Quinta-feira, 31 de março de 2011 - 21h13
O grupo de trabalho responsável pela elaboração do Sistema Estadual de Cultura encerrou suas atividades na última quarta-feira (30). Composto por 29 integrantes representando o governo e a sociedade civil, o grupo teve quatro reuniões, para estudar sistemas de todo o Brasil e adequá-los a realidade de Rondônia.
A gerente de Cultura da Secel, Cândrica Madalena “Bebel” explicou que os representantes foram convidados visando preservar e garantir a defesa da diversidade cultural do Estado, sendo um de cada segmento, mas que as reuniões foram abertas a participação do público “Precisávamos trabalhar a formação de um grupo fixo para elaboração do documento, mas em todas as reuniões recebemos produtores culturais que contribuíram muito para o resultado final”, afirmou a gerente.
Segundo Alexandre Ronald, assessor da Secel, o trabalho resultou na elaboração da minuta do projeto de lei que visa a implantação do Sistema Estadual de Cultura que compreende a criação do Conselho Estadual, o Fundo de Financiamento e a Lei de incentivo.
Bebel comenta ainda que a ação demonstra o compromisso do governador Confúcio Moura em construir uma política pública cultural para o Estado de forma democrática e participativa.
O produtor cultural representante do Movimento Hip Hop da Floresta, Edjales Benício concorda que Rondônia deu um grande avanço para construir de fato uma política pública para a cultura, “O governo fez sua parte junto com a sociedade civil. Agora é esperar que o parlamento também faça a sua” ressaltou.
Para o assessor da Casa Civil, Tomas Giovane, o atual Governo “tem a preocupação com o conhecimento e gestão pública moderna, priorizando o diálogo e a parceria entre a sociedade civil e segmentos do próprio governo de modo a fomentar ideias no sentido de realização de projetos que venham beneficiar o Estado” concluiu.
O secretário de Estado dos Esportes, Cultura e Lazer, Francisco Leilson “Chicão” reforçou que esse momento é dedicado a reconstrução da nova ordem cultural do Estado e acrescentou ainda que “ver o resultado final do trabalho deixa claro que todos os participantes estavam compromissados e interessados em deixar um legado para a história cultural de Rondônia”, finalizou Chicão.
Fonte: Decom
14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa amanhã, terça-feira (26)
Com o tema "Viver com Dignidade é Direito Humano", a 14ª Mostra Cinema e Direitos Humanos começa em Porto Velho na terça-feira, dia 26 de novembro,
X Festival Unir Arte e Cultura acontece de 25 a 30 de novembro, em Porto Velho e Cacoal
A Universidade Federal de Rondônia (UNIR) divulga a programação completa (clique aqui) da décima edição do Festival UNIR Arte e Cultura, que ocorrer
Rondônia no Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som
O MIIS-RO participa em Fortaleza, do II Fórum Brasileiro de Museus da Imagem e do Som, representado por seu coordenador técnico Joesér Alvarez. O eve
Grand Sauté Studio presenteia o público com duas apresentações
O Recital 2024 do Grand Sauté Studio promete encantar ainda mais o público, que será presenteado com duas apresentações, ambas no palco do Teatro Pa