Quinta-feira, 18 de outubro de 2007 - 09h23
Onde se comenta o que foi e o que não foi notícia
PESAR
Lamento o falecimento do engenheiro Fernando Fonseca, gerente da Eletronorte em Rondônia, ocorrido na madrugada de hoje em Belém. À Júlia Arcanjo os meus sinceros sentimentos.
++++
PERDA
Rondônia perde um grande homem público, que deixou sua contribuição em vários setores, inclusive foi o precursor da luta pelo aproveitamento do gás natural de Urucu, ainda no início da década de 1990.
++++
CANDIRU
O peixinho candiru, conhecido nos países de língua castelhana como "canero", é uma espécie de bagre. Ao ler esta informação a "ficha caiu". Talvez seja essa a explicação de os ecologistas não quererem a construção das usinas do Madeira. Pela preservação do candiru, já!
++++
MADEIRA
Falando nisso, técnicos do Ministério das Minas e Energia, da Empresa de Pesquisas Energéticas (EPE) e da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL estão batendo cabeça e não se entendem sobre as Usinas do Rio Madeira. Acredito que não é incompetência, pois eles só trabalham com isso, mas má vontade. A resistência às hidroelétricas começou com os ongueiros, passou para os xiitas do Ibama e agora está em outro segmento do mesmo setor ambientalista.
++++
TEMPO
"O tempo é senhor da razão", era uma das frases que o ex-presidente Fernando Collor usava estampada na camiseta, fazendo marketing pessoal e mandando recados. Lembrei dela ao ver a nossa – me refiro à Imprensa – pressa em publicar fatos, sem checar, e a nossa demora em desmenti-los.
++++
FRASE
"O PMDB é um partido tão carente de nomes de expressão que precisaria importar alguém como Aécio para ter alguma chance de vencer". Ricardo Noblat analisando a impossibilidade do governador de Minas se tornar o candidato à reeleição de Lula, a convite deste, pelo pmdb, devido a decisão do TSE, sobre fidelidade partidária.
++++
PAPAGAIO ACAGÜETE
Segundo a Agência G1, um papagaio ficou gritando "oi" e o dono acordou, encontrando um ladrão preparando para fazer a limpa na casa dele. Lembrei-me de uma piada. "Diz que..." (em piada é assim, em estória se diz "era uma vez...")
++++
PIADA
... o Pinochet era o ditador do Chile e veio ao Brasil, visitar o ditador de plantão. À noite foi dar uma esticada em uma boate, onde havia um papagaio que recebia o s clientes. Ao ver a porta abrir o papagaio falava, em castelhano: "Adelante, señor, entre, ponga-se a vontade..." Pinochet ficou doido e mandou um segurança comprar a ave. A 'madame' não queria vender, mas o segurança a 'convenceu' a não recusar a oferta. De volta a Santiago, Pinochet convocou uma reunião do ministério para exibir o papagaio.
++++
CONTINUAÇÃO
A ave foi instalada em um poleiro de ouro na porta da sala de reuniões e começaram a chegar os ministros da Saúde, da Educação e outros, todos civis. Todos ficavam maravilhados em ouvir o papagaio repetir: "Adelante, señor, entre, ponga-se a vontade..." Pinochet estava radiante. Até que chegaram os ministros militares. Ao vê-los o papagaio arrepiou as penas e em voz estridente gritou: "Arriba putas! Chegou la policía!!!"
++++
LEI DA FÍSICA
Uma autoridade municipal, ao defender a mudança das catracas do ônibus para o fundo do veículo, disse que quando o passageiro entra pela porta da frente e o ônibus começa a mover, o passageiro fica "contra a [lei da] gravidade". Então está mais que justificada a mudança, não queremos ver ninguém flutuando por aí...
++++
INTERPRETAÇÃO
O senador Arthur Virgílio, líder do PSDB no Senado, não votou contra a indicação do engenheiro Miguel de Souza ao cargo de diretor do DNIT, na sessão de terça-feira. Virgílio protestou contra a inversão da pauta. Entendi desta maneira quando li a matéria da Agência Senado e o portal "Congresso em Foco" teve o mesmo entendimento.
++++
ATENCIOSAMENTE
Previsto para entrar em funcionamento no próximo dia 9, domingo, o passeio na antiga litorina da Estrada de Ferro Madeira-Mamoré, vai ampliar as opçõe
Um partido envelhecido precocemente
Uma matéria do jornalista Eduardo Militão, da sucursal de Brasília da UOL descreve o desgaste interno e externo do partido MDB
Ministério da Agricultura liberou mais 31 novos agrotóxicos
Efeitos deletérios da tragédia de Brumadinho