Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Polícia

Natan Donadon pode ser preso e aguardar na cadeia a decisão da Câmara sobre a perda de seu mandato


Iolando Lourenço
Agência Brasil

Brasília – A Câmara dos Deputados já encaminhou à Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), para instrução, o processo que decreta a perda de mandato do deputado Natan Donadon (PMDB-RO. Donadon foi condenado a 13 anos, 4 meses e 10 dias de prisão por desvio de recursos da Assembleia Legislativa de Rondônia. O relator do processo na CCJ é o deputado Sergio Zveiter (PSD-RJ). Agora cabe à comissão notificar o parlamentar do processo e abrir prazo de cinco sessões ordinárias para que ele apresente sua defesa.

O presidente da CCJ, Décio Lima (PT-SC), disse que Natan deve ser notificado ainda hoje (26) sobre a abertura do processo. A notificação tem de ser pessoal e assinada pelo próprio deputado. Só então, começa a contar o prazo de cinco sessões para apresentação da defesa.

Embora o relator Sergio Zveiter não tenha prazo definido para apresentar seu parecer, o presidente da CCJ disse que pretende colocar o processo em votação o mais rapidamente possível. “Já combinei com o relator para que, assim que encerrar o prazo de cinco sessões para a defesa, ele apresente seu parecer para ser votado”, informou Lima.

Caso o parecer do relator seja pela perda do mandato e a CCJ o aprove, ele será, então, encaminhado à presidência da Câmara para ser levado à votação no plenário da Casa. Para que Donadon perca o mandato, serão necessários no mínimo 257 votos favoráveis à cassação.

No inicio desta noite, a ministra Carmem Lúcia, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou ao presidente da Câmara, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), cópia integral do acórdão condenatório, bem como as certidões de julgamento referentes à sessão plenária de hoje, na qual a Corte reconheceu "o imediato trânsito em julgado da decisão condenatória independentemente da publicação do acórdão” e “determinou o lançamento do nome do réu, Natan Donadon, no rol dos culpados".

No documento, a ministra Carmem Lúcia também comunica a expedição imediata do competente mandado de prisão, bem como da guia de execução penal para ser cumprida pela Vara de Execução Penal da Circunscrição Judiciária de Brasília-DF.

Na opinião de muitos líderes partidários, mesmo no exercício do mandato, Natan Donadon pode ser preso e aguardar na cadeia a decisão da Câmara sobre a perda de seu mandato.
 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Polícia Militar apreende motos, armas, bloqueador de sinais e celulares roubados

Durante a Operação Maximus, em patrulhamento na Estrada do Belmont com Lauro Sodré, policiais militares do 9º Batalhão receberam denúncia anônima in

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

PF desarticula esquema de tráfico interestadual de drogas envolvendo policiais em RO e na BA

A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira, (7/11), a Operação Puritas, para desarticular grupo criminoso responsável por esquema de tráfico int

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

Nota de Esclarecimento da Polícia Civil de Rondônia

A Polícia Civil do Estado de Rondônia vem a público esclarecer que, conforme sua missão institucional e compromisso com a imparcialidade, não apoia,

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)