Quinta-feira, 11 de dezembro de 2014 - 07h06
A Fundação Cultural do Município de Porto Velho – Funcultural apoiará neste final de semana, a primeira edição da Festa do Madeira. O evento acontecerá nos dias 12,13 e 14 de Dezembro, no Parque da Cidade a partir das 18h, totalmente gratuito e fará parte do Calendário Anual do Município.
Com o objetivo de difundir a cultural local, a Festa do Madeira terá apresentações de bandas locais, apreciações gastronômicas com culinária a base de peixe e derivados de mandioca, arte popular como danças e venda de artesanatos, e estender com galeria de arte e fotografias. Segundo os coordenadores, a finalidade é atrair o público local, empreendedores e turistas os valores culturais da cidade de Porto Velho.
“Toda manifestação cultural, que valorize nossas raízes e que a eleve de forma positiva, deve ser apoiada pela Funcultural. A Festa do Madeira é mais uma ação entre tantas que somos parceiros”, enfatiza Marcos Nobre.
O Presidente da Funcultural, ainda comenta que a Fundação tem criado o diálogo mais próximo com os artistas e agentes culturais, e vê o crescimento gradativamente rápido das ações culturais voltadas para o município.
Confira a programação:
12/12 – Sexta
18h - Comunidade Manoa
19h30 – Gioconda
21h - Banda Fênix
22h30 - Cia Nara Texeira
23h – Beradélia
13/12 – Sábado
17h - MC F – Dois
18h30 – Madeirada
20h30 - Bado e Banda
22h - Cia Nara Texeira
22h30 – Nitro
00h30 – Dj
14/12 – Domingo
17h - Existência Verbal
18h30 - Cia Nara Texeira
20h - Waku’mã
20h30 - Estação do Trem
22h - Quilomboclada
Lenha na Fogueira
Hoje na livraria Exclusiva acontece o lançamento do livro Seringueiros da Amazônia – Sobreviventes da Fartura do professor Nilson Santos.
*********
A solenidade esta marcada para começar as 19h30. A livraria Exclusiva fica a rua Carlos Gomes 2340, sub esquina da Guanabara.
*********
Os organizadores do evento enviaram convite acompanhado do seguinte: “Olá! com Satisfação, partilhamos com você, o lançamento do livro do Prof. Nilson Santos, onde a Vida ganha fluidez e pulsação nos relatos de história de vida dos Seringueiros da Amazônia, ao mesmo tempo em que somos contaminados com os resgates dos mitos da floresta, vivos nas narrativas de cada seringueiro”.
*********
Nilson Santos, é prof. Dr. da Universidade Federal de Rondônia, fotógrafo e pesquisador.
********
“A experiência essencial que Nilson Santos nos convida a empreender neste livro não é mais um momento acadêmico, mas uma “experiência interior”. Isso quer dizer que não saímos iguais depois dessa experiência. Os seringueiros de Nilson latejam da mais pura vida. Eles sentem e lutam e reivindicam não como conceitos ou fragmentos de discursos montados pelo pesquisador, mas enquanto plenitudes essenciais. Livro raro não apenas para quem quer conhecer de perto a vida nos seringais da Amazônia, mas um acontecimento para todos que desejam enfrentar o outro na dimensão do outro, sem a perigosa fantasia que produz um outro escalpelado e domado.” Alberto Lins Caldas (prefácio).
**********
“O seringal é o cerne – mas Nilson insiste em que não se trata de uma imagem abstrata, simplificada. Seu conjunto forma a vida no seringal, com traços em comum, porém com múltiplos atores e facetas; cada destino perfaz um sentido único, alarga a compreensão de um Brasil ignoto.” Betty Mindlin (apresentação).
********
“O livro que se tem a mão é forte por retraçar histórias pessoais, narrativas de grupo no encalço do respeito, tudo sem desmentir os fundamentos de uma necessária história pública, expressão em um tipo de narrativa eficiente e moderna que, a um tempo alarga o conhecimento e o põe a mostra como formuladora de políticas cidadãs”.
********
Depois disso tudo só nos resta prestigiar o livro que já está sendo comentado em tudo quanto é roda literária em especial entre os que gostam de história regional.
********
Enquanto isso, algumas pessoas sem saber o que estão postando (agora é postando, não é mais falando ou escrevendo), criticam a prefeitura de Porto Velho sobre a decoração natalina que está sendo colocada em alguns pontos da cidade.
*********
É o Natal Sustentável onde a decoração é em sua maioria feita com material reciclável, como pneus, garrafas pet, copos de plásticos e outros.
*********
Não é a primeira vez que a prefeitura de Porto Velho se utiliza desses materiais, para decorar a cidade durante as festas natalinas.
