Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Existe cerca de 1.200 concursados para serem incorporados ao efetivo da PM-RO


Existe cerca de 1.200 concursados para serem incorporados ao efetivo da PM-RO - Gente de Opinião

Fusões empacadas

Depois da decisão governamental quer redundou no aumento geométrico dos fundos partidários, as fusões programadas para as eleições municipais do ano que vem acabaram em brisa. Primeiro foi o PTB que se desentendeu com os Democratas – com Existe cerca de 1.200 concursados para serem incorporados ao efetivo da PM-RO - Gente de Opiniãoacusações recíprocas de totalitarismo e na divisão de poder nos estados – agora foi a vez do PSB que estava juntando os trapos com o PPS de cair fora.

Também influenciou a desistência das fusões a manutenção na reforma política das eleições proporcionais. Pouco será alterado para os próximos pleitos e resistências regionais, como foi o caso do PSB com o PPS no Pernambuco. Também projetos de siglas menores estagnaram diante de uma reforma eleitoral que deu em nada.

No primeiro caso, a fusão do PTB com o DEM juntaria no mesmo palanque em Rondônia os aliados do ex-governador José Bianco e do deputado federal Nilton Capixaba. Do lado da junção PSB e PPS, os caciques Mauro Nazif, atual prefeito de Porto Velho e do ex-governador João Cahulla somariam forças para o pleito do ano que vem. Tudo acabou em nada.


Sinuca de bico

O governo de Rondônia entra em sinuca de bico durante a semana. A Assembléia Legislativa e o Ministério Público exigem soluções para o problema de segurança pública – existe uma defasagem de 3 mil homens no efetivo da PM no estado – e, ao mesmo tempo, se a gestão estadual fizer as contratações exigidas vai incorrer em desrespeito a Lei de Responsabilidade Fiscal.

Existe cerca de 1.200 concursados para serem incorporados ao efetivo da PM-RO - Gente de Opinião

Um ajuste

Existe cerca de 1.200 concursados para serem incorporados ao efetivo da PM e o governo de Rondônia tem procrastinado as contratações por falta de recursos. Para se enquadrar as exigências do MP e da ALE o governo Confúcio vai ser obrigado a cortar mais comissionados gerando forte chiadeira no seu partido, o PMDB, e nas legendas da base aliada. Lembrando que recentes remanejamentos de comissionados deu um sururu danado.

Mais vistos

Mesmo sem planejamento para receber imigrantes haitianos e senegaleses, o ministro José Eduardo Cardoso anunciou que vai ampliar o numero de vistos em Porto Príncipe, para facilitar a entrada legal de novos contingentes. Isto acontece num momento que centenas deles passam fome no Acre e principalmente em São Paulo, onde perambulam como zumbis. É um governo sem noção.

Obras federais

Em Brasília começa a se definir as obras federais que serão atingidas pelo ajuste fiscal do governo Dilma Rousseff. Em Rondônia ainda não se sabe quais, mas são cotadas a ponte binacional em Guajara Mirim, duplicações de rodovias, creches, dragagem no Rio Madeira entre outras a serem selecionadas. Também obras oriundas de emendas parlamentares poderão ser atingidas.

A mortandade

Uma CPI formada no Senado, a respeito da mortandade dos jovens, pretende identificar as cidades e regiões onde estão concentrados os maiores índices de violência e de incidência. O país padece com 100 mortes por dia, quatro assassinatos por hora e a maioria das vitimas esta na faixa etária de 15 a 29 anos. Em Porto Velho todo final de semana é meia dúzia de jovens cravado de balas.

Via Direta

*** Enquanto as estatísticas oficiais falam em queda, os assaltos e furtos têm aumentado geometricamente em P. Velho *** Em Vilhena, com as inelegibilidades do ex-prefeito Melki e da esposa Rosane, o clã Donadon busca nova alternativa para o pleito de 2016. *** A briga agora esta entre Junior Donadon e a deputada Rosangela ***Temos uma avalanche de ex-prefeitos em cana nos últimos anos em Rondônia. A Arom virou uma fabriqueta de corruptos...

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)