades de ocorrência de óbito. Mas conseguimos controlar a situação”, lembrou.
O que não havia sido previsto, até por ser início de governo, eram as invasões, conforme afirmou o prefeito. Para combater o problema, Mauro Nazif lembrou que foi montada uma política habitacional social para assistir as famílias de baixa renda que há anos perseguem o sonho da casa própria. Ele lembrou que, como agora, logo no início de sua administração, famílias de sem-teto acamparam em frente à prefeitura reclamando um lote de terra. “Fomos pegos de surpresa por essa ocupação da praça da prefeitura por essas famílias que haviam sido despejadas, mas encaramos o problema de frente e estamos buscando resolver todos eles. As famílias que se encaixam no perfil dos programas assistenciais estão sendo cadastradas pela prefeitura nos programas habitacionais”, disse.
Ainda na área habitacional, uma outra ação da prefeitura, deflagrada em parceria com o Governo do Estado e o Governo Federal, foi a que evitou o despejo de cerca de duas mil famílias do setor chacareiro, no local conhecido como área do militão. A suspensão da ação de reintegração de posse evitou uma tragédia, segundo declarações do prefeito. “Se fosse mantido o despejo, poderia acontecer ali uma chacina pior do que a que aconteceu em Corumbiara. Mas, felizmente, conseguimos evitar essa tragédia”, disse.
Outra ação positiva desses 100 dias de governo apontado pelo prefeito, foi a permanência da obra dos viadutos sob a responsabilidade da prefeitura, ação que envolveu a Câmara Municipal e a bancada parlamentar federal do estado. “Essa obra tem que ficar com o município para que seja entregue o mais rápido possível para evitar o que aconteceu com o viaduto de Pimenta Bueno, que demorou dez anos para ser entregue”, lembrou.
O prefeito adiantou que aguarda apenas o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), assinar o convênio com o município para que a obra seja novamente licitada. Enquanto o convênio não é renovado, a prefeitura está agilizando o processo que a licitação saia imediatamente a assinatura do convênio. A prefeitura também fará uma auditoria no convênio anterior para saber o que foi feito e pago e o que foi pago e não realizado.
A regularização fundiária do distrito de Nova Califórnia e da chamada figura A, em Porto Velho, foi outra conquista importante apontada pelo prefeito, assim como a aprovação do Plano de Mobilidade Urbana, que foi ampliado de R$ 10 milhões para R$ 90 milhões. Outra vitória, foi o aumento na arrecadação do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e a instalação da escola bilíngue para surdos, que será inaugurada na sexta-feira, 12.
Texto: Joel Elias
Em encontro realizado no dia 26 de novembro em Brasília/DF, o deputado federal Maurício Carvalho, o Presidente do Conselho Deliberativo Estadual do
Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do
O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç