Sábado, 9 de abril de 2011 - 21h09
Sessão solene
O deputado federal Mauro Nazif (PSB-RO), confirmou a justa homenagem póstuma ao ex-deputado federal Eduardo Valverde, que será realizada terça-feira, dia 12, no plenário da Câmara dos Deputados. Justificando sua iniciativa, Nazif enalteceu a trajetória política e sindical do ilustre rondoniense bem como a sua dedicação ao PT.
Pedetistas em festa
A visita do ministro do Trabalho, Carlos Luppi, que também é presidente do Diretório Nacional do PDT licenciado, será festejada pelos pedetistas. O ministro desembarca nesta segunda-feira em Porto Velho, ladeado pelo líder do PDT no Senado, Acir Gurgacz e cumprirá visitações as usinas de Jirau e Santo Antônio. Pretende acompanhar de perto a retomada das obras.
Eleições municipais
Com a renovação dos diretórios municipais, os partidos estão dando o primeiro passo visando às eleições do ano que vem. Algumas legendas deverão manter seus comandos, casos do PT com Tácito Pereira, do PMDB com Dirceu Fernandes e do PSDB com Lindomar do Sandubas, enquanto que outras sinalizam para trocas, como ocorre no PP, PR e PTB.
Olha os reajustes
O funcionalismo público municipal e estadual está sendo contemplado com reajustes. O prefeito de Porto Velho Roberto Sobrinho anunciou o aumento dos municipais entre 14 a 21 por cento, enquanto que o governador Confúcio Moura confirmou ontem pela imprensa o percentual 6 por cento de aumento para os servidores estaduais.
Pesadas baixas
O Partido Social Democrático –PSD, recém criado pelo prefeito de São Paulo Gilberto Kassab, já está causando pesadas baixas aos Democratas. A estimativa das lideranças da nova legenda é que a sigla atinja uma bancada de 40 deputados federais. Desde o início da semana, o partido ganhou mais um representante no Senado, a senadora Katia Abreu (TO).
Ser frankstênico
O PSD, segundo seu inspirador Gilberto Kassab, não funcionará nem à direita, tampouco a esquerda, muito menos será de centro. Que estranho ser frankstênico, estará nascendo? Já se sabe que será um partido tiquinho: um tiquinho do DEM, outro do PTB e de tantos outros políticos que quiserem pular de galho sem a devida punição da legislação eleitoral.
Os levantamentos
Tendo em vista a emancipação de novos municípios, a Confederação Nacional dos Municípios- CNM está solicitando as entidades regionais afiliadas levantamentos a respeito dos distritos em condições de serem emancipados a partir deste ano. Em Rondônia, a ARON, presidida pelo prefeito Laerte Gomes cuidará do assunto.
Marcha de prefeitos
A luta pela autonomia dos distritos terá importante espaço na agenda da Marcha dos Prefeitos, organizada pela entidade máter do municipalismo, prevista para acontecer em Brasília, de 7 a 11 de maio. Como se sabe, o Congresso Nacional volta a debater ainda neste ano a emenda constitucional que regulamenta a criação de novos municípios no país.
Do Cotidiano
História de riqueza
O Ciclo da Borracha foi o primeiro fator de enriquecimento dos exploradores da biodiversidade amazônica. Belém, a capital paraense, viveu dias de glória por conta da borracha. Era a “Paris Tropical”.
Manaus deve à borracha ter sido a primeira cidade brasileira a ser urbanizada e a segunda a possuir energia elétrica − a primeira foi Campos dos Goytacazes (RJ). A renda per capita da capital amazonense era duas vezes superior à da região produtora de café (então, São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo).
Toda essa história de riqueza começa em 1743, quando um turista muito especial vem visitar a Amazônia: o naturalista francês Charles-Marie de La Condamine.
Nascido em Paris em 27 de janeiro de 1701, Charles-Marie de La Condamine, filho de um cobrador de impostos, cumpriu os primeiros estudos em humanidades e matemática e logo se alista Exército.
Ao retornar da guerra contra a Espanha, em 1719, tendo estado presente no cerco a Roses, trava amizade com intelectuais como o célebre Voltaire e cientistas empenhados em estudos de Física, Química e História Natural.
As viagens − Agora um cientista, em 1730 é nomeado assistente de Química nos laboratórios da Academia das Ciências, da qual se tornara membro. E então começa a viajar: vai ao Norte de África e à Turquia, fazendo anotações que dariam a base para suas primeiras produções escritas.
Depois de ter estudado astronomia e geodésia, em abril de 1735 é encarregado pela Academia das Ciências de participar de uma expedição ao Peru encarregada de determinar com exatidão o grau do arco de meridiano nas proximidades da linha do equador. No mais, aproveitar para recolher dados sobre aspectos naturais da região.
Por que esse interesse no arco do meridiano? Tratava-se de verificar a hipótese de Newton sobre o achatamento da Terra nas zonas polares, matéria que dividia a comunidade científica europeia da época. Ao mesmo tempo foi enviada outra expedição, à Lapônia, a terra mítica de Papai Noel, para proceder às mesmas medições no Polo Norte.
A expedição partiu do porto de La Rochelle em 16 de maio de 1735, sob o comando de Louis Godin. Depois de escalas na Martinica, Santo Domingo e Cartagena das Índias, chega ao Panamá a 29 de dezembro.
Via Direta
*** Políticos desembarcam as pencas neste final de semana em Guajará-Mirim para participar das festividades alusivas aos 82 anos de autonomia *** Os moradores do Bairro Aeroclube, em Porto Velho, reclamam do lamaçal nas ruas e da falta de infra-estrutura *** Mesmo no período de chuvas a construção civil é o setor que mais emprega na capital.