Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito esclarece sobre situação dos trabalhadores do atual transporte coletivo e hereditariedade de placas



 “Não abrimos mão dos trabalhadores e da população de Porto Velho. Ou estamos do lado das atuais empresas de ônibus ou a favor da população”, com esta afirmação o prefeito Mauro Nazif iniciou a coletiva, na tarde desta sexta-feira, 10 de julho, para dar esclarecimentos sobre a nova empresa a ser contratada para o serviço de transporte público e a situação dos trabalhadores da atual prestadora do serviço.

Em anúncio para a imprensa de Porto Velho, na Secretaria municipal de Planejamento (Sempla), o prefeito acompanhado dos secretários municipais de Administração, Mário Medeiros, de Transportes e Trânsito, Carlos Guttemberg e o Procurador-Geral do município Mirton Morais, falou sobre a questão dos trabalhadores do transporte coletivo.

Mauro Nazif afirmou que e a gestão sempre esclareceu à categoria que conversaria com a empresa que ganhasse o processo licitatório da necessidade de se contratar os trabalhadores que já estão em atividade na cidade. “Fizemos esta colocação de maneira clara para todos os trabalhadores e em reuniões com os sindicatos. E em todos os momentos que pediram reunião para esclarecer dúvidas, atendemos. O que as empresas querem é o reajuste da tarifa de dois reais e vinte centavos para três reais e vinte. E dizem que só vão fazer algum tipo de melhoria nos ônibus para beneficiar a população se a tarifa for de quatro reais. Eu não vou aceitar que a passagem chegue a esse preço para que se tenha melhoria”, explica o prefeito.

O prefeito conta que primeiramente tentou negociar as melhorias com as empresas existentes, depois tentou a vinda de uma nova empresa, por fim a prefeitura decretou a caducidade e fez o processo para a contratação de nova prestadora de serviço para realizar o serviço emergencial. “As empresas que não aceitavam uma nova empresa tentaram uma manobra e que não teve sucesso. Entramos com a Caducidade e agora temos um processo para a vinda de uma empresa, que está dentro do processo de análise, e esperamos que ela cumpra com todas as determinações”, afirma Mauro Nazif.

Reivindicações

Os trabalhares querem a garantia do emprego e polo passivo que é resolvido entre o empregado e o empregador. “Trabalharemos com a empresa e sindicato antes de assinar o contrato. Minha luta é  para que haja a absorção dessa mão de obra. É melhor do trazer gente de fora. Quanto ao polo passivo dos débitos, ele deve ser resolvido junto à Justiça do Trabalho. Isso não é da competência da Prefeitura, é entre o empregado e o empregador”, comenta o prefeito.

Táxi e Mototáxi

Sobre as reivindicações dos taxistas e mototaxistas o prefeito conta que todas as agendas com a categoria foram atendidas por ele, pelo secretário da Semtran e procuradores. “Atendemos a todas as reivindicações. Existe uma lei Federal que permite que haja a hereditariedade. Nesta semana recebemos a notificação sobre a transferência dos taxistas e mototaxistas. Eles em nenhum momento nos procuraram para resolver isso. Foi simplesmente através da notificação. O problema é que temos que corrigir uma lei feita por outras administrações que foi apontada como inconstitucional por vício de origem. E estamos trabalhando para arrumar também essa lei”, esclarece Mauro Nazif.

Fonte:  Rebeca Barca | Fotos: Comdecom
 
 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)