Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Francisco Matias

PORTO VELHO E O 4 DE JULHO – OS FATOS


 PORTO VELHO E O 4 DE JULHO – OS FATOS - Gente de Opinião
Foto tirada no início do povoamento de Porto Velho
of the Madeira River, nas comemorações do independence Day

1.A povoação Porto Velho of the Madeira River, fundada no dia 4 de julho de 1907, em comemoração ao Independence Day, começou a crescer e a se organizar sob os efeitos da estação inicial Madeira, com a atração sistemática de trabalhadores importados para as obras da ferrovia Madeira-Mamoré. Convém lembrar que o sistema Madeira-Mamoré, além da ferrovia, incluía as estações ferroviárias, responsáveis pelo adensamento populacional urbano deste lado sul da Amazônia, rodovias e hidrovias. Por tudo isso, a povoação norte-americana em pleno coração da Amazônia foi surpreendida por novos povoadores interessados em comercializar com os funcionários do sistema madeiro-mamoreano. A partir de 1908, com a expedição da ordem de serviço, ou licença de construção, a região passou a receber levas de imigrantes, brasileiros e estrangeiros que montavam barracas à jusante da vila ferroviária, contrariando o projeto do consórcio construtor e, sobretudo, da empresa de Percival Farqhuar.

2.De repente, uma nova povoação começou a surgir, com um nome sugestivamente nacional: PORTO VELHO DE SANTO ANTONIO. Confrontavam-se duas frentes de povoamento divergentes e, paradoxalmente, vinculadas, cujos limites fixavam-se na atual avenida Presidente Dutra, no cento antigo de Porto Velho. Ali foi instalado um tipo de cerca, construída em arame, uma espécie de alambrado que impedia o contato direto entre as duas PORTO VELHO, por assim dizer. O lado norte-americano, organizado e com moderno aparelhamento urbano, não podia ter contato com o lado brasileiro, que pouco a pouco absorvia uma parte da população da Vila de Santo Antonio. A linha que dividia as duas povoações seria denominada Avenida Divisória, como já se viu, atual Avenida Presidente Dutra.

3.Mas, e o 4 de julho de 1907? Pois é. Após a inauguração da estação inicial Madeira, em 1910, Percival Farqhuar encomendou um mapa para traçar as primeiras ruas e avenidas do que ele imaginava seria uma cidade, que daria a estrutura necessária para a continuidade da ferrovia. Este mapa, elaborado em inglês, foi entregue à Madeira-Mamoré no dia 10 de julho de 1912, com o titulo Eletric Light-Towers and Poles, e encontra-se à disposição no Centro de Documentação Histórica de Rondônia, na SECEL, no chamado “Prédio do Relógio”. Nele constam as primeiras ruas e avenidas da povoação de Porto Velho: Avenida Mato Grosso, Avenida Pires da Veiga, Avenida 28 de Setembro, Avenida Índio do Brasil, Avenida Church, Avenida 7 de Setembro, Avenida Englesing, Avenida Collins, Boulevard Farqhuar e.... AVENIDA 4 DE JULHO.

4. Como se pode observar, são artérias urbanas cujos nomes prestamhomenagem a personagens brasileiras, norte-americanas, ao dono da empresa The Madeira-Mamoré, a datas importantes - dentre as quais o 4 DE JULHO –Esta data, comemorada no lado americano de Porto Velho, foi realçada  com o lançamento do primeiro jornal da região, com o título The Porto Velho Times. A primeira edição circulou no dia 4 de julho de 1909, totalmente em inglês, para informar aos técnicos e operários da Madeira-Mamoré, cuja maioria tinha era formada por ingleses e norte-americanos.

5.Mas, o 4 de julho seria ainda destacado em alguns eventos que comemoravam o surgimento de Porto Velho. Em 1926, a fábrica de cigarros Therezita, de Belém do Pará, promoveu um torneio de futebol na inauguração do Estádio Paulo Saldanha, na cidade de Porto Velho, pertencente ao Yipiranga Sport Club. A final do torneio deu-se no dia 4 de julho de 1926, para homenagear a cidade de Porto Velho. A partida foi entre os times do Noroeste Sport Club e do Brazil (com Z) Sport Club. Na mesma data, a Loja Maçônica União e Perseverança realizou o baile de posse da nova diretoria, no Club Internacional, em homenagem ao surgimento da povoação (agora cidade) de Porto Velho.

6.Às vésperas de completar cem anos, o município originado das povoações Porto Velho of the Madeira River, inaugurada no dia 4 de julho de 1907, e  Porto Velho de Santo Antonio, que começou a se formar no início de 1908, torna-se necessário estabelecer data de fundação e fundador. A data, 4 de julho de 1907. O fundador, Percival Farqhuar. Fica o registro.

Historiador e analista político*

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

 O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL.  O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

O JANTAR DO CONDOR. O ALMOÇO DA ABRIL. O HOSPITAL DO AMOR - Por Francisco Matias

 Governador Confúcio Aires Moura, do estado de Rondônia   1.Novembro passou e dezembro entrou. O ano caminha para o seu final. Mas existe o risco de n

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

PORTO VELHO 103 ANOS - Por Francisco Matias

1.Hoje, dia 2 de outubro de 2017 completam-se 103 anos da criação do município de Porto Velho. Na manhã daquele 2 de outubro de 1914, no Palácio Rio N

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA - PARTE II

  1. Continuando com a série o Alto Madeira e a história, relatando a saga deste centenário em fase de adormecimento, este escriba lança novas matéria

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

O JORNAL ALTO MADEIRA E A HISTÓRIA- PARTE I

    1. A propósito do anúncio publicado nas redes sociais dando conta de que o jornal ALTO MADEIRA vai encerrar suas atividades no final deste mês de

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)