Segunda-feira, 15 de setembro de 2014 - 14h44
AMAZÔNIAS
Em Brasília
Parceiras de longa data, Ana Terra Mejia Munhoz (E) e Débora Diniz(D) lançam nesta terça-feira em Brasília o livro Plágio – palavras escondidas.
Rondoniense nascida no Hospital de Base de Porto Velho, Ana é linguista, tradutora e especialista em gramática. É filha dos jornalistas Montezuma Cruz e Ana Maria Mejia. Débora, antropóloga, já foi pesquisadora visitante no Canadá, Estados Unidos, França, Holanda, Inglaterra e Japão.
O livro saiu pelas editoras Letras Livres e Fiocruz. A foto da capa é da tela de René Magritte, de 1928 e as autoras deram-lhe o título de “A leitora submissa”, alterando o título original e tornando a obra uma peça de argumentação para o texto.
O plágio, uma forma de enganação textual em que um pseudoautor assume como suas as palavras de um autor. Há diversas formas de plágio –da música à literatura, mas este livro discute o plágio na literatura acadêmica. As autoras propõem devolver o tema ao campo pedagógico.
Nesta época moderna do “copia/cola”, a questão deve ser avaliada como preocupação entre estudantes, professores, pesquisadores, autores, revisores e editores.
Carlos Coimbra Jr, da Escola Nacional de Saúde Pública da Fundação Oswaldo Cruz, que assina as orelhas do livro, congratula-se com autoras pela coragem de abordar o tema, “dito de forma tão sensível e pela competência com que o fazem.”
Apresentando o resultado de pesquisa mundial, essa obra faz uma etnografia do plágio. As autoras perseguiram textos de controvérsia, histórias de investigação em comitês internacionais e sítios de trabalhos prontos. Buscaram as vozes dos autores e plagiadores.
No convite para o lançamento, as editoras destacam que Ana e Débora passearam pela arte e pela literatura, e não só pelas letras acadêmicas. Plágio é isso tudo e um pouco mais: bem-humorado e elegante, o livro desafia as fórmulas prontas que descrevem o plágio como crime capital intelectual.
SERVIÇO
Terça-feira, 16 de setembro, às 19h30.
Balaio Café –CLN 201 bloco B, loja 19/31, em Brasília (DF)
Preço promocional somente no dia do lançamento: R$ 25,00
Nesta segunda-feira, 26 de fevereiro, a partir das 9h, começa o 2º Grande Encontro Estadual do Extrativismo da Borracha, com mais de 80 seringueiros
Concertação pela Amazônia lança, na Cúpula, em Belém, documento com propostas para o território
A iniciativa Uma Concertação pela Amazônia chega aos Diálogos Amazônicos, da Cúpula da Amazônia, em Belém (PA), nos dias 4 a 6 agosto, com sua terce
A 'Assembleia dos Povos da Terra pela Amazônia' reunirá, na cidade de Belém, no Pará, entre os dias 4 e 8 de agosto, representações regionais e naci
Preparatória para Cúpula da Amazônia debate futuro sustentável e prosperidade dos povos tradicionais
A Cúpula da Amazônia acontece nos próximos dias 8 e 9 de agosto, pela primeira vez, em Belém do Pará. O encontro é um marco das relações entre o Bra