Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 10/12/10


 

Novos rumos

Liderados pelos governadores de Minas Gerais Aécio Neves e Geraldo Alckmin de São Paulo, os tucanos – cansados de apanhar dos petistas na última década - estudam uma refundação do PSDB para fazer frente aos petistas, que com Dilma Roussef vão chegar a 12 anos do Palácio do Planalto. O próprio ex-presidente Fernando Henrique Cardoso deverá comandar os estudos a respeito

 

Expedito expulso?

Em Rondônia, por não ter seguido a orientação do Diretório Estadual, comandado por Aparício Carvallho, nas eleições desde ano quando o PSDB decidiu apoiar no segundo turno João Cahulla, já se fala na expulsão do ex-senador Expedito Júnior e cia, por infidelidade. Nem vai precisar: Expedito estaria com um pé no PR que tem como presidente regional, seu amigo, o prefeito Laerte Gomes.

 

Furtos aumentam

Levantamentos recentes apontam o aumento em 30 por cento de furtos a residências durante as férias. É preciso, portanto, que todo esse povo que esta saindo de viagem que se cuide, já que os bandidos estão a espreita. Outra coisa: aumentou terrivelmente os assaltos através de duplas de motoqueiros em cima de funcionários públicos em dia de pagamento na capital. Coisa de louco!

 

Coisas impossíveis

Rondônia é realmente e a terra da realização das coisas consideradas impossíveis. Amir Lando cassou Collor; Ivo Cassol saiu da pequena Rolim para ser governador em dose dupla, com direito a reeleição e e agora o senador Valdir Raupp chega à presidência do Diretório Nacional do PMDB, substituindo Michel Temer. É Rondônia na berlinda!

 

A confraternização

Por falar no barbudo queixada, mesmo nos tempos difíceis, quando foi derrotado ao governo em 98, amargando quatro anos no ostracismo em Brasília – Raupp nunca deixou de se confraternizar com a imprensa de Rondônia nos finais de ano, prestar contas de seu trabalho, cultivando seus laços de amizade com os jornalistas. Cito isso porque a iniciativa tem sido rara nestas bandas.

 

Dois bicudos

Neste final de governo têm ocorrido desavenças entre o atual governador João Cahulla (PPS) e o ex-governador Ivo Cassol (PP). Isso porque alguns secretários recebem ordens do atual governador, mas antes de obedecer, vão confirmar as orientações com o governador anterior. Às vezes as ordens não coincidem e a coisa tem causado certa confusão no primeiro escalão neste final de governo. Esta virando a casa da Mãe Joana.

 

Novo secretariado

Esta marcada para hoje a divulgação de alguns nomes do secretariado do governador eleito Confúcio Moura. Sabe-se, antecipadamente, que o  PSB do deputado federal Mauro Nazif deve emplacar o secretário de Administração; o PDT do senador Acir Gurgacz é favorito para indicar o Detran; o PMDB de Valdir Raupp, o Devosp, o DEM de Bianco a Secretaria da Agricultura e assim por diante.  Na próxima semana sai o restante.

 

Do Cotidiano

Anunciando tragédias

Enquanto cursava doutorado na Universidade de Lancaster, no Reino Unido, onde esteve entre 2002 e 2006o pesquisador brasileiro Jó Ueyama tomou conhecimento da existência de um sensor de monitoramento de enchentes para rios britânicos desenvolvido pelo cientista inglês Daniel Hughes. “Na época, pensei na viabilidade de trazer essa ideia para o Brasil, que também sofre muito com enchentes”, diz Ueyama.

Desde então aprofunda a tese de que uma rede de sensores sem fio capaz de alertar autoridades sobre inundações iminentes poderá ser uma importante ferramenta de auxílio aos órgãos de defesa civil. Foi assim que chegou à elaboração de um equipamento de monitoramento que também é capaz de medir a poluição dos rios.

Jó Ueyama, cientista do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação da Universidade de São Paulo (ICMC-USP), em São Carlos, conseguiu fazer com que a poluição seja avaliada por meio da condutividade elétrica da água. Quanto mais limpa estiver a água, menos eletricidade será capaz de conduzir. Ou seja, quanto maior a condutividade elétrica medida, maior será o grau de poluição.

A pesquisa para o desenvolvimento da rede de sensores foi promovida por meio do Programa Jovens Pesquisadores em Centros Emergentes. Sob o título “Explorando o paralelismo e a reconfiguração dinâmica em redes de sensores”, o projeto de Ueyama recebeu uma aplicação prática depois de uma sugestão vinda de Daniel Hugues, seu ex-colega de doutorado.

 Para isso, o pesquisador brasileiro convidou Hughes, que atualmente é professor da Xi'an Jiaotong-Liverpool University (XJTLU), na China, para vir ao Brasil apresentar seu trabalho. O pesquisador britânico esteve em São Paulo em janeiro de 2010, na modalidade Auxílio à Pesquisa – Pesquisador Visitante, em apoio à proposta era desenvolver uma rede de sensores de enchentes baseada na cidade de São Paulo.

“Utilizamos no Brasil outro sensor e outro software”, disse Ueyama, explicando que a detecção de poluição também foi uma adaptação que não havia no projeto original inglês. O equipamento brasileiro ainda conta com um terceiro sensor inédito, voltado à detecção de tentativas de furto do aparelho.

 

Via Direta

*** Recém-empossado o deputado Daniel Pereira (PSB- Cerejeiras)  esta fazendo questão de mostrar serviço *** Fala mais do que o homem da cobra: toda hora ocupa a tribuna para um novo discurso *** Em Brasília a bancada federal se movimenta para impedir  o contingenciamento de recursos para obras federais em Rondônia *** Também existe o risco de corte de emendas parlamentares.

 

Siga o Gentedeopinião no Gente de Opinião



Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História


 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)