Quarta-feira, 26 de janeiro de 2011 - 15h32
Convocação
O governador Confúcio Moura informou pelo seu BLOG (claro, sempre por ele) que convocaria a Assembleia Legislativa Extraordinariamente para análise e votação de matérias urgentes de interesse do Executivo Estadual. Despachado pelo Palácio para convocar os parlamentares, o secretário Ricardo de Sá, Chefe da Casa Civil, encontrou fechados os gabinetes dos parlamentares, inclusive o do presidente.
Desconfiômetro
O que o Governo não desconfiou é que, nos poucos dias que antecedem a eleição da nova Mesa Diretora do Poder Legislativo, em especial quando se avizinha disputa, a tradição é dos partidários de quem vai ganhar desaparecerem como num passe de mágica. A regra é confinamento.
Ingênuo
É patética a forma pela qual os governistas tentam articular uma candidatura à presidência da ALE. Os parlamentares mais alinhados ao governador não conseguem falar a mesma linguagem e os egos estão inflados. O que demonstra a ingenuidade com que o Palácio tem tratado dos problemas políticos mais complexos. Esta coluna havia alertado para a ameaça de derrota do governador na escolha da nova Mesa da ALE. A ameaça está para ser confirmada.
Confinamento
Dizem que o astuto e 'liso' (entenda como ensaboado) deputado estadual Valter Araújo (PTB) hospedou um grupo de deputados estaduais numa bucólica fazenda as margens do Rio Mequéns. O grupo é em número suficiente para dar a Valter Araújo a vitória para a presidência da Assembleia Legislativa. Os confinados assistem confortavelmente aos noticiários por satélite e internet, mas estão proibidos de usar os celulares e os e-mails.
...enquanto isso
O chefe da Casa Civil tenta a todo custo localizar os parlamentares para cumprir a missão governamental de convocar o Legislativo extraordinariamente. Que baita ingenuidade... Só pode ser gente que ainda acredita nos devaneios de Mangabeira Unger.
Dificuldade
Um assessor de Confúcio Moura revelou à coluna - pediu anonimato para não ser demitido pelo temerário BLOG - que as chances de um parlamentar afinado ao Palácio Vargas reverter o favoritismo de Valter Araújo são mínimas. Isso para não dizer nulas. Os governistas oferecem como alternativa o nome do deputado Jesualdo Pires, ou outro qualquer. Reza a lenda que: quem tem mais de um candidato, não tem nenhum.
Barricadas
Podem registrar aí: confirmando-se a eventual vitória de Valter Araújo para a presidência da Assembleia Legislativa, a oposição, os deserdados, os descontentes e os 'aliados eventuais' do governo vão levantar suas barricadas a partir daquele Poder para fazer valer seus interesses. Confúcio Moura prometeu divulgar todas as conversas entabuladas pelo BLOG. A ameaça vai terminar obrigando o Executivo Estadual dialogar com os principais atores políticos locais por meio de terceiros. Significa dizer: se rende por bem ou por mal.
Cortes
O Governo Federal prepara um corte profundo no orçamento de 2011. A facada tende a alcançar obras estruturantes essenciais para Rondônia, a exemplo da recuperação e alargamento da BR 364, das Pontes, dos viadutos e as emendas parlamentares destinadas aos municípios. Dizem que a lâmina vai ser passada sem dó nem piedade.
Resistência
Mas nem tudo é notícia ruim para os prefeitos, visto que 2012 é ano de eleição para os municípios e a grana deverá voltar a irrigar as arcas dos alcaides amigos da Corte. O problema é aguentar as críticas por mais de doze meses e sair ileso.
Crises
Alguns prefeitos rondonienses vão ter dificuldades para conseguir se reeleger. Os prefeitos de Cacoal, Guajará-Mirim, Machadinho, Jaru, Espigão do Oeste, Vilhena, Alta Floresta e Rolim de Moura não estão bem com seus eleitores. Se as eleições fossem hoje, todos seriam derrotados. De forma humilhante.
Arrastão
Finalmente, parece que a municipalidade decidiu agir e acabar com a farra noturna nos postos de gasolina, onde jovens de todas as idades enchem a cara com álcool e droga. Além dos problemas causados aos moradores que residem perto destes postos, as avenidas eram totalmente obstruídas com carros parados no meio da rua. Antes tarde do que nunca um basta neste abuso. Álcool em posto de gasolina somente no tanque do carro. Encher a cara, façam como eu: vão a um boteco. De táxi, para evitar outras complicações.
Desistindo
Pelo menos um dos auxiliares do atual governador começa a dar sinais de exaustão e sinaliza que vai jogar a toalha na primeira oportunidade. As queixas foram ouvidas por mais de uma pessoa. Como é tradição mudar auxiliares nos primeiros cem dias de governo, o queixoso tentará resistir até lá. Qual a razão dessa fadiga tão precoce?
Posse
A convite do senador Valdir Raupp (PMDB), este escriba assiste a posse dos novos senadores da galeria dos convidados da Câmara Alta, no próximo dia 1º de fevereiro. Alguns colegas jornalistas rondonienses também confirmaram presença na Capital Federal. Uma boa oportunidade para colocarmos em dias nossas conversas de bastidores regadas ao velho malte do reino saxão.
Registro I
Este cabeça-chata registra, com pesar, o falecimento, neste domingo, em Porto Velho, do coronel Soares, com o qual compartilhou uma sadia amizade por alguns bons anos. Coube a ele (e ao Tenente Coronel Rauppental) a segurança da campanha de reeleição do Senador Valdir Raupp e da deputada federal Marinha Raupp. Sobe ao andar de cima para missões mais nobres.
Registro II
Com igual consternação, registra também o falecimento da senhoraAnelides Conceição Aires Moura, mãe do governador Confúcio Moura, ocorrido também neste domingo (23), em Ariquemes. E envia suas condolências à família enlutada.
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t
Vencido o pleito é hora de Leo Moraes desfazer o palanque
VIRADAEmbora a maioria dos analistas políticos não acreditasse numa virada espetacular de Leo Moraes sobre Mariana Carvalho, esta coluna cravou aind