Quinta-feira, 17 de outubro de 2013 - 19h39
Refazendo as contas
Nas contas da oposição, o candidato que galgar o segundo turno nas eleições do ano que vem com o governador Confúcio Moura (PMDB) – todos o querem como adversário na etapa seguinte – ganha a parada. Não teria duvidas em dizer até seis meses atrás, que todos estavam com carradas de razão, principalmente levando-se em conta a baita rejeição imposta pela capital à gestão Cooperação, onde temos quase 300 mil eleitores, quase um terço do eleitorado rondoniense.
Sem o favorito, o senador Ivo Cassol (PP), no entanto, temos um panorama que começa a se alterar, a partir de Porto Velho, onde uma série de ações em andamento começa a fazer a diferença. Confúcio joga bruto no maior eleitorado do estado, e ao mesmo tempo desfaz o clima de falência de Rondônia, recitado como um mantra pelo presidente da ALE Hermínio Coelho, sempre dizendo que Rondônia esta a beira de um caos, etc, etc.
O PIB rondoniense cresce a razão de 5 por cento ao ano – o dobro da média nacional – e a capital esta recebendo entre outras obras: 1- Cerca de 150 quilômetros de asfalto,
atingindo 420 ruas 2 – Até fevereiro será inaugurado o novo sistema de abastecimento de água, beneficiando as regiões mais populosas 3 – Entrega de casas populares e regularização fundiária, etc. .
Melhorando as coisas na capital, é meio caminho andado para Confúcio aspirar um segundo mandato.
Abrir o bico?
A Comissão Processante da ALE-RO, que investiga os parlamentares envolvidos na Operação Apocalipse, avança e todos os deputados já foram citados para as suas respectivas defesas. No próximo dia 22, o presidente do organismo, deputado Lebrão (PTN-São Francisco) anunciou uma sessão extraordinária para antecipar aos prazos. Quanto às punições já não se espera nem da parlamentar Ana da Oito, pois ela ameaça abrir o bico...
O vulcão
Novas explosões estão ocorrendo no vulcão político rondoniense, incendiando os bastidores em Rondônia. A articulação do ex-foragido Valter Araujo trabalha em várias frentes para que ele seja colocado em liberdade e volte a Assembléia Legislativa. Até a carta bomba do traficante Fernando da Gata é considerada parte deste jogo de pressão - e de estratégia.
A mudança
Em visita ao Diário, o diretor do DECOM, Osmar Silva deu a boa noticia: a repartição vai se mudar para o Centro Administrativo Rio Madeira nas próximas semanas, ocupando o 6º andar. As salas já estão devidamente mobiliadas e jornalistas e fotógrafos já estão na contagem regressiva.
Novos partidos
Como um polvo cheio de tentáculos, o ex-senador Expedito Junior, presidente estadual do PSDB se adonou de pelo menos três novos partidos em Rondônia, ampliando sua aliança para 2014. O tucano já começou a correr o estado garantindo que esta limpo para a disputa, mas por enquanto depende de resolver pendências na justiça eleitoral para se garantir.
Pé na estrada
Animado com as adesões, o pré-candidato ao governo, deputado estadual Neodi Carlos (PSDC) já esta correndo trecho em busca de alianças. Sua principal base de apoio vem do senador Ivo Cassol, que controla pelo menos três legendas importantes que são o PP, o PPS e o PR. Além disto, o agrupamento é fortalecido com o Partido Verde e o PTN.
A esperança
Com a aprovação no Senado da PEC da criação, desmembramento e incorporação de novos municípios, quase 200 serão beneficiados no país. Em Rondônia, com as regras definidas, finalmente Extrema e Tarilândia poderão conquistar a autonomia. As localidades lutam desde a década de 80 pela independência, respectivamente de Porto Velho e Jaru.
Via Direta
*** Cresce geometricamente a demanda carcerária. Em Rondônia já enfrentamos o problema de superpopulação de presos *** Aumenta também o numero de bebês em creches nos presídios femininos *** Trocando de saco para mala: boatos sobre a extinção de assessorias de imprensa nas secretarias do governo gerou uma baita gritaria ontem na capital. O Decom negou tudo.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri