Sábado, 21 de março de 2015 - 07h06
Atuação combativa
Diziam que o cara era aprontão. Mas o que esta se vendo agora é um parlamentar com atuação firme e combativa. Falo do soldado PM Jesuino Boabaid (PT do B), eleito deputado estadual e que vai se revelando uma grata surpresa no Parlamento estadual, com bandeiras de lutas bem definidas e sensível as causas populares.
Boabaid teve uma boa estréia, na última quinta-feira, como autor da audiência pública destinada a encontrar solução para os problemas fundiários dos bairros pertencentes à chamada “Figura A”. São bairros históricos, como Arigolândia, Panair, Olaria, Pedrinhas, Caiari, Triângulo, Areal e Baixa União, com quase 100 mil pessoas esperando regularização definitiva e sob ameaça de perder o que conquistaram há décadas
Acompanhei a audiência e constatei que foi bem prestigiada e todas as partes envolvidas demonstrando interesse na definição de soluções. Uma causa que terá apoio principalmente dos parlamentares locais como Ribamar Araujo, Leo Moraes, Aélcio da TV, Hermínio Coelho e Jean Oliveira.
Semana dura
Foi uma péssima semana para o governador Confúcio Moura (PMDB), cassado pelo TRE e com os seus embargos ainda indefinidos. Foi apupado até na sua residência em Ariquemes. Não bastasse o cargo ameaçado, os sindicatos se uniram para manifestações com ameaça de greve geral e os deputados da oposição se juntaram para formalizar pedidos de CPIs.
Os aliados
Mas se de um lado tocaram terror sobre o mandatário, por outro se viu alguns aliados atuando a favor do governador. Na Assembléia Legislativa, graças às articulações do deputado Lebrão, a oposição morreu na praia com duas CPIs. A natureza também ajudou, com forte apoio de São Pedro, já que as chuvas têm prejudicado as manifestações de ruas contra a gestão da Cooperação.
Pratas da casa
Ninguém reparou, mas pela primeira vez na Assembléia Legislativa temos boa bancada de pratas da casa. Cinco deputados estaduais nasceram em Rondônia, numa composição da legislatura onde predominam paranaenses e capixabas. Nesta nona legislatura temos Leo Moraes (Porto Velho), Jean Oliveira (Alta Floresta), Jesuíno Boaboid (Porto Velho), Ezequiel Junior (Ariquemes e Neildson (Guajará Mirim).
Olho vivo
Ao elogiar a iniciativa do governo estadual em incluir emendas parlamentares para todos os deputados, inclusive os novos – o prefeito de Ji-Paraná Jesualdo Pires, de olho nestes recursos, fez as contas. “São 24 deputados, a razão de R$ 3 milhões para cada um teremos mais de R$ 70 milhões”. Jesualdo trabalha para que Ji-Paraná consiga um bom quinhão destas verbas.
Caindo do poleiro
Os bastidores políticos dão conta que o coronel Caetano, que recentemente assumiu o DER esta prestes a cair do poleiro. Conforme o que rola, ele foi designado para um período tampão, enquanto se decidia a titularidade. O cargo é cobiçado por todo mundo porque representa projeção política. Maior exemplo disto é Valdir Raupp, que criou asas e virou governador e cumpre hoje o segundo mandato de senador.
Via Direta
*** O deputado Jean de Oliveira (PSDB) cobrou da Secretaria de Meio Ambiente ações para legalizar as áreas produtivas *** O prefeito de Ouro Preto Alex Testoni continua licenciado e não dá mostras de querer retornar ao cargo*** O PMDB quer vetar o projeto que triplicou os recursos dos fundos partidários. Demonstra bom senso e respeito ao erário.
.
Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist
Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho
O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese
É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira
DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec
A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026
Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri