Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Leo Ladeia

Política & Murupi 16/03/11


 

Frase do dia

 

“Francamente, não adianta sonhar, nem falar, nem escrever bonito ou feio, o que preciso mesmo é melhorar a gestão pública no Estado.” – Confúcio Moura, governador de Rondônia, no seu blog.

 
 

Política & Murupi 16/03/11  - Gente de Opinião01-Fé cega, faca amolada I

Não tenho opinião formada sobre este ou aquele secretário de governo e sequer conheço alguns deles. De uma forma geral entretanto, observando o conjunto da obra – ou seria falta? – a equipe escolhida pelo governador deixa a desejar, salvo um ou outro secretário e em função de uma ou outra ação pontual. Pelo que se comenta, o governador estaria passando a lâmina na chaira e a carne fresca já estaria na mesa. Como entendo mais de acarajé que de churrasco, vejo espantado que o que ocorre é a fritura pública de nomes, o que é lamentável. 

Gente de Opinião02-Fé cega, faca amolada II

Era minha declarada intenção só falar sobre o novo governo após os três meses da tradicional lua de mel. Entretanto, como há o visível – já reconhecido até pelo próprio governador – descompasso entre tempo decorrido e resultado obtido, a operação para troca de secretários estaria em curso. Ainda bem, mas o crédito pela escolha e/ou aceitação equivocada dos seus auxiliares e, por conseqüência de êxitos ou fracassos é do governador. Secretários são demissíveis ad nutum.

Gente de Opinião03-Fé cega, faca amolada III

Que se proceda ao corte de cabeças ou substituição de pessoas como processo natural como em qualquer governo. Tenho aversão pela fritura. Se ao escalado para exercer determinada função falta competência, aptidão ou mesmo se ele não conseguiu reunir os meios para levar avante a tarefa deve ser trocado e sua substituição deve ocorrer para ajuste da máquina sem a execração. Afinal, há menos de três meses todos foram avisados sobre as metas a atingir. Logo...

Gente de Opinião04-Fé cega, faca amolada IV

Não conheço quais os critérios que foram adotados para escolha dos secretários do novo governo mas, a informação do próprio governador em entrevistas e pelo seu blog é que currículos e fichas limpas checadas pelo Ministério Publico  seriam primordiais. Claro que existem currículos impecáveis e fichas idem, mas em algum momento e em alguns casos tais critérios não foram observados. Sem emitir juízo de valor – o critério é algo pessoal – entendo que o problema maior é a aptidão ou falta dela para o cargo. Se a fé foi cega, então que se amole a faca.   

   

Gente de Opinião05-Fé cega, faca amolada V

Como tenho devoção por São Tomé mais que por qualquer outro santo, custo a acreditar que a idéia de se fazer o descarte seletivo de secretários tenha origem na denúncia feita pelo senador Cassol e por um motivo bem simples: a denúncia foi inominada, a menos que tenha havido contatos entre o governador e senador com a revelação por este dos nomes não citados na bombástica entrevista, sobretudo porque a fritura já ocorria e em fogo alto. Se tal conversa existiu, o senador teria dado uma ajuda providencial ao governador mas, de novo reafirmo minha devoção a São Tomé, “o Incrédulo”, por duvidar dessa possibilidade.      

Gente de Opinião06-Fé cega, faca amolada VI

“Antes tarde que nunca” é o dito popular para a ocasião e, independentemente de motivos e/ou de tempo, creio que está certo o governador ao tentar recompor a sua equipe. Não me arvoro a discorrer sobre o desempenho desta ou daquela área, até por desconhecer os projetos que estão em andamento em cada uma das secretarias, mas como todo pitaqueiro, preocupa-me o núcleo mais próximo do governador, que acaba por ter uma ascendência funcional tácita ou expressa sobre outras áreas. Boatos existem. A análise é de sua competência exclusiva.  

07-Mudando de faca pra garrucha...

No momento em que a sociedade brasileira ainda olha estarrecida para aquele pornográfico aumento que suas excrecências parlamentares se concederam no Congresso e que certamente irá afetar toda a folha de pagamento de estados e municípios, o governo de Rondônia – que repassou a imoralidade sem um pio – deflagrou um tiro no pé ao enviar um projeto à Assembléia Legislativa para que se concedam mais mimos aos secretários de estado que estariam encontrando dificuldade para alugar uma casa na Capital: R$ 4.500,00 para auxílio moradia. Ora, ora, ora. Contratem apenas quem tem residência na capital. Fim de papo.        

08-Fora de controle

Ontem foi o teste de fogo da Sesdec para debelar o tumulto ocorrido na Usina de Jirau que começou com um rififi entre os motoristas e os trabalhadores da obra. Como a coisa evoluiu para a baderna generalizada, a PM local recebeu reforço do COE e o conflito que começou na troca de turno, só parou às 3 da manha. 45 ônibus queimados, alojamentos destruídos, saques, terror e medo na pequena Jaci-Paraná. O secretário da Marcelo Bessa, grata revelação entre secretários do governo Confúcio, continua com a tropa no local. Fedeu carbureto, o bicho pegou geral e mesmo que fosse utilizado todo efetivo da PM estadual a tarefa para conter a turba seria complicada. Aí tem muito mais coisa para se investigar.   

09-Falando em Usinas

Atendendo ao pedido do senador Ivo Cassol, uma comissão do Senado deverá acompanhar os diversos estágios das obras que estão em andamento, analisar as compensações ambientais e estudar a legislação sobre royalties e ICMS dos estados produtores de energia. O pedido visa evitar que em Belo Monte venham ocorrer iguais problemas identificados pelo senador na construção das usinas do Madeira quando da construção da Usina Belo Monte. Apenas para esclarecer, o pedido aconteceu antes do quebra- quebra ocorrido ontem em Jirau.    

10-Fechando a porteira     

A vida da presidente Dilma não será um “mar de rosas”. Torneiras, canos, ralos e porteiras precisam ser fechados bem como a sanha por cargos e feudos. E por falar em porteiras, uma delas é a compra e fusão, por estrangeiros, de empresas brasileiras que possuam fazendas no Brasil. O bloqueio de novos negócios foi determinado por um aviso da AGU ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio que o repassará às juntas comerciais para impedir que operações de alterações acionárias de empresas que tenham áreas rurais com estrangeiros sejam feitas. E operações já fechadas podem ser suspensas na Justiça. Enfim! 

Gente de Opinião

Fonte: Léo Ladeia - leoladeia@hotmail.com
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

 

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Como cortar a própria carne sem anestesia

Como cortar a própria carne sem anestesia

A “tchurma do primário mal feito” disse: corte só depois da eleição. Dona Simone jurou: "Chegou a hora de levar a sério a revisão de gastos. Não é p

Deu o que o americano escolheu

Deu o que o americano escolheu

Assisti parte do “esforço jornalístico na reta final” das eleições nos EUA durante a madrugada e vi duas desmobilizações que não estavam previstas.

SUSP-Uma ideia jerical

SUSP-Uma ideia jerical

A segurança é importante demais para ficar apenas com um ministro A ideia do SUSP não é ruim e nem nova. É de 2018- Lei 13.675 – quando o Brasil vi

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Quem é com-Vicente? Será o Benjamin?

Sêo Benjamin do STJ foi à boca do palco e anunciou: “O STJ não vive uma crise exceto a de volume gigantesco de processos. O que temos são fatos isol

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)