Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Uma coluna sem papas na língua 01/02/11


 Uma coluna sem papas na língua 01/02/11 - Gente de Opinião

 
Com favoritismo

Com pinta de favorito, o deputado estadual Valter Araújo (PB-Porto Velho) chega hoje com a faca e o queijo na mão para alçar vôo á presidência da Assembléia Legislativa e se tornar um poderoso candidato a Prefeitura de Porto Velho no ano que vem aproveitando todo o divisionismo da nova base aliada. Sua articulação trabalhou forte nas últimas horas para manter a vantagem inicial – e afastar alguma possível zebra.

 

A terceirização

A iniciativa do governador Confúcio Moura em terceirizar a saúde, como forma de reagir mais rapidamente contra o caos instado no setor não teve apoio das esferas judiciais que taxaram a medida de ilegal. Com isso, o governo estadual vai ter que estudar outras medidas emergenciais para atender uma demanda reprimida de pacientes. No entanto, mesmo em dificuldades, o quadro no Hospital João Paulo II já é outro.

 

Grande momento

Recebi e agradeço o convite formulado pelo senador Valdir Raupp e a deputada Marinha para a posse dos eleitos hoje, dia 1º de fevereiro em Brasília. Infelizmente, os compromissos locais me impediram de prestigiar o casal que vive seu melhor momento na política. Raupp é presidente nacional do PMDB e líder do governo no Senado. Marinha é a grande campeã de votos do estado, recordista de mandatos.

 

Língua solta

Em sua reaparição, o ex-governador Ivo Cassol (PP) que toma posse no Senado nesta terça-feira, voltou com a língua afiada, sempre polêmico e caçando encrenca com o PMDB, a quem acusa de ter sabotado seu governo. Não poupou também e caçou encrenca até com a OAB local que esta em campanha contra as aposentadorias dos ex-governadores. Nas rádios e nos jornais que visitou o discurso foi o mesmo.

 

Falta planejamento

É o velho problema da falta de planejamento que ronda as esferas governamentais em Rondônia. Foi o que aconteceu em Porto Velho e o DNITT com a construção dos viadutos na BR 364, cruzamentos com a Jatuarana e Campos Sales. Só agora é que vão tentar resolver os problemas de indenização das famílias situadas nas proximidades das obras. Haja demora e os gargalos do trânsito acontecem justamente nestes pontos críticos.

 

Nos municípios

Passada a posse dos deputados estaduais, federais e senadores, que ocorrem hoje, a classe política se voltará as eleições municipais de 2012. Vários parlamentares – estaduais e federais deverão se envolver  diretamente na disputa municipal – caso dos deputados federais Mauro Nazif (PSB)  dos estaduais Valter Araújo (PTB), Jesualdo Pires (PSB), Euclides Maciel (PSDB), Glaucioni Neri (PSDC), entre outros.

 

Novas lideranças

Novas lideranças, nomes considerados emergentes, começarão suas trajetórias a partir de agora, como o deputado federal Padre Tom, uma grande esperança do PT na Câmara Federal. Em Porto Velho, na Assembléia Legislativa a expectativa é grande em torno do nome do deputado estadual  Davi Chiquilito Erse (PC do B), filho do  falecido prefeito Chiquilito, que marcou época na capital e que deixou saudades.

 

 

Do Cotidiano

Combustível ecológico

Imagine algo bem nojento e inútil. Esgoto? Agora imagine um combustível limpo, ecológico, superior. Hidrogênio? Pesquisadores brasileiros e uruguaios estão arrancando hidrogênio do esgoto e o transformando em energia.

Um projeto de pesquisa que integra a geração de energia e o controle da poluição ambiental rendeu a docentes e estudantes da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC - USP), a primeira colocação na quinta edição do Prêmio Mercosul de Ciência e Tecnologia, na categoria Integração.

O trabalho foi feito por pesquisadores do Laboratório de Processos Biológicos da EESC, em parceria com colegas da Universidade da República (Udelar), no Uruguai.

O estudo propõe a produção de hidrogênio como fonte de energia renovável, em alternativa aos combustíveis fósseis, a partir do tratamento de águas residuárias. Um dos coordenadores, Marcelo Zaiat, professor do Departamento de Hidráulica e Saneamento da EESC, explica que a produção biológica de hidrogênio pode ocorrer por duas vias: fotossíntese e processo fermentativo.

“A produção fermentativa foi o tema abordado na pesquisa, que objetivou o desenvolvimento de biorreatores anaeróbios e o estudo das melhores condições para produção de hidrogênio. A fermentação é tecnicamente mais simples e, nesse caso, o hidrogênio pode ser obtido a partir da matéria orgânica presente em águas residuárias”, disse Zaiat a respeito do projeto.

 Segundo ele, o processo anaeróbio de conversão de matéria orgânica divide-se basicamente em duas fases: acidogênica e metanogênica. O hidrogênio é obtido na primeira fase (acidogênica), a qual é mediada por organismos que consomem a matéria orgânica das águas residuárias e produzem ácidos orgânicos, álcoois e hidrogênio.

“O desafio nessa fase está no desenvolvimento de reatores biológicos mais adequados para essa conversão, permitindo a maximização da produção de hidrogênio.
 

 

Via Direta

*** O presidente da ALE Neodi Carlos se despediu do cargo no final de semana atendendo reivindicações dos servidores *** Com a posse da deputada eleita Ana da Oito, pela primeira vez o município de Nova Mamoré terá representante no parlamento estadual ***Manelão já começou a venda das camisetas da banda do vai-quem-quer e pede a colaboração dos foliões. Vamos colaborar gente!   

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião   /  AMAZÔNIAS   /  RondôniaINCA   /   OpiniaoTV / Eventos
 Energia & Meio Ambiente   /   YouTube  / Turismo   /  Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Os clãs políticos rondonienses já formados e outros em criação já se preparam para as eleições de 2026

Sem perdãoHá pessoas que se dizem cristãs, mas abrem caminho ao inferno ao ofender os semelhantes, esquecendo que uma das principais lições do crist

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

Dá pena de ver a situação a Av, 7 de setembro no centro antigo de Porto Velho

O jogo da Amazônia Em todo o mundo se tornou obrigatória a pergunta “e agora, com a eleição de Trump nos EUA?” Mao Tsé-tung disse que se os chinese

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

É bem provável que ocorra uma regionalização de candidaturas ao Palácio Rio Madeira

DesbranqueandoA jornalista brasileira Eliane Brum, descendente de italianos e filha de pai argentino nascida em Ijuí, Noroeste gaúcho, certo dia dec

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

A classe política está querendo antecipar o processo eleitoral de 2026

Tartarugas humanasO desmatamento e a piora do clima causam prejuízos generalizados aos povos amazônicos. Os que mais assustam são as perdas na agri

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)