********
Se não estou enganado, quando o Ocampo foi secretário da SEMCE e o prefeito era o Carlinhos Camurça ele (Ocampo) montou uma árvore de natal de garrafa Pet na Praça Aluizio Ferreira.
********
Os moradores da rua José Camacho todos os anos decoram o trecho de 300 metros aproximadamente, também com material reciclável e tudo quanto é mídia faz a maior divulgação.
*******
É bem melhor decorar a cidade do jeito que estão decorando este ano, do que aquela decoração do ano passado, que consumiu R$ 800 Mil e ninguém viu nada.
********
Sem esse de querer dizer que os pneus que formam as árvores de natal, são nocivos à saúde da população. A preocupação tem que ser com o custo desse matéria reciclável!
Prefeitura promove 'Natal Sustentável'
A Prefeitura de Porto Velho está implementando as ações relativas ao projeto Natal Sustentável. A iniciativa envolve a ornamentação de diversas regiões da cidade e algumas atividades voltadas especialmente às crianças, a serem efetivadas no dia 13 na região central, nos dias 17 e 18 na zona leste e nos dias 20 e 21 na zona sul.
De acordo com as coordenadoras da comissão organizadora do projeto, Marta Brito, chefe adjunta do Gabinete do Prefeito, e Camila Canova, coordenadora municipal de Turismo, segmento ligado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), a cidade está sendo enfeitada com mais de sessenta árvores de Natal feitas à base de pneus, areia, garrafas pet e lâmpadas coloridas. “A Avenida Jorge Teixeira, o Palácio Tancredo Neves, as Três Caixas d’Água, o Mercado Cultural, enfim, em muitos pontos já estamos colocando essas árvores de natal confeccionadas com foco na sustentabilidade, porque se tratam de arranjos feitos a custos irrisórios que utilizam materiais tidos como sucatas”, explicou Marta Brito.
Camila Canova observou que outros tipos de enfeites também serão instalados na cidade. “Estamos reutilizando materiais de natais anteriores. Muitas peças estão sendo restauradas e voltarão como novas na decoração da cidade” destacou. Os eventos voltados às crianças terão início no próximo sábado (13), das 09h às 12 horas, no Campo da 17ª Brigada de Infantaria de Selva, haverá a chegada do Papai Noel, sessões de circo, diversas atividades lúdicas e desportivas por meio de uma Rua de Lazer e também o sorteio de muitos brinquedos.
Nos dias 17 e 18 o mesmo tipo de evento será realizado na zona leste, no campo do Bairro Esperança da Comunidade, situado entre José Veira Caúla e Avenida Mamoré, das 18h às 22 horas.
Na zona sul acontecerá nos dias 20 e 21 na Avenida Jatuarana com Sucupira, das 18 às 22 horas. “Tanto no caso da zona sul como no caso da zona leste haverá dois dias de evento com duas sessões do circo em cada um deles. As sessões de circo são programadas para acolherem a 600 crianças cada uma. Para a região central acontecerá somente o evento do dia 13, na Brigada”, informou Canova.
O projeto todo está sendo articulado com a participação dos vários segmentos da estrutura administrativa do município. Os eventos infantis destacados serão voltados às crianças de faixa etária entre 02 a 12 anos. “Queremos levar à sociedade portovelhense um pouco de alento neste ano em que vivemos dois acontecimentos marcantes, por um lado a celebração do primeiro centenário do município, por outro lado a maior cheia já vista na região. O Natal Sustentável também será uma festa que se poderá ver de duas formas, por um lado queremos levar brilho e muita alegria à cidade, mas por outro lado queremos fazer isso com irrisórios gastos de recursos”, afirmou Marta Brito.
Lenha na Fogueira com o filme "O Pecado de Paula" e os Editais da Lei Aldir Blanc
A Fundação Cultural do Estado de Rondônia (Funcer), realiza neste sábado (16), o ensaio para a gravação do filme em linguagem teatral "O Pecado de Pau
Lenha na Fogueira com o Museu Casa Rondon e a eleição da nova diretoria da FESEC
Entrega da obra do Museu Casa Rondon, em Vilhena. A finalidade do Museu é proporcionar e desenvolver o interesse dos moradores pela rica história
Lenha na Fogueira com o Dia de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças
Hoje os católicos celebram o Dia de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. Em Porto Velho as celebrações vão acontecer no Santuário de Apareci
Jorgiley – Porquinho o comunicador que faz a diferença no rádio de Porto Velho
Tenho uma maneira própria de medir a audiência de um programa de rádio. É o seguinte: quando o programa ecoa na rua por onde você está passando, dando