Sábado, 7 de junho de 2014 - 20h01
Alianças rachadas
Nunca vi tantas reviravoltas nos acordos políticos – e trairagens também – como nesta temporada em Rondônia. O que se acerta de manhã é desfeito à tarde, refeito de madrugada e ninguém se entende em nada.
A começar pela base aliada governista, onde o PMDB não se acerta e alguns caciques estão em rota de colisão, a coisa esta preta. Não bastasse, o partido rejeita alianças com outras agremiações para não ser prejudicado na eleição de deputados federais e estaduais.
Na aliança cassolista, Maurão de Carvalho (PP) tem uma pé-candidatura ameaçada pela irmã do senador Ivo Cassol, Jaqueline. Os caciques da coalizão também negociam com o PT. O agrupamento é liderado pelo PP/PPS/PR e a exemplo do pacto situacionista esta uma casa da mãe Joana.
O “Frentão”, envolto por desconfianças, liderado pelo ex-senador tucano Expedito Junior começou a afundar. O próprio vice da coligação, o deputado Neodi Carlos (PSDC) esta se retraindo e levando com ele outros partidos nanicos para um projeto solo e que pode ter apoio – e inspiração – de Ivo Cassol. Por fim, o PT – também rachado – já não sabe mais o que quer e nem o Padre Ton mais se garante como candidato ao governo. Coisa de louco!
A infiltração
Na campanha de 2012, na disputa da prefeitura de Porto Velho, articuladores cassolistas fizeram o empresário Mário Português de trouxa, encheram os bolsos e o próprio milionário, conhecido agora como El Pato, se queixou depois de ter sido vitima de uma furada. Nesta temporada se desconfia que o arquinimigo de Junior infiltrou na sua campanha Neodi Carlos para ser vice do tucano. Era para espionar e implodir tudo.
A espionagem
A se confirmar o que rola nos bastidores, estaremos diante de uma versão local do rumoroso caso Watergate, aquele de espionagem política, sendo Expedito Junior, vítima do maior caso que se tem noticia por estas bandas. Os próximos dias serão decisivos para confirmar se o tucano foi transformado num novo El Pato. Coisa de louco!
A desistência
Em virtude de outros compromissos assumidos, o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Rondônia-Sinjor, Carlos Alencar, desistiu de disputar uma cadeira A Assembléia Legislativa de Rondônia nas eleições de outubro. Ele faria dobradinha com Dalton di Franco, que vai disputar a Câmara dos Deputados. O PDT já providenciou sua substituição.
As trairagens
Encontrei nos corredores da rede TV o apresentador e deputado estadual Cride Maciel (PSDB-Ji-Paraná) e ele fez uma previsão preocupante no cenário político. “Este vai ser o ano das maiores trairagens políticas de todos os tempos”. Ele mesmo foi vitima de uma e esta com sua reeleição ameaçada, travado que foi de costurar boas alianças para a nominata do PSDB.
Os ungidos
Aos poucos a Cemaderon, a entidade que reúne as igrejas da Assembléia de Deus vai definindo sua estratégia para as eleições. Para a Câmara dos Deputados, a entidade, depois de um simpósio em Cacoal, definiu apoio ao advogado Agnaldo Muniz (PSC). Logo em seguida, as lideranças evangélicas definiram apoio único para a disputa da ALE, Marcelo Cruz. Falta ainda definir apoio ao governo e ao Senado.
Via Direta
*** Um importante pré-candidato ao governo voltou a falar em desistência para amigos e familiares deixando sua base aliada preocupada *** A ala petista liderada pela ex-senadora Fátima Cleide firmou posição contrária a aliança com os partidos comandados pelo senador Ivo Cassol, inimigo dos petistas há mais de uma década *** Em tempos bicudos, os cabos eleitorais de campanha procuram os candidatos, mas não recebem nem promessas...
Léo Moraes tem desafios importantes pela frente, os vereadores estão famintos por secretarias
Preço e saborO apreciado escritor Roger Stankewski, guru dos melhores empresários brasileiros, cunhou a fórmula do melhor vendedor do mundo: “O clie
Pelo menos cinco governadores estão se preparando para a disputa presidencial em 2026
Prato de comidaA devastação das terras indígenas sempre foi um espinho cravado na consciência nacional. Os massacres de índios ao longo da história
Mesmo com tantas medidas protetivas continua explodindo em todo o país casos de feminicídios
O nome certoA palavra “revolução” tem sido usada sem muito critério. O golpe de Estado de 1964 foi assim considerado, até se desmoralizar por mau us
O presidente estadual do MDB Lucio Mosquini está sendo cobrado para deixar o partido
Olho na águaNinguém imagina que os pinguins das águas frias do Sul possam um dia se extinguir, apesar das notícias frequentes sobre mortes de seus b