Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Trairagem torna eleição na ALE uma grande incógnita


Trairagem torna eleição na ALE uma grande incógnita - Gente de Opinião

A poucos dias da eleição da nova mesa diretora da Assembléia Legislativa – especialmente do novo presidente da Casa – o que se vê é a trairagem rolando solta. Vários parlamentares que apóiam a candidatura do favorito, o deputado Valter Araújo (PTB-Porto Velho) têm almoçado com o líder trabalhista e jantado com o governador Confúcio Moura, tratando dos seus interesses políticos para os próximos quatro anos – e já se juntando ao ungido do Palácio Presidente Vargas, Jesualdo Pires. Pelo menos três já teriam virado a casaca nas últimas horas.

Favorita até a semana passada para a peleja – falou-se em apoio de até 15 parlamentares – a chapa formada majoritariamente  pelos deputados  eleitos na chapa da dupla Ivo Cassol/João Cahulla  nas eleições do ano passado, se declara um “bloco independente” visando valorizar o Legislativo. Em nota a imprensa, Araújo busca marcar esta posição acenando que sua eventual vitória não significará uma derrota do governo.

Não é o que pensam os governistas, ligados à candidatura do deputado Jesualdo Pires que falam numa virada contra o cassolista Valter Araújo. “Nem com confinamento dos deputados – numa alusão ao que foi feita por Natanael Silva na década passada – os cassolistas levam esta”, garantem já animados. Conforme eles, 12 deputados já subscreveram a nominata da chapa apoiada pelo governador Confúcio Moura.

Como pelo menos seis deputados ainda transitam pelas duas chapas, a eleição marcada para o dia 1º de fevereiro já esta se transformando numa grande incógnita.  Nos bastidores, Ivo Cassol trabalha por Valter Araújo e o governador Confúcio por Jesualdo.

A impressão que dá, nesta altura do campeonato, é que a maioria dos deputados eleitos para a próxima legislatura está sondando os dois lados, acendendo velas para santos diferentes e buscando vantagens políticas em suas bases eleitorais.

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoDomingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Dividir causa desgraçasA Amazônia é ou não é “patrimônio da humanidade”? Essa expressão, inocente na aparência, traz confusões, armadilhas e perigo

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

Vender barato ou fazer renderCom as radicalizações verificadas em todo o mundo, processo em que a corrente no poder se julga no direito de aniquila

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

De pinguins a mutunsUma das mais famosas afirmações do dramaturgo William Shakespeare – “Da loucura dos grandes não se pode descuidar” – foi mais u

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Abacaxis ou soluçõesUm antigo e divertido filme do cineasta Seth MacFarlane ensinava “Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola”. Claro que um milh

Gente de Opinião Domingo, 20 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)