Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Estados de Rondônia, AC, AM e MT criam grupos de trabalho para a Ferrovia Transoceânica



Os estados de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso realizaram durante dois dias, em Cuiabá/MT, a primeira reunião técnica para tratar da construção da Ferrovia Transoceânica. Houve consenso a respeito da criação de um comitê executivo, formado pelos governadores, e de quatro câmaras de trabalho para tratar da preparação do ambiente legal para a execução das obras.

A ferrovia faz parte do Plano Integrado de Logística (PIL), do governo federal e deve custar R$ 40 bilhões. A obra cruza os estados de Mato Grosso, Rondônia e Acre, abrindo perspectivas para os mercados asiáticos a partir do oceano Pacífico.

A partir do anúncio do projeto, pelo governo federal, o governador Confúcio Moura tomou a iniciativa de convocar os governadores dos estados interessados para que antecipem os estudos que municiarão a União e os empreendedores.

Gente de Opinião

Emerson Castro representou o governo de Rondônia na reunião

A reunião que aconteceu em Cuiabá foi a primeira desde que o governador Confúcio Moura tomou a iniciativa de unir os governadores dos estados que serão cortados pela rodovia em torno de um projeto comum. No encontro, Rondônia foi representado pelo secretário-chefe da Casa Civil Emerson Castro. Estavam presentes secretários do Planejamento do Acre e Amazonas, e o chefe da Casa Civil de Mato Grosso.

Foi decidido que as câmaras setoriais realizarão estudos nas áreas ambiental, tributária, articulação política e jurídica. O resultado mostrará ao país e aos empreendedores que o projeto é vantajoso. Estes grupos farão reuniões conjuntas a cada dois meses. A próxima será em Porto Velho.

TEMÁTICAS

Cada câmara cuidará de procedimentos que apontarão a melhor forma de executar o empreendimento com os menores impactos possíveis. A ambiental, por exemplo, mostrará trajetos viáveis e se eles incluem sítios arqueológicos e terras ocupadas por indígenas, por exemplo.

A unificação da legislação ambiental nos estados é outro ponto que deve ser antecipado para que as obras não enfrentem obstáculos jurídicos neste campo.

Segundo Emerson Castro, a iniciativa do governador Confúcio Moura em liderar o movimento que antecipa as providências legais para a execução do empreendimento foi bem recebida pelos estados que serão contemplados.

“Será a redenção de Rondônia”, diz o secretário sobre a importância da ferrovia para o estado. A previsão é de que o estado será contemplado com a exportação de carne, grãos minério e madeira, por exemplo.

Aos esforços de Rondônia, Acre, Amazonas e Mato Grosso será acrescida a participação do estado de Goiás, cujo governador, Marconi Perilo, vê na ferrovia transoceânica uma alternativa a mais de mercado para os produtos, que são escoados através de portos da região Sudeste.

HIDROVIA DO MADEIRA

O estado do Amazonas não será cortado pela ferrovia, mas o governador José de Melo tem interesse no aproveitamento da obra, pois utilizará a hidrovia do Madeira para fazer com que os produtos do pólo industrial cheguem aos mercados asiáticos.

Mais que promover o comércio exterior a partir do transporte economicamente e ambientalmente viável, a Ferrovia Transoceânica pode trazer muitos benefícios para municípios que sofrem com a falta de recursos. Segundo Emerson Castro, será possível agregar aos projetos, a construção de linhas que se interliguem com o trecho principal da estrada de ferro.

A viabilidade técnica do projeto, segundo Emerson Castro, pode ser conferida a partir do traçado proposto, que é seguindo a BR 364. Parte dos estudos feitos para viabilizar a construção da rodovia serão utilizados, que representa substancial economia. Há ainda o fato de que a ferrovia oferece transporte mais barato, menos risco à vida dos motoristas e impacto ambiental quase zero.


Fonte
Texto: Nonato Cruz
Fotos: Bruno Corsino
Decom - Governo de Rondônia

Gente de OpiniãoQuarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia

Deputado Alex Redano propõe ampliação do atendimento para 24h na Delegacia da Mulher em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação Nº 9655/24 ao Poder Executivo do Estado de Rondônia, sugerindo a ampliação do

Deputado Alex Redano destaca importância de campanhas educativas para a proteção das mulheres em Rondônia

Deputado Alex Redano destaca importância de campanhas educativas para a proteção das mulheres em Rondônia

O deputado estadual Alex Redano (Republicanos) apresentou a Indicação nº 9654, que sugere ao Poder Executivo, em parceria com a Secretaria de Estad

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Gente de Opinião Quarta-feira, 27 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)