Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Henrique

Ficha suja: Políticos fazem contas para saber quem fica


Ficha suja: Políticos fazem contas para saber quem fica - Gente de Opinião
 
A já complicada contabilidade eleitoral dos partidos políticos rondonienses está sendo forçada a incorporar uma importante variável em seu planejamento. A precariedade das informações não permite estabelecer com alguma segurança quem poderá ser candidato e quem será barrado no baile pela ficha suja.
 
Sem contar deputados estaduais e vereadores obrigados a antecipar aposentadorias e tentar legar eventuais patrimônios eleitorais para familiares, dois expoentes do cenário político local dividem opiniões das torcidas. Expedito Júnior e Rubens Moreira Mendes polarizam apostas e estimativas inclusive de juristas. Mas certeza mesmo não existe.
 
O caso mais instigante é o do ex-senador Expedito Júnior que, segundo o que estabelece a legislação, poderá ser eleito para qualquer cargo que pretenda disputar. Mas não poderá ser candidato. Explica-se: sua ficha torna-se limpa dias antes das eleições, o que lhe poderá assegurar o direito de eleger-se. Mas para candidatar-se ele será obrigado a obter o registro junto ao TRE, o que não será permitido, pois continua cumprindo a pena de suspensão dos direitos políticos.
 
Advogados de sua torcida organizada são de opinião que Expedito leva vantagem em relação a Moreira Mendes, cujo caso ainda depende de julgamento em Brasília. Ou seja: Moreira Mendes está entrando, enquanto Júnior encontra-se na reta de chegada. Só acontece que Expedito Júnior somente poderá concorrer caso consiga obter uma liminar que o autorize. Mas qualquer liminar seria frontalmente contrária ao que diz a legislação. Durma-se.
 
Existe ainda outro complicador: enquanto Moreira Mendes integra a base parlamentar do governo, Expedito Júnior é do PSDB de Aécio Neves. Pode não ser nada, mas, a considerar as recentes manifestações do Judiciário sobre a questão, pode ser tudo.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

A verdade não rende dividendos. Nem votos

A verdade não rende dividendos. Nem votos

Embora hilário e muito adequado às características conhecidas dos personagens desse diálogo, não consta que de fato ele tenha ocorrido. Nancy Astor,

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Victória Grutzmacher conquista faixa preta no judô em Ji-Paraná

Aluna da Judô Universo conquista faixa preta aos 21 anos, nos exames realizados sábado, em Ji-Paraná. Com aparência franzina, Victória Grutzmacher

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Nova 364 antecipa obras do Arco Norte

Artigo que publiquei em 28 de fevereiro no Blog do CHA apontava providencial alternativa capaz de conquistar a opinião pública para o projeto de co

Família Bolsonaro “dusted the thread”   para Trump entender

Família Bolsonaro “dusted the thread” para Trump entender

“O tempo é senhor da razão, mas inimigo dos sonhos” – diz a sabedoria ancestral. Foi o que levou Bolsonaro à prisão domiciliar. Em um ato desespera

Gente de Opinião Segunda-feira, 22 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)