Quarta-feira, 17 de julho de 2013 - 18h10
Os bodes expiatórios
Com a crise provocada pela Operação Apocalipse nos meios políticos já se buscam bodes expiatórios em nome da governabilidade, na Assembléia Legislativa, no governo de Rondônia e na Câmara Municipal de Porto Velho. Que ninguém espere punições em massa, mas alguém vai pagar o pato – ao meio de alguns figurões, alguns deputados e vereadores, aqueles menos articulados.
Assim, os vereadores, os deputados e os governistas do Palácio Presidente Vargas se sentirão puros e castos até a próxima operação policial, já que as bandalheiras estão cada vez mais freqüentes. Como a Assembléia Legislativa e a Câmara de Vereadores estão em tempos de recesso, os trabalhos das comissões processantes foram chutados para agosto.
Eu não imagino o governador Confúcio Moura ou o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho penalizados, por vários motivos. O primeiro é que, de fato, não estão envolvidos com o tráfico de drogas; segundo porque os dois têm o poder nas mãos e são bem articulados; e por último, nesta altura do campeonato deixarão a briga no estilo dos macacos guaribas (como bem exemplifica o confronto entre ambos o jornalista Rubens Coutinho) para ver o que é possível salvar dos estragos já feitos nas suas carreiras.
Ano perdido
O primeiro ano de administração do prefeito Mauro Nazif (PSB) esta praticamente perdido. A prefeitura não dispõe de maquinário para deslanchar o setor de obras e ainda vai licitar. A burocracia emperra as coisas e até o aluguel ou aquisição das máquinas já estaremos em pleno inverno. E existe dificuldades até para adquirir cascalho.
Em ação
No programa “Na Mira do 38”, da TV Capital, apresentado pelo jornalista Nilton “Monstrão” Salinas, o deputado Lebrão (PTN) corregedor da ALE informou que logo que receba a documentação da justiça, a Casa de Leis vai acionar sua comissão processante para dar uma resposta à sociedade quanto a Operação Apocalipse.
A inocência
Lebrão lamentou a situação e garantiu que fará seu papel, doa a quem doer. Pessoalmente ele acredita na inocência do presidente afastado Hermínio Coelho, que poderá ser provada ou não durante as investigações. Lembrou o passado simples de Hermínio – um retirante nordestino- e o dele mesmo que já foi catador de papelão nas ruas, antes de virar empresário madeireiro.
Volta ameaçadora
Afastado quinze dias do cargo, o presidente da Assembléia Legislativa Hermínio Coelho (PSD) volta ao cargo nesta quinta-feira, caso a justiça não prorrogue o prazo por mais quinze dias. Voltando as funções, a expectativa é que o quadro de tensão aumente entre o Executivo e o Legislativo já que Hermínio pretende pedir comissão processante e impeachment do governador. |
Em alta
O secretário de segurança pública Marcelo Bessa esta em alta. Depois de desvendar o envolvimento de políticos e empresários no crime organizado, a Policia elucidou um dos crimes considerados insolúveis, que era o estupro e assassinato da jovem Naiara. Bessa, que tanto incomoda os criminosos, tem demonstrado eficiência na pasta. Conter a alta criminalidade na capital, agora, é seu próximo desafio.
Bons tempos
Entre as legislaturas que fomentaram tantos escândalos na Assembléia Legislativa, os deputados mais antigos lembram que houve um hiato entre a gestão Carlão de Oliveira e Valter Araujo. Tanto nos primórdios da ALE com Bianco e Amizael, como mais recentemente nos idos de Neodi Carlos, a casa de Leis vivenciou tempos menos turbulentos.
Reforma política
Sem recesso, a Câmara dos Deputados começou a trabalhar numa proposta de reforma política. O grupo tem 14 deputados – nenhum representante de Rondônia – e os partidos se mostram divididos com relação às propostas apresentas até agora. O mais provável é que a coisa seja chutada para mais longe, sem valer para a eleição do ano que vem.
Via Direta
*** Novamente parada, a Rua da Beira agora é motivo de vexame para o governo estadual que assumiu tudo pomposamente *** Para continuar a coisa, a gestão Cooperação depende de projeto do Dnitt e já foi pedir penico para a Prefeitura *** Envolvido na Operação Apocalipse Alexandre Brito, o loquaz, continua sumido...
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri