Sábado, 11 de maio de 2013 - 20h17
As novas regras
Os governadores acompanham com atenção em Brasília os desdobramentos das definições das novas regras de divisão do Fundo de Participação dos Estados-FPE, já que ninguém quer ser prejudicado nos critérios da partilha do bolo tributário. O Congresso Nacional tem até 23 de junho para concretizar as alterações, caso contrário os recursos orçamentários podem deixar de ser repassados para os governos estaduais.
Com o objetivo de acelerar o debate sobre o projeto de lei, que trata das alterações, a Câmara dos Deputados promete acelerar a matéria durante a próxima semana, já que o prazo está exíguo. Com isto, o projeto será levado diretamente á plenário para votação.
Espera-se que a bancada federal de Rondônia fique atenta as novas regras para que nosso estado nãos seja prejudicado – mais do que já é – no rateio de recursos da União. Nos últimos anos, para se ter uma idéia, foi muito baixo o índice de pagamento de recursos oriundos das emendas parlamentares para nosso estado. As queixas tem sido constantes de deputados e senadores.
Pacto da reeleição
Nos círculos políticos se comentou muito o encontro dos caciques Valdir Raupp (PMDB), Expedito Junior (PSDB) e José Bianco (DEM) no decorrer da semana. O que se vê, é a construção de um pacto pela reeleição de Confúcio, baseado numa aliança suprapartidária para enfrentar a oposição e definir tudo em 1º turno.
Atrair o PSD
Os magos palacianos também tem conversado com o cardeal do PSD Moreira Mendes. Moreirão tem sido um aliado do governador Confúcio Moura nos últimos anos. O enguiço para uma acerto é que o partido tem dois pré-candidatos ao governo, o prefeito de Ouro Preto do Oeste, Alex Testoni e o atual presidente da ALE Hermínio Coelho.
Escritório
O senador Acir Gurgacz que cumpriu agenda no final de semana em Porto Velho, Ji-Paraná e Jaru, passará de despachar na sede do Diretório estadual do PDT, no bairro São João Bosco, a partir da próxima semana. Lá, já estão instalados os departamentos Feminino, jovem e o movimento negro.
A inspeção
Em comum acordo, os senadores Valdir Raupp, Acir Gurgacz e Ivo Cassol inspecionam amanhã, segunda-feira as condições de trafegabilidade da Rodovia 364, cobrando a imediata recuperação da estrada que é considerada a grande espinha dorsal do estado, cortando Rondônia de ponta a ponta.
Briga petista
Na briga entre os petistas de Rondônia, até agora o grupo da ex-senadora Fátima Cleide não conseguiu impor a expulsão do desafeto Roberto Sobrinho. Ocorre que o ex-prefeito tem forte influencia em vereadores da capital e sobre dois deputados estaduais, além de contar com apoio de alguns prefeitos do interior.
Jogo catimbado
A grande verdade é que Sobrinho tem catimbado bem a sua “punição” – um afastamento de araque – e conta para ser perdoado de suas bandalheiras no Paço Municipal, com o apoio do comando da legenda – leia-se da presidente Sônia Cordeiro e do vice Claudio Carvalho - do diretório estadual do partido. Vai daí...
Obras inacabadas
As obras inacabadas na capital, que tanto desgastaram a gestão anterior começam a afetar agora o prefeito Mauro Nazif, que não tem nada a ver com o peixe. A população começa a mostrar impaciência com tantos buracos, com os viadutos inacabados e com as redes de água e esgoto que não deslancham.
Via Direta
*** O ex-deputado federal Nobel Moura estuda entrar na disputa por uma cadeira à Câmara dos Deputados no ano que vem *** O PPA, o Plano Plurianual de Investimentos para 2014 já chegou a Assembléia Legislativa *** Segunda começa com a greve dos servidores do Judiciário.
Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política
Dividir causa desgraçasA Amazônia é ou não é “patrimônio da humanidade”? Essa expressão, inocente na aparência, traz confusões, armadilhas e perigo
O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos
Vender barato ou fazer renderCom as radicalizações verificadas em todo o mundo, processo em que a corrente no poder se julga no direito de aniquila
Os políticos rondonienses adoram eleger parentes
De pinguins a mutunsUma das mais famosas afirmações do dramaturgo William Shakespeare – “Da loucura dos grandes não se pode descuidar” – foi mais u
Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná
Abacaxis ou soluçõesUm antigo e divertido filme do cineasta Seth MacFarlane ensinava “Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola”. Claro que um milh