Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

TRE continuará funcionando no CPA


Gente de Opinião

Presidente do TRE, desembargador Moreira Chagas durante a explanação
 

A Justiça Eleitoral de Rondônia deverá mesmo continuar funcionando em instalações improvisadas requeridas ao Governo do Estado no Centro Político Administrativo (CPA). Com a expectativa de ver o prédio ser atingido pela enchente, no início de fevereiro desse ano, a administração do Tribunal Regional Eleitoral adotou medidas para evitar maiores prejuízos e, naquele momento, as instalações que mais se adequavam às necessidades do Tribunal era o espaço disponibilizado pelo Governo do Estado.

Ao se reunir na manhã desta quarta-feira, 28, com autoridades, Imprensa e representantes de partidos políticos, o presidente do Tribunal Regional Eleitoral, desembargador Moreira Chagas, fez uma explanação da situação e expôs os cenários com os quais a Justiça Eleitoral trabalha para superar as dificuldades advindas com o deslocamento das instalações do TRE. “temos problemas, claro, mas o processo eleitoral está garantido, sem maiores prejuízos”, disse o desembargador para tranqüilizar a sociedade.

A reunião do presidente da TRE com a imprensa, autoridades e representantes dos partidos políticos começou com a exposição realizada no plenário do Tribunal de Justiça e prosseguiu com uma visita às antigas instalações da Justiça Eleitoral, no bairro Baixa União, onde foi concedida entrevista coletiva. Compareceram a reunião, o presidente do TJ, desembargador Rowilson Teixeira, o comandante da Defesa Civil Municipal coronel Pimentel, o coronel bombeiro Rodrigues, representando o comandante da Defesa Civil Estadual, coronel Caetano, e o presidente do Conselho Regional de Engenharia (CREA), Nélio Alencar, além dos representantes de vários partidos e a imprensa.

Falando sobre os possíveis cenários para a resolução do problema, o presidente do TRE explicou que qualquer iniciativa deverá ser precedida da contratação de uma perícia técnica para fazer uma completa avaliação dos prédios que integram a administração do TRE, das sete zonas eleitorais, os depósitos e estacionamento. Somente após o resultado dessa perícia, segundo o desembargador, será possível traçar o cenário ideal com o qual o Tribunal trabalhará para solucionar a questão.

Numa avaliação primária, a primeira alternativa seria a reconstrução do prédio, com todas as variáveis que esse processo requer. Mesmo assim, adianta o magistrado, não seria possível realizar essa reforma antes de seis a oito meses de prazo, o que inviabiliza o retorno às instalações ainda este ano. “Sobretudo, porque já estamos em pleno período de preparativos para as eleições e não há tempo hábil para a transferência de equipamentos ultra-sensíveis.

Outro cenário seria a construção de uma nova sede em um prazo de quatro a cinco anos, com os problemas que toda obra pública apresenta e outra dificuldade adicional: conseguir um terreno em local seguro. A alternativa que se apresenta como a de maior economicidade para o erário e a mais célere para resolver a questão seria aquisição de um prédio pronto. Essa alternativa tem a seu favor o momento porque passa o mercado imobiliário de Porto Velho, com vários prédios à disposição para venda e o menor custo para fazer as adaptações necessárias ao funcionamento dos sistemas da Justiça Eleitoral.

Fonte: Ascom TRE-RO

Gente de OpiniãoSexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

Deputada federal Cristiane Lopes leva mais oportunidades de capacitação para Vale do Anari

A deputada federal Cristiane Lopes (União Brasil) realizou a entrega de uma Sala de Cursos de Capacitação totalmente mobiliada e equipada com comput

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

Comissão de Agropecuária e Política Rural debate crise no setor leiteiro e desvalorização do produto em Rondônia

A Comissão de Agropecuária e Política Rural da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero) abriu espaço na tarde desta terça-feira (21) para um deb

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Pimenta Bueno realiza Mega Feirão de Liquidação com apoio do deputado Jean Mendonça

Nos dias 15 e 16 de novembro, Pimenta Bueno será palco da Mega Feira de Liquidação e da Habitação, uma iniciativa da Associação Empresarial e da Câm

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

Mais de mil crianças participam de festa promovida por Eyder Brasil no Residencial Morar Melhor

O Residencial Morar Melhor se transformou em um grande parque de diversão durante a festa das crianças promovida pelo deputado estadual Eyder Brasil

Gente de Opinião Sexta-feira, 24 de outubro de 2025 | Porto Velho (RO)