Terça-feira, 1 de fevereiro de 2011 - 14h24
Susto
O grupo de deputados estaduais que estaria fechado com Valter Araújo, candidato a presidência da Assembléia Legislativa de Rondônia, confinados em lugar incerto e não sabido, levou um susto na madrugada de ontem quando circulou o rumor de que três deles teriam abandonado o confinamento para se reunir com os articuladores palacianos que trabalham pela candidatura de Jesualdo Pires. Essa era a informação que chegou aos gabinetes dos membros da bancada federal, em Brasília,
Reviravolta
Nas primeiras horas desta terça-feira, os governistas não escondiam o entusiasmo em reverter o quadro e desbancar o favoritismo de Valter Araújo. A demora e a falta de objetividade dos operadores palacianos favoreceu o crescimento da postulação do astuto Valter Araújo.
Capilaridade
Ao decidir entrar com toda força neste processo, o governo jogou por inteiro a sua capilaridade política para reverter o favoritismo de Araújo. Um lance perigoso ao colocar seu cacife em favor de Jesualdo Pires, pois entrou num jogo com as cartas já distribuídas. Apesar do poderio governista, a capilaridade não está sendo suficiente para reverter a quadro.
Articulador
O suplente de senador Tomás Correia (PMDB) passou as últimas vinte e quatro horas, em nome do governo, à frente das conversações para fazer de Jesualdo Pires (PSB) o novo presidente do Legislativo.
Competência
Hábil no verbo e gentil no trato com o interlocutor, coube a Tomas Correia protagonizar uma reviravolta na eleição da Assembléia Legislativa de Rondônia quando, na condição de prefeito da Capital, articulou a vitória do então noviço deputado estadual Sidney Guerra sobre o candidato do então governador Jerônimo Santana, Sadraque Muniz. Isso nos idos dos anos oitenta. Desta vez, porém, a experiência e o talento de Tomas Correia não foram suficientes para protagonizar uma nova virada.
Ameaça
Em Brasília, especialmente no gabinete do deputado federal Milton Capixaba, onde se aglomerava uma pequena torcida por Valter Araújo (PTB), surgiu à informação de que Valter Araújo possuía um documento que comprometeria os parlamentares petistas, na hipótese deles se debandarem em direção a postulação do governista Jesualdo Pires.
Constrangimento
Segundo os bastidores, Valter Araújo teria ameaçado tornar público o conteúdo do suposto documento, provocando um misterioso constrangimento aos petistas. Verdade ou não, os petistas decidiram ficar ao lado de Valter Araújo.
Promessa
A coluna apurou que dois deputados petistas, Hermínio Coelho e Epifánia Barbosa, haviam dado a palavra que votariam em Valter Araújo. Mas numa ligação supostamente dada pelo ex-deputado federal Eduardo Valverde aos articuladores palacianos teria ficado acertado que, se Pires arregimentasse dez deputados estaduais dispostos a enfrentar Araújo, os petistas somariam os três votos da bancada ao grupo. Suficientes para dar a vitória aos governistas. Ao que parece não passou apenas de promessa.
Consolidado
Não havendo um fato novo que surpreenda, Valter Araújo deverá sair, logo mais, vitorioso na disputa pela presidência da Assembléia Legislativa. Pelo menos essa era a sensação dos cardeais do PMDB.
Liderança
O senador rondoniense Acir Gurgacz assumiu a liderança do PDT no Senado Federal, o que o elevará a condição de membro do ‘alto clero’ do Congresso Nacional. As principais matérias levadas ao plenário daquele Poder são escolhidas pelo seleto grupo de senadores que compõem o Colégio de Líderes. Na condição de líder pedetista, Gugacz passará a fazer parte do seleto grupo.
Ribalta
Outro rondoniense que continua brilhando no cenário político nacional é o senador Valdir Raupp, agora guindado a presidência nacional do PMDB. Caberá ao Raupp a defesa dos interesses do partido dentro do consórcio governista de Dilma Rousseff. O primeiro embate é pelas indicações dos cargos do segundo escalão.
Sinecura
A ex-senadora Fátima Cleide está cotada para assumir um cargo ligado ao Ministério das Relações Exteriores que trata das questões dos países amazônicos. Uma sinecura que na verdade não tem muita serventia política mas que dispõe de certa regalia.
Prêmio
Já o ex-deputado federal Eduardo Valverde deverá ser indicado para ocupar ao cargo de Diretor de Operações da Eletronorte. Um prêmio pelo trabalho que prestou com competência nos principais embates travados com os tucanos no plenário da Câmara Federal.
Retornando
O controvertido deputado federal Milton Capixaba, que retorno a Câmara Federal depois de passar um tempo na berlinda devido denúncias de envolvimento na chamada ‘máfia sanguessugas’, passou o dia de ontem (segunda-feira) tentando cavar uma vaga na Comissão do Orçamento. Exatamente a comissão que mais protagonizou escândalos nas últimas legislaturas.
Desinformação
Não é verdade que o Conselheiro do Tribunal de Contas, José Gomes, esteja prestes a completar setenta anos, provocando a sua aposentadoria compulsória, conforme divulgou parte da imprensa rondoniense.
Pijama
José Gomes nasceu em agosto de 1943. Portanto, somente completa o tempo para a aposentadoria compulsória no ano de 2013. Em conversa com a coluna o conselheiro avisou que está bem de saúde e não pensa em vestir o pijama imediatamente. Pelo menos por enquanto.
Fonte: Robson Oliveira - robsonoliveirapvh@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente / YouTube / Turismo / Imagens da História
O ex-senador Valdir Raupp pode retornar à ribalta política em 2026
PLO encontro promovido em Ji-Paraná pelo PL revelou mais no que não foi dito do que o que falaram em seus discursos os líderes da direita rondoniens
Deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador
PROJETOEm conversa com este cabeça chata, o deputado federal Lúcio Mosquini (MDB) adiantou que projeta sair candidato a governador dependendo do cen
As eleições municipais rondonienses traçaram um novo cenário
TRANSIÇÃOAs equipes de transição foram indicadas pelo prefeito eleito Leo Moraes e pelo atual prefeito Hildon Chaves para que todos os dados sejam pr
Somente alguém muito ingênuo não previa pressão dos vereadores eleitos sobre o novo prefeito
TRANSIÇÃONão tem motivo para o prefeito Hildon Chaves não acolher o pedido do prefeito eleito Leo Moraes para adiantar a transição. Leo precisa de t