Segunda-feira, 15 de abril de 2013 - 18h01
As expectativas
A ressurreição política de dois ex-senadores - Amir Lando (PMDB) e Fátima Cleide (PT) – depende de definições no Congresso Nacional. Para Amir Lando, voltar à cena precisa de definições do STF no processo de cassação do deputado federal Natan Donadon (PMDB). Já, Fátima Cleide, que vem de derrotas sucessivas ao Senado, governo e prefeitura, necessita voduzar Ivo Cassol, repleto de processos e já com a ficha suja, para que caia do poleiro.
O processo de ressurreição política não é nada fácil para quem já se desgastou com o eleitorado. Pensar que Lando já foi um dos ícones do PMDB e chegou a ser ministro.E a sindicalista Fátima Cleide, uma recordista de votos ao Senado, no auge de Lula e do PT. Ambos caíram muito – Lando abandonando as bases, Fátima rejeitada pelos evangélicos e traída por alguns petistas – e se deram mau nas urnas. A retomada não tem sido fácil, mesmo porque ambos não moram em Rondônia e assim as coisas ficam difíceis.
A impunidade
O debate em torno da chamada PEC 37, a chamada PEC da impunidade pega fogo a partir de hoje em todo país. Os políticos fichas sujas e mal intencionados se mobilizam para que a proposta não seja aprovada para escapar das investigações do Ministério Público e outras instituições.
A largada
O PSD deu sua largada para as eleições do ano que vem, inaugurando a sede do diretório estadual em Porto Velho e realizando encontro em Ouro Preto do Oeste no final de semana. Os dirigentes do comando nacional estiveram presentes, com o ex-prefeito de SP, Gilberto Kassab.
A aposta
Kassab prestigia o lançamento de candidatos nos estados onde o PSD acredita que tem boas chances de eleger governadores. Aqui a sigla tem dois pré-candidatos: Alex Testoni e Hermínio Coelho – mas um deles acabará sacrificado ao longo do processo de escolha.
Os Democratas
O DEM abriu os preparativos em torno do encontro estadual de Jaru, programado para o final deste mês. Além do programa de filiações lançado em Porto Velho, o partido liderado pelo ex-governador José Bianco vai tratar das nominatas a Assembléia Legislativa e Câmara dos Deputados.
A antecipação
O PPS, com treze deputados federais e o PMN com 3, estão abreviando a fusão e o assunto deve entrar em pauta durante a semana. Em Brasília, o PPS já aprovou a proposta de unificação dos dois partidos que poderá ganhar o nome de Mobilização Democrática.
Siglas de aluguel
Ainda sob desconfiança que seja mais uma legenda barriga de aluguel, o PPL-Partido da Pátria Livre esta iniciando suas atividades em Rondônia. O primeiro encontro não teve muitos filiados, mas a direção municipal acredita que conseguirá formar nominatas a ALE e Câmara Federal.
Cinta larga
A situação dos índios cinta larga entra em discussão hoje no Ministério Público Federal. A reunião foi convocada pelo procurador Reginaldo Trindade. Na oportunidade será apresentado relatório a respeito. O encontro visa à conscientização dos rondonienses e busca apoio a causa indígena.
Via Direta
***Os Nazifs se preparam na capital para dura batalha contra os buracos a partir desta semana *** Sobrinho já trata de anular sua punição no PT *** O PMDB pressiona Confúcio para definir logo a pré-candidatura para evitar dispersões na base aliada.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri