Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Carlos Sperança

Sem planejamento teremos after day na capital


Sem planejamento teremos  after day na capital  - Gente de Opinião

Pós-usinas

O leitor mais atento deve estar acompanhando a preocupação externada por nossas lideranças a respeito do período pós-usinas. Tanto o governador Confúcio Moura, como o prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho, como os senadores Acir Gurgacz, Valdir Raupp e Ivo Cassol têm exteriorizado constantemente a preocupação.

 
After day

 A grande verdade, é que se não começar um planejamento sério a partir de agora a coisa vai virar um after day para a capital rondoniense. Sem contar que o poder público não tem conseguido acompanhar as demandas sociais criadas pela migração desenfreada  pelas obras usinas de Jirau e Santo Antonio: vivenciamos um colapso na saúde, caos na segurança, um inferno no trânsito etc. 

 
As alternativas
 
Se com um elevado índice de emprego, a criminalidade em Porto Velho se mantém na estratosfera, podemos imaginar o que o desemprego de milhares de operários poderá provocar nestas bandas a partir de 2013? O tempo é curto e o que se espera é que as secretarias municipal e de estado de planejamento comecem a botar a cuca dos seus técnicos para funcionar buscando alternativas.


 


Cargos federais

Finalmente o governo Dilma Roussef começa as nomeações do segundo escalão e dos cargos federais nos estados. Em Rondônia a expectativa é enorme em torno de nomeações para o Dnitt, Eletrobrás-Rondônia etc. As indicações passarão por aval dos deputados e senadores da bancada federal de partidos alinhados com o governo federal.

Sem planejamento teremos  after day na capital  - Gente de OpiniãoNomes cogitados

Vários nomes estão cogitados nos meios políticos para assumir cargos federais no estado. Da parte do PMDB, o ex-senador Amir Lando, dos petistas a ex-senadora Fátima Cleide, do PR,  ex-deputado federal Miguel de Souza, do PP, o ex-secretário de planejamento João Carlos, entre outros nomes.

 

Povos indígenas

Os deputados estaduais estão cada vez mais antenados e entrando firme na disputa dos votos nas aldeias indígenas rondonienses.  Com isso, por iniciativa do representante Zequinha Araújo (PMDB-Porto Velho), os povos indígenas serão objeto de homenagem no próximo dia 25, ás 15 horas, na Assembléia Legislativa.

 

As festividades

O município de Guajará Mirim festeja 82 anos de emancipação neste final de semana ganhando um pacote de obras na região. Além das obras já anunciadas, o governador Confúcio Moura pretende recuperar um trecho da Estrada de Ferro para fins turísticos. Já sobre a ponte internacional ninguém mais acredita.

 

 Coalizão rachada

PMDB e PT racham para o pleito de 2012. O PMDB sinaliza a candidatura do engenheiro Abelardinho Castro, atual secretário de Obras do governo estadual, enquanto que o PT vai escolher seu nome entre a ex-senadora Fátima Cleide, o deputado estadual José Hermínio e o vereador Cláudio Carvalho. Bela peleja.

 

Do Cotidiano

Vai faltar água

Sem planejamento teremos  after day na capital  - Gente de OpiniãoUma ilha é uma porção de terra cercada de água por todos os lados. Um sedento, no futuro, poderá ser um homem desesperado: ainda que cercado de água por todos os lados, ela será imprópria para seu consumo, muito cara ou destinada a outras finalidades que não sejam matar a sua sede.

Os dois principais inimigos da água necessária ao consumo humano foram criados pelos próprios seres humanos: primeiro, a contaminação hídrica; segundo, as necessidades alimentares. 

Para produzir um quilo de arroz são necessários 1.900 litros de água. A produção de um quilo de carne de frango consome 3.900 litros. E para produzir um quilo de carne de gado é preciso investir cerca de 5.800 litros de água.

Quando exportamos fartas toneladas de produtos agrícolas e carnes, estamos exportando com eles uma quantidade imensa das nossas melhores águas. E essas preciosas águas, que valerão no futuro muito mais que grãos ou carnes, não são acrescentadas ao preço dos produtos exportados: simplesmente vão como bônus para os importadores.

Muita água? − A questão que sobra dessa realidade, para a qual muitos brasileiros estão completamente desavisados, é se a atual fartura de águas será eterna ou ao menos conseguiremos evitar exportar tanta água de graça.

O biólogo Helcias Bernardo de Pádua, que vem se dedicando a pesquisas referentes ao consumo e aos estoques de água, afirma que, no tocante às reservas hídricas, o Brasil é atualmente o país mais rico em toda a Terra. Dispõe de 13,7% da água doce existente, além de ter a maior área úmida extensiva do planeta, formando o Pantanal e as florestas alagáveis na Amazônia.

Parece muita água, sem dúvida, mas para que ela seja tratada e conduzida às torneiras urbanas é necessário um investimento que vai além de simplesmente captar e canalizar o líquido.

“Para produzir 33 metros cúbicos por segundo de água tratada”, diz o professor Pádua, “uma estação como o Guaraú, no município de São Paulo, se gasta em média 10 toneladas de cloro, 45 toneladas de sulfato de alumínio e mais 16 toneladas de cal − por dia!”

São produtos químicos caros, substâncias lançadas na água com a necessária finalidade de tratá-la, mas que no final irão se depositar ou criar combinações químicas em outros meios (lodo, organismos, microssólidos), alterando a qualidade do ambiente em que se instalam.

 

Via Direta

*** O Dia do Jornalista foi comemorado ontem e a coluna agradece as manifestações de apreço recebidas *** Alguns diretórios municipais começam a debater o processo sucessório no ano que vem *** Neste final de semana, será a vez do PR iniciar as tratativas e abrir oficialmente sua campanha de filiações.

Gente de Opinião

Fonte: Carlos Sperança - csperanca@enter-net.com.br
Gentedeopinião / AMAZÔNIAS / RondôniaINCA / OpiniaoTV / Eventos
Energia & Meio Ambiente
/ YouTube / Turismo / Imagens da História

* O conteúdo opinativo acima é de inteira responsabilidade do colaborador e titular desta coluna. O Portal Gente de Opinião não tem responsabilidade legal pela "OPINIÃO", que é exclusiva do autor.

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Uma incógnita a volta de Valdir Raupp a política

Dividir causa desgraçasA Amazônia é ou não é “patrimônio da humanidade”? Essa expressão, inocente na aparência, traz confusões, armadilhas e perigo

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

O pau está cantando em cima dos garimpeiros ilegais no Parque Nacional dos Campos Amazônicos

Vender barato ou fazer renderCom as radicalizações verificadas em todo o mundo, processo em que a corrente no poder se julga no direito de aniquila

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

Os políticos rondonienses adoram eleger parentes

De pinguins a mutunsUma das mais famosas afirmações do dramaturgo William Shakespeare – “Da loucura dos grandes não se pode descuidar” – foi mais u

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Herdeiro de um legado caótico em Ji-Paraná

Abacaxis ou soluçõesUm antigo e divertido filme do cineasta Seth MacFarlane ensinava “Um Milhão de Maneiras de Pegar na Pistola”. Claro que um milh

Gente de Opinião Segunda-feira, 21 de abril de 2025 | Porto Velho (RO)