Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política - Nacional

Homenagem a Stédile gera protesto e revolta em Minas



A polêmica envolvendo a entrega da medalha da Inconfidência ao dirigente do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), João Pedro Stédile, em Ouro Preto, tomou grandes proporções nesta quarta-feira (22) nas redes sociais, nos veículos de comunicação e na Assembleia Legislativa.

Por meio de carta aberta ao governador Fernando Pimentel (PT), o juiz Mozart Hamilton Bueno, que recebeu a medalha da Inconfidência em 1982, época em que Francelino Pereira dos Santos era governador do Estado, declarou que irá devolvê-la. “A condecoração deixou de ser objetiva e passou a ser partidária. Discordo da condecoração”, criticou Mozart em entrevista ao Hoje em Dia.

Em trechos da carta, o juiz diz que não quer ser comparado a Stédile. “Respeito a escolha de Vossa Excelência por essa atitude, mas me recuso ao nivelamento a que estão submetidos os nomes de grandes brasileiros que também foram distinguidos pelos governadores que lhe antecederam”.

No Legislativo, o clima esquentou em Plenário quando o tucano João Leite anunciou que o bloco de oposição havia protocolado um projeto de resolução com o objetivo de sustar os efeitos da medalha concedida a Stédile. “Essa comenda perdeu o valor para mim, banalizaram a medalha. Vou devolver a minha, que recebi em 1997 do governador Eduardo Azeredo (PSDB)”, afirmou.

Os ânimos se exaltaram quando o deputado Arlen Santiago (PTB) mandou o petista Rogério Corrêa, que defendia a comenda, ficar quieto. O conflito beirou à agressão na Casa. “Venha calar minha boca se for homem”, retrucou Corrêa.

O secretário de Governo, Odair Cunha, classificou a iniciativa da oposição como um “ato de intolerância”. “São gestos que não se coadunam com o espírito da liberdade de Minas, que preza a tolerância. A homenagem, mais do que a uma pessoa, foi feita ao conjunto de trabalhadores do campo”, disse.

Sociedade Rural diz que governador emite ‘sinais confusos’

A Sociedade Rural Brasileira reprovou, em nota, a entrega da medalha a Stédile. A entidade informou que “se solidariza com os atos de repúdio à iniciativa do governador, que causa desconsolo à sociedade e denigre o propósito da honraria”. O texto menciona que a atitude do governador emite sinais confusos à sociedade brasileira sobre prosperidade e determinação.

A homenagem também motivou uma nota de protesto de entidades mineiras assinada pela Faemg, ACMinas, CDL, Ciemg, Fecomércio, Federaminas, Fetcemg, Fiemg, Ocemg e FCDL.

Já o líder do governo na Assembleia Legislativa, Durval Ângelo (PT), avalia que o projeto de resolução protocolado pelo bloco de oposição “Verdade e Coerência” para sustar os efeitos da medalha concedida ao líder do MST não terá efeito prático.

Segundo ele, o projeto deverá ser arquivado. “Um decreto legislativo somente pode tratar de ato de exclusiva competência do governador, o que não é o caso da medalha da Inconfidência, concedida por um Conselho da Medalha formado por secretários, presidente da Assembleia, representantes do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar e da Prefeitura de Ouro Preto”.

“Nasce um novo episódio da história mineira: o banditismo apoiado pelo governo”
Trecho do editorial veiculado pelo Grupo Bandeirantes

Fonte: HOJE EM DIA

 

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

STF tem maioria para determinar recálculo de cadeiras na Câmara dos Deputados

O Supremo Tribunal Federal (STF) formou nesta sexta-feira (25) maioria de votos para determinar que a Câmara dos Deputados faça a redistribuição do

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

Governo Federal se compromete a incluir plano de carreira da ANM na LOA 2024

O Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (SInagências) conseguiu uma solução direta do governo após intensa articulaç

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

Deputado estadual Pedro Fernandes será o relator da CPI das Reservas em Rondônia

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Reservas foi instaurada em Rondônia para investigar possíveis irregularidades nos processos de criação

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Ministro Paulo Pimenta trata sobre parceria entre Rede IFES de Comunicação Pública, Educativa e de Divulgação científica com a EBC e o Governo Federal

Na tarde dessa segunda-feira (06), o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República (SECOM), Paulo Pimenta, esteve r

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)