Sexta-feira, 26 de novembro de 2010 - 16h31
Pacientes se acumulam no chão a espera de atendimento;
hospital atende em mais de 100% de sua capacidade
Calamidade e desolação. Essas são as palavras que, “infelizmente”, definem o atual estado do pronto socorro João Paulo II, em Porto Velho - o único de Porto Velho -, segundo avaliou a presidente do Conselho Regional de Medicina de Rondônia (Cremero), Inês Motta.
Em inspeção surpresa ao pronto socorro, na manhã da última quinta-feira (25), a comissão de fiscalização do Cremero flagrou cenas e fatos que, segundo Inês Motta, causam tristeza e revolta, explicitando a falta de condições de trabalho para o médico e de atendimento aos pacientes. Clique AQUI e assista vídeo da TV Candelária.
“A visita foi realizada sem aviso prévio, atendendo a denúncia de médicos e de pacientes. O que pudemos observar foi o descaso com que as autoridades tratam a saúde da população. Encontramos um Hospital que mais parecia um enfermaria do front de guerra”, explica Inês Motta.
Segundo relatório que o Cremero encaminhará ao Ministério Público, à Secretaria de Estado da Saúde e ao CFM, o hospital atende em mais de 100% além de sua capacidade, o que causa o acúmulo de pacientes no chão. “O hospital dispõe de 131 leitos para internação, dez leitos de UTI e quatro na UCE, mas, segundo as informações colhidas no local, está com mais de 300 pacientes internados”.
Embora o diretor-executivo afirme que os pacientes são medicados, a fiscalização do Cremero recebeu informação de que nem os analgésicos são prescritos, “havendo necessidade, muitas vezes, de os médicos ligarem ao diretor-clinico para solicitar a medicação”.
Outro problema detectado durante a fiscalização é o corpo clinico, formado por dois cirurgiões, dois clínicos gerais, um anestesista, um intensivista e dois ortopedistas, “funcionando em escala de plantão de 12 horas e sobreaviso das demais especialidades”.
Para a presidente do Cremero, o quantitativo de profissionais para prestar atendimento é insuficiente, levando ao absurdo dos pacientes ficarem sem atendimento médico por mais de sete dias, “conforme declaração dos mesmos”.
Os médicos ortopedistas além de suas atividades de urgência são obrigados a passar a visita em 148 pacientes internados, muitos deles há mais de 60 dias aguardando transferência para o Hospital de Base ou encaminhamento para os hospitais credenciados pelo SUS para a realização dos procedimentos cirúrgicos.
Além da presidente do Cremero, Inês Motta, participaram da fiscalização, o presidente do Sindicato Médico de Rondônia, Rodrigo Almeida, o promotor de justiça Hildon Lima Chaves. A inspeção foi acompanhada pelo diretor-executivo do João Paulo II, Paulo Ricardo, pelo diretor geral do hospital, Rodrigo Bastos de Barros, e pelo diretor clinico, Franklim Almeida.
Durante a fiscalização ficou constatado ainda a falta de visita médica dos ortopedistas aos pacientes (mais de 11 dias) e falta de informação sobre suas condições. “Enfermarias não extremamente quentes e há falta de água e papel higiênico. O atendimento de enfermagem é péssimo e tem um paciente diabético com 65 anos que, há mais de quatro dias, não recebe medicação. Por falta da medicação o paciente é forçado a se submeter a coleta de sangue seriadas para aferição de glicemia. Existem outros problemas que serão apontados no relatório”.
Ao final da inspeção, a equipe do Cremero realizou reunião com os médicos plantonistas e a comissão de fiscalização, para debater os principais problemas daquela unidade de saúde. Na ocasião foi solicitado que os diretores providenciem melhoria no atendimento a população.
Fonte: Ascom/Cremero
Prevenção do Câncer de Próstata
Câncer de próstata, entenda quais condições que afetam a glândula prostática do homem.Veja a entrevista:
Governo de RO reafirma empenho com transparência e eficiência no atendimento à saúde em reunião
Com a finalidade de apresentar os avanços no setor de saúde e as obras em andamento nas unidades hospitalares do estado, diretores, coordenadores e
Reta final: obras no Hospital de Guajará-Mirim avançam e chegam aos 92%
As obras no Hospital Regional de Guajará-Mirim avançam e estão 92% concluídas. Estão sendo executados os serviços nos sistemas hidrossanitários, elé
Saúde de Ji-Paraná recebe novos e modernos equipamentos
A excelência no atendimento do sistema de saúde é missão precípua da Prefeitura de Ji-Paraná, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), qu