Terça-feira, 17 de março de 2015 - 00h07
Circular por Porto Velho, conhecer e localizar os principais pontos turísticos, históricos e culturais da capital ficará mais fácil a partir deste mês. A Coordenadoria Municipal de Turismo - CMTUR, através da Semdestur, deverá concluir até final do mês o processo de implantação das 24 placas de Sinalização Turística.
As placas estão sendo afixadas atualmente na área denominada “Centro Histórico, Cultural e Turístico de Porto Velho”. Segundo a coordenadora da CMTUR Camila Canova, esta área central sempre assumiu uma função político-administrativa importante e testemunhou também o avanço urbano com suas modificações. "As evoluções e transformações do centro fazem pensar o turismo como elemento de desenvolvimento local e regional. E a Sinalização Turística é um meio de comunicação fundamental entre a cidade e o visitante, além de beneficiar também a população", disse ela.
Este tipo de Placa ajudará o turista que visita a cidade a localizar os atrativos turísticos, a traçar o caminho ao destino seguinte e também a obter informações sobre o local, afirma o Secretário Antonio Geraldo Affonso.
Dessa forma, de acordo com a coordenadora, para garantir sua homogeneidade e eficácia, a sinalização foi implantada de forma a assegurar a aplicação dos princípios básicos determinados pelo Guia Brasileiro de Sinalização Turística que é o de seguir o padrão preestabelecido quanto a formas e cores dos sinais; letras, tarjas, setas e pictogramas; Garantir a integridade dos monumentos destacados e impedir que a sinalização interfira em sua visualização; Oferecer as mensagens necessárias e curtas a fim de atender os deslocamentos dos usuários; Assegurar a valorização da sinalização, mantendo-a atualizada e evitando gerar desinformações sucessivas e estar sempre conservada, limpa, bem fixada e, quando for o caso, corretamente iluminada.
Para aumentar a durabilidade foram produzidas em superfície onde são impressas as informações, confeccionadas em chapa de alumínio de 3mm, de 80cm x 60cm, e os letreiros receberam película de proteção contra pichações. "A altura da placa foi determinada visando à acessibilidade da cadeira de rodas, conjugada ao conforto de leitura de usuários de perfis físicos diferentes. Considerou-se os dados antropométricos da mulher no percentil 05 (baixa) e do homem no percentil 95 (alto), e o ângulo confortável de movimentação cervical", relatou.
Quanto aos textos, à equipe da CMTUR, que ficou responsável pelas informações teve todo o cuidado em procurar historiadores locais, para sanar dúvidas, realizaram ainda, pesquisas em: livros, internet, editoriais, dentre outros. "Infelizmente ainda há divergências por parte dos historiadores na história contada a cerca do nosso município, ficando assim difícil a narração concreta de fatos considerados verdadeiros. Por fim lembramos que esta é a primeira edição, podendo ser alteradas dentro das necessidades", observou Canova.
As placas são trilíngues, e já foram implantadas nos seguintes monumentos: Três Caixas de água; Mercado Cultural; Prédio do Relógio; Biblioteca Municipal; Sede Administrativa Municipal; Parque da Cidade; Parque Circuito; Praça Aluízio Ferreira. “A sinalização é um item necessário para facilitar o acesso aos pontos turísticos e, por meio das placas interpretativas, é possível oferecer um passeio que contemple não só a beleza, mas o contexto histórico dos monumentos”, finalizou.
Fonte: CMTUR/Comdecom
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)
Documentário “Saberes Nambiquaras” é exibido em Vilhena e Pimenteiras do Oeste
O curta-metragem documental “Saberes Nambiquaras: Tradição Cultural na Produção da Chicha e Beiju” foi exibido gratuitamente em escolas de Vilhena (

O Pontão de Cultura Raízes Amazônicas: Celebrando a Diversidade Cultural, coordenado pela Associação Cultural, Educação, Meio Ambiente e Desenvolvim

Cantata de Natal reúne alunos e comunidade na Biblioteca Francisco Meirelles
Aos 16 anos, Rafaela Oliveira carrega no violino muito mais que notas musicais. Aluna do CMACE Jorge Andrade há dois anos, ela encontrou na música um

AJEB RO presente no lançamento da Coletânea Vozes Libertas em Minas Gerais
A força da palavra feminina ganhou destaque no recente lançamento da Coletânea Vozes Libertas – As mulheres falam e o mundo escuta, obra coordenada
Domingo, 21 de dezembro de 2025 | Porto Velho (RO)