Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Energia e Meio Ambiente - Internacional - Gente de Opinião
Energia e Meio Ambiente - Internacional

Comissão de senadores vem Rondônia no domingo para visitar usinas


 
O senador Ivo Cassol visitou na manhã desta quarta-feira (30) o ministro interino da Agricultura, Milton Elias Ortolan (o titular, Wagner Rossi, encontra-se em viagem ao exterior), em busca de recursos para serem aplicados nas feiras agropecuárias que acontecem nos principais municípios do estado. “Além de conhecer pessoalmente o secretário-executivo, que é quem libera as verbas, fomos levar nossa preocupação com o agronegócio, e as exposições são um reflexo da força de Rondônia na agropecuária”, disse Cassol durante a visita ao ministro.

Acompanhado do deputado federal Carlos Magno, Cassol mostrou ao ministro a evolução da agropecuária nos últimos anos e o crescimento bem acima da média nacional que Rondônia obteve nos últimos anos. Além disso, Cassol explicou ao ministro sua preocupação com o novo Código Florestal que está sendo discutido no Congresso, e que certamente irá beneficiar os produtores rurais de todo país.

O ministro garantiu apoio às reivindicações do senador e do deputado Carlos Magno e solicitou que as Associações encaminhem seus projetos básicos e pedidos de verbas para análise do Ministério, a fim de que não aconteçam atrasos nos repasses que forem aprovados.

Prefeitos e conselheiros visitam Cassol

Os prefeitos de Castanheiras, Alcides Zacarias, e de São Miguel do Guaporé, Ângelo Fenalli, estiveram reunidos com o senador Ivo Cassol na tarde desta quarta-feira. Mesmo com as sessões do Senado suspensas, em virtude do falecimento do ex-presidente José de Alencar, Cassol aproveitou o dia para atender os prefeitos, vereadores e autoridades do estado. “Não é porque as sessões estão suspensas que deixamos de trabalhar, pelo contrário, nessas horas é que aproveitamos para ler os projetos, atender os representantes da população rondoniense que nos procuram aqui no gabinete”, disse Cassol.

Também estiveram no Gabinete os professores Adilson Siqueira e Walterlina Brasil, esta presidente da Associação dos Docentes da Fundação Universidade Federal de Rondônia – ADUNIR. Os professores entregaram a Cassol um dossiê com fotos e reportagens da lamentável situação em que se encontra a UNIR em todos os municípios onde atua no estado. Cassol se comprometeu a levar as reivindicações dos professores ao ministro da Educação para que sejam tomadas as providências cabíveis que a situação exige. “É inadmissível que isso aconteça com uma instituição tão importante para Rondônia como é a UNIR, vamos ao ministro da Educação para que os alunos, servidores e professores sejam tratados com mais dignidade”, afirmou o senador.

Comissão de senadores vem Rondônia no domingo para visitar usinas

Atendendo à solicitação do senador Ivo Cassol, uma comissão de 5 senadores virá a Rondônia no próximo domingo (3) para se reunir com trabalhadores, Governo do Estado, deputados e empresários das usinas de Santo Antonio e Jirau. Os senadores Blairo Maggi (MT), Jorge Viana (AC), Acir Gurgacz (RO), Valdir Raupp (RO) e Rodrigo Rolemberg (DF), presidente da Comissão de Meio Ambiente, serão recepcionados por Cassol em Porto Velho e visitarão os canteiros das usinas para conhecerem a real situação em que as obras se encontram, uma vez que existem recursos federais aportados no empreendimento.

Cassol sugeriu no início de março a visita dos senadores aos canteiros durante uma das reuniões da Comissão, no intuito de mostrar os erros cometidos, os problemas que as obras conjuntas causaram para a população de Porto Velho e também para que fossem detalhadas as compensações previstas no empreendimento, já que os senadores estão preocupados com os reflexos que a construção da usina de Belo Monte, no Pará, irão causar à população e ao meio-ambiente assim que as obras começarem. “Infelizmente não viemos antes, provavelmente o protesto que aconteceu em Jirau poderia ter sido evitado. Mas com certeza não irão repetir os mesmos erros nas próximas obras de grande porte”, disse Cassol ao comentar a visita.

Os senadores chegam no domingo à tarde, sobrevoarão o canteiro de Santo Antonio e às 18:00 horas irão se reunir com os trabalhadores das duas usinas no Hotel Rondon. Em seguida, às 19:30 horas, os senadores reúnem-se com os representantes da Usina de Santo Antônio. Para segunda-feira (4) está previsto um café da manhã com o governador Confúncio Moura e o prefeito Roberto Sobrinho, às 7:30 horas no Palácio Presidente Vargas, e em seguida os senadores irão ao canteiro de Jirau, onde visitarão as instalações que foram depredadas e reúnem-se com os diretores do consórcio construtor da usina.

Às 13:00 horas os senadores almoçam com os deputados estaduais e em seguida reúnem-se com os representantes do Gabinete de Gestão de Crise (Governo do Estado, Assembléia Legislativa, T.R.T., T.J., M.P., Polícia Federal, Exército e outros). Em seguida, às 15:00 horas, está prevista uma entrevista coletiva à imprensa no Plenário da Assembléia Legislativa com retorno para Brasília previsto para às 17:00 horas.

Segundo o senador Ivo Cassol, “esta será uma excelente oportunidade dos senadores virem de perto o que eu falei durante tanto tempo. Não podemos repetir os mesmos erros em Belo Monte, por isso fiz questão que eles viessem a Rondônia para ver de perto a realidade das usinas”, afirmou.

Fonte: Marco Antônio
 

Gente de OpiniãoTerça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Energia Sustentável do Brasil assina termo de compromisso com ICMBio para investimento em unidades de conservação na Amazônia

Duas unidades de conservação na Amazônia receberão investimentos da Energia Sustentável do Brasil (ESBR), concessionária da Usina Hidrelétrica (UHE)

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

Teste de autorrestabelecimento é feito com sucesso na UHE Jirau

As Unidades Geradoras (UG) são desligadas para simular um apagão

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

SPIC - Chinesa tem pressa para comprar hidrelétrica Santo Antônio

As negociações duram mais de um ano, e agora a SPIC corre para concluir a transação antes da posse de Bolsonaro na Presidência

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

Mais de 940 mil m³ foram dragados do rio Madeira em 2018

O processo consiste em escavar o material que está obstruindo o canal de navegação e bombear o volume a pelo menos 250 m de distância desse canal.A

Gente de Opinião Terça-feira, 26 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)