Terça-feira, 24 de maio de 2011 - 07h11
Largando na frente
O PMDB teria largado na frente, com o deputado estadual Zequinha Araújo -. o mais votado na capital nas eleições de 2010 – para a disputa pelo Palácio Tancredo Neves em 2012. É o que revelou a primeira sondagem que recebi a respeito dos pré-candidatos que devem entrar na peleia sucessória do prefeito Roberto Sobrinho.
Primeiras avaliações
Numa cidade, como Porto Velho, onde as viradas são habituais, a primeira pesquisa não diz muita coisa. Mas serve para avaliar algumas situações também detectadas: 1 – Mauro Nazif, considerado o favorito inicial, não tem perfil e aprovação para a disputa de cargos executivos 2 – O prefeito Roberto Sobrinho continua bem na foto, mas o PT dividido é presa fácil para os concorrentes.
Crédito de confiança
É importante destacar ainda com relação a possível vantagem de Zequinha Araújo é que ele não estaria assim tão bem, caso o governo Confúcio Moura estivesse desgastado por aqui. Em Porto Velho, quando o governador vai mal, o candidato do seu partido despenca. Não é o caso de Zequinha, pelo menos até agora.
Mais adiante
É claro que mais diante, as situações da saúde e segurança pública podem influenciar negativamente na postulação de um candidato peemedebista em Porto Velho, seja quem for o nome, mas por enquanto Confúcio mantém um crédito de confiança da população. Nem poderia ser diferente, pois nem completou seis meses de mandato.
PSD nas paradas
O PSD, partido recém criado pelo prefeito Gilberto Kassab (SP), ameaça se transformar em febre também em Rondônia, com adesão de um deputado federal, três estaduais e lideranças egresas de outras siglas. Em Porto Velho, Kassab, Kátia Abreu e cia querem o ex-prefeito Carlinhos Camurça disputando o Paço Tancredo Neves.
Eleição em aberto
A avaliação dos pessedistas é de uma eleição em aberto na capital e que Camurça, por ter sido um prefeito tocador de obras, terá todas as condições de se recuperar do que ocorreu em 2010. Na verdade, Carlinhos teve sua candidatura bloqueada pela justiça eleitoral e seus eleitores, na dúvida de que ele não conseguisse sacramentar a candidatura, debandaram.
Até agosto
O PT decide até agosto definir seu candidato a prefeito em Porto Velho. Possivelmente serão feitas prévias na legenda para buscar um candidato de consenso. Pelo menos três nomes são cotados párea participar do processo de escolha: o deputado estadual José Hermínio, a ex-senadora Fátima Cleide e o vereador Cláudio Carvalho.
Uma incógnita
Sobre o fato do racha existente na agremiação entre duas grandes alas, o partido busca um acordo entre as partes. Os dirigentes têm consciência que um racha entre as facções lideradas pela ex-senadora Fátima Cleide e o prefeito Roberto Sobrinho será fatal para as pretensões do partido.
Do Cotidiano
Cultura é de corrupção
Desde os primórdios do Brasil, no início da colonização, nossa cultura é de corrupção. Nem poderia ser diferente, já que com as levas de degredados que iniciaram os primeiros povoados, mais os acordos entre os portugueses e os caciques – o cara que casava com um a índia ganhava direitos iniciando desde lá o nepotismo – mudar tudo isso seria uma tarefa hercúlea.
Esta certo que o início da colonização da Austrália – com facínoras da pior espécie – é a mesma origem da brasileira, mas aquele país hoje tem padrões de moralidade acima do que à própria nação mãe, a Inglaterra.
Depois desta introdução, vamos entrar na questão rondoniense. Lembro que desde os tempos daquela onda migratória, nas décadas de 70 e 80 se praticava a moral pela metade. Ou nem se praticava. O comerciante dava o golpe numa rua, mudava o nome da firma e descadaramente pulava para um endereço na rua seguinte. Não trocava nem o bairro! Também não é diferente do que é feito hoje por uma determinada rede de eletrodomésticos. Tudo igualzinho aos primórdios.
Como jornalista também já vivivenciei experiências terríveis por aqui no combate a corrupção. Lembro que denunciei um juiz por superfaturamento de obras e por isso quase acabei na cadeia ou pintando rodapés de escolas e igrejas. No dia em que seria penalizado, chegou à condenação e afastamento dele. Salvo pelo gongo.
E o que dizer do caso dos irmãos Donadons? Rondônia inteira estava careca de saber do golpe de milhões na Assembléia Legislativa há anos, mesmo assim minhas denuncias foram consideradas calunias por um juiz amigo (pulavam cirandinha juntos!) daquela família do Cone Sul e fui condenado a pagar indenização por atentar contra a moral da família! Recorri, ganhei em segunda instância e escapei mais desta.
Enfim, tudo para dizer o quanto é importante Rondônia reagir e se mobilizar contra a corrupção tão arraigada neste estado e que á levou juizes, chefes da casa civil, conselheiros e deputados para a cadeia.
Ora é prefeito superfaturando, é político comprando voto e se é empreiteira dando cano. Por isso o seminário de combate à corrupção, realizado em Porto Velho, se revestiu de grande importância. É um marco da reação dos rondonienses contra um algo que tem atingido todos os poderes - e que tanto sacrifica nossa população.
Via Direta
*** A crise tucana se alastra e José Serra pode ser rifado do comando nacional do PSDB *** A convenção será no próximo dia 28 e promete um grande racha na legenda ***Depois de fraudar pesquisas na capital, um ex-foragido esta promovendo festas de homenagens a políticos no interior.