Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Comissionados reclamam da obrigatoriedade da plotagem...


Casa da Mãe Joana

O cara-pálida leitor, que tem recebido com reservas tantos ministérios criados nos governos petistas – são quase 40, fruto de acordos com partidos da base aliada – e com tantas agremiações partidárias instaladas no País comendo recursos do fundo partidário – já chegam a 32 siglas – vai ficar mais perplexo ainda com o que temos pela frente nos próximos anos. São mais 30 partidos se organizando para pedir registro.

Com tantas legendas se regularizando vai ser necessário quase que dobrar o numero de ministérios para aquinhoar as exigências de toda base aliada governista a ser eleita. E teremos reflexos desta multiplicação de siglas também nos governos estaduais e municipais a partir de alianças regionalizadas.

A cada ano as coalizões partidárias têm aumentado citando, por exemplo, os casos do governador Confúcio Moura e do prefeito Mauro Nazif, cujas gestões são lotadas de pastas destinadas a partidos aliados.

Urge uma reforma política para acabar com tanta esculhambação. São tantos partidos de aluguel, trocando apoio por cargos e dinheiro que a coisa virou uma casa da Mãe Joana. Nos últimos anos o toma- lá- dá- cá só em aumentado a corrupção, tornando a política um grande balcão de negócios.

A definição

A coligação liderada pelos tucanos espera os julgamentos de registros e pedidos de impugnação na próxima terça-feira, dia 5, para definir o candidato ao Senado da coalizão caso Moreira Mendes seja barrado no baile. Nesta data também será julgada a impugnação do candidato majoritário Expedito Junior (PSDB) e a situação do seu filho Expedito Neto candidato a deputado federal pelo Partido Solidariedade

Os debates

Enquanto nos outros estados os candidatos ao governo já estão até participando de debates em redes de rádio e televisão, como é o caso do Rio Grande do Sul e Distrito Federal, em Rondônia o clima de eleição ainda é morno e só deve decolar mesmo durante o horário gratuito. Os grandes institutos de pesquisas já divulgaram os primeiros resultados de sondagens em São Paulo, Rio de Janeiro e Minas. Daqui necas.

Uma piada

Só pode ser uma piada o anuncio do embaixador do Paraguai Manuel Cáceres, em visita à Rondônia, de que empresários do seu País poderão construir um estaleiro em Rondônia. Ora, os paraguaios não têm tradição alguma em construção naval e dependem do Brasil para tudo, até para exportar seus produtos pelo Porto de Paranaguá. É mais fácil galinha criar dentes...

Na marra!

Comissionados reclamam da obrigatoriedade da plotagem... - Gente de Opinião

Comissionados de alguns órgãos públicos têm emitido sinais de irritação com a obrigatoriedade em plotar seus veículos. Quem não obedece é ameaçado de punição. Os políticos que estão no poder não apreendem que votos na marra não funciona. Acabam ganhando cabos eleitorais às avessas. Infelizmente toda eleição em Rondônia é a mesma a coisa.


 

O eleitorado

A recente atualização do eleitorado rondoniense pelo TRE mostrou vários municípios do estado com eleitores a menos com relação as eleições de 2012. O município de Porto Velho apesar de perder mais de 15 mil operários, que foram demitidos pelas usinas nos últimos dois anos, foi o que mais cresceu, ganhando mais de 20 mil eleitores. O próximo censo do IBGE vai mostrar muitas cidades com população em queda, ma tendência que já vê ocorrendo a uma década.
 

Via Direta

*** O candidato do PT ao governo Padre Tom mantém agenda hoje em Porto Velho *** Na próxima semana os prefeitos de Rondônia e reúnem para discutir cobranças de repasses da União em Cacoal *** O municipalismo, como se sabe, esta com a corda no pescoço *** Com laudo do CREA, a população do Bairro Triângulo, na capital, esta responsabilizando a Usina Santo Antônio pelos estragos e a ameaça de desaparecimento do bairro histórico.

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quinta-feira, 28 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)