Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver


Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver - Gente de Opinião

Frase do dia:

“Pizzolato é um craque. Não vai falar. Melhor cuidarem bem de dona Andrea. A solidão faz sofrer e solta os freios...".Maria Helena R. R. de Sousa


 


 

Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver - Gente de Opinião

1-Violência gratuita

Gente de Opinião

Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver. Com a morte do cinegrafista da Band, Santiago Ilídio Andrade, atingido por um rojão, eles saíram do status de engajados nas causas sociais que tentavam passar sociedade para mostrar a verdadeira cara. A cara da violência gratuita e da irresponsabilidade. Mas se por um lado o estigma lhes é desfavorável, para a sociedade surge o perigo com os órgãos de repressão obtendo a desculpa ou talvez o aval, para dissuadir manifestações não violentas de forma mais dura sem o controle dos órgãos de fiscalização e/ou da imprensa.

Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver - Gente de Opinião

2-Confúcio, o matreiro

O apressado come cru, diz o dito que deve ser conhecido do governador Confúcio Moura, que parece vai seguindo-o ao pé da letra. Confúcio, na solitária e silenciosa situação de espera, dorme na mira da  espingarda e espera o momento para o tiro. O que é uma reeleição senão a chance de reconquistar o cargo que já é seu e onde está instalado faz um tempo? Para analistas, observadores e pitaqueiros a verdade pode ser diversa da que o povo vê ou da mostrada na pesquisa e Confúcio quieto. Na espera. 

Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver - Gente de Opinião3-Senado não é novidade

Há poucos dias conversei com um candidato  a candidato ao governo de Rondônia e falamos sobre a possibilidade de uma composição política, caso Confúcio se decidisse a disputar a vaga do Senado em lugar de Acir Gurcasz. A idéia não é uma novidade e já vem sendo levantada há alguns meses, desde que as pesquisas mostraram um descrédito do governador junto ao eleitorado. Ocorre que pesquisas são como biquínis. Revelam muito mas escondem o principal. E o principal é que Confúcio além de não abrir mão de comandar a própria sucessão tem a máquina na mão e tocada a pleno vapor.

Gente de Opinião4-Por falar em pesquisa...

Não serão a lei ou técnica mais apurada que produzirão a pesquisa confiável. As respostas obtidas de indagações e observações são catalogadas e dispostas para deleite de cada analista e variados cortes podem ser feitos, de forma a permitir diversas interpretações. Certa vez um político, afastado da vida pública me disse que qualquer candidato tem a certeza da vitória, ainda que a pesquisa lhe mostre o contrário, desde que haja tempo para garimpar mais votos. A eleição é como garimpo ou pescaria.  

Gente de Opinião5-Mais um pouco do mesmo tema

Fanático por pesquisas, o senador Raupp tem sempre uma na mão e sobre vários assuntos. Político 24 horas por dia, Raupp sabe o que falar, quando falar e principalmente quando deve calar, ocultar ou tergiversar. Do que ouvi nos últimos dias ficou patente que nem mesmo eventuais divergências ou alterações de discursos, tanto o senador quanto o governador são homens do partido e acostumados com os humores dos gatos brigões do PMDB velho de guerra de Rondônia. Além da eleição de agora, outras virão. O cacique conhece seus índios, seu pajé e sua tribo. O resto é lenha verde queimando.    

Gente de Opinião6-Estratégia I

Se a eleição fosse hoje, o segundo turno estaria garantido caso Expedito Jr. participasse do pleito e é justo aqui que começam os "ora vamos ver como é que fica". De cada dez advogados consultados, nove dizem que Expedito Jr. não terá problemas para registrar sua candidatura, disputar a eleição e no caso de vitória, tomar posse. Ou seja, suas chances de não conseguir são mínimas. Ocorre porém que seu caso ainda precisa ser julgado e convenhamos: cada juiz tem uma sentença em sua cabeça.
 

Gente de Opinião7-Estratégia II

Mais que qualquer um de nós, Expedito Jr. sabe a quantas anda o seu caso, quais as possibilidades de êxito e pelo que diz nas suas andanças é quase certo que seja liberado para registrar sua candidatura e entrar na refrega. De tudo o que ouvi até agora de vários advogados, é também a minha opinião e aí está sua estratégia. Manter-se vivo desde agora e cacifando-se para polarizar com Confúcio como o candidato de oposição ao governo. Vale lembrar que Expedito Jr. terá outra tarefa, por ora nada fácil,  que é construir o palanque para Aécio Neves. Como se vê, a vida não está tranqüila para ninguém.
 

Gente de Opinião8-E para Senado?

Enquanto se discutem candidaturas para o governo de Rondônia, senador Acir Gurcasz passa ao largo sem receber até agora ameaça ao seu projeto. Ocorre que este ano haverá eleição para um senador e a cadeira é exatamente a do Acir Gurcasz, do PDT, partido que deu o vice-governador Airton, seu tio, a Confúcio Moura. Alinhados em princípio, na hora da onça beber água a  pesquisa pode revelar um dado ainda desconhecido: a  intenção de voto para o atual senador. Para o PMDB é galho fraco mas, e se pintar um candidato de oposição que possa tirar votos da proposta do PMDB como fica o Acir?  


 

9-Bananosa cubana

“Toda a instrução do inquérito leva a uma conclusão de que há um desvirtuamento do que é uma autêntica relação de trabalho. Portanto, há descumprimento dos direitos de índole trabalhista previstos na Constituição. (...) O texto do projeto [lei do Mais Médicos] diz que não há remuneração, mas um auxílio por meio de bolsa. Todo ele [o programa] é estruturado no sentido de afastar a relação de emprego, mas, na prática, essa relação de emprego existe". Quem disse tudo isso aí foi o procurador do MP do Trabalho Sebastião Caixeta após audiência com a médica cubana Ramona Rodriguez do Mais Médicos. O rolo está no começo. Imagine se um cubano desse morre num assalto?


Os black-blocs conseguiram o primeiro e definitivo feito: um cadáver - Gente de Opinião

10-Pois é...só

Será que a ministra Maria do Rosário vai ser a favor do black bloc que matou o cinegrafista da Band?

leoladeia@hotmail.com

       

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)