Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

×
Gente de Opinião

Política

Prefeito, deputados e vereadores se reúnem na CGU



Dentro de um conjunto de medidas que estão sendo tomadas para apurar supostas irregularidades na secretaria municipal de Saúde, o prefeito Roberto Sobrinho esteve nesta quinta feira, em audiência com o secretário executivo da Controladoria Geral da União, Luis Navarro, acompanhado do deputado Federal, Padre Ton, os vereadores Edemilson Lemos de Oliveira (PSDB) e Pastor Delso Moreira (PRB), o secretário municipal de Saúde Williames Pimentel e a controladora Geral do Município, Criscélia Fróes.

Durante a reunião, o prefeito solicitou ao secretário da CGU,que a prefeitura de Porto Velho pudesse ter acesso aos relatórios e apurações da Controladoria Geral da União, sobre as investigações. Segundo Luis Navarro, “ no momento não será possível fornecer as informações, porque o documento transcorre em segredo de justiça”, informou o secretário e orientou que a sPrefeito, deputados e vereadores se reúnem na CGU - Gente de Opiniãoolicitação fosse feita diretamente à justiça do Rio Grande do Sul.

Independente destes trâmites, o prefeito Roberto Sobrinho já adotou algumas medidas para apurar o caso, como a exoneração da servidora responsável pela divisão de Farmácia, da Semusa e determinou uma auditoria em todos os processos de compra, recebimento de mercadorias e distribuição de medicamentos.” O objetivo das nossas ações é dar total transparência a esse processo, esclarecendo a população para que não haja nenhuma dúvida e se houve mal feito, vamos identificar e punir” enfatizou o prefeito. (Assista vídeo, AQUI, da entrevista do prefeito Roberto Sobrinho na TV Candelária canal 11).

. O secretário Williames Pimentel reafirmou que está tomando todas as medidas de averiguação para “verificar a entrada e saída de medicamentos” e que foi suspenso o pagamento das notas de empenho (de compras novas) em andamento. “Instalamos também uma comissão especial para avaliar os procedimentos hoje adotados de entrega de medicamentos à Divisão de Farmácia Básica e sua distribuição às unidades de saúde”.

O vereador Delso Moreira (PRB), vice-presidente da Câmara dos Vereadores, disse que a própria CGU não tem como “fornecer uma certidão de que a empresa é inidônea”. “No site da CGU não consta nenhuma restrição contra a empresa Sulmedi”, completa o prefeito, lembrando que a prefeitura utiliza o pregão eletrônico para a compra dos medicamentos.

No documento entregue à CGU, o prefeito lembra que o controlador do Rio Grande do Sul – personagem que citou Porto Velho na matéria da Globo – cometeu “equívoco” ao comparar preço de mercado com o preço do produto subsidiado pelo Programa Farmácia Popular. “O valor máximo que o Ministério da Saúde aceita para o pagamento do referido medicamento é de R$ 11,12. O custo do medicamento adquirido pela prefeitura de Porto Velho foi de R$ 9,90, sendo distribuído gratuitamente na rede”, diz trecho do documento.

Antes de vir a Brasilia, o prefeito se reuniu com vereadores e prestou todos os esclarecimentos possíveis sobre as acusações feitas, e agora, segundo o vereador Edemilson Lemos, “é preciso mais subsídios sobre o material denunciado no Fantástico, para que todos nós possamos explicar à população de forma definitiva o que está acontecendo”.

O deputado Padre Ton disse que espera ver a contribuição da CGU e da Justiça à prefeitura para que a população possa saber de fato o que está acontecendo.


Fonte: Nara Vargas/ Mara Paraguassu
Fotos: André Strava

 

Gente de OpiniãoSegunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)

VOCÊ PODE GOSTAR

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia

Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho

O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Proposta para implementação de salário diferenciado para médicos e profissionais da saúde em Rondônia

Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta

A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco

Gente de Opinião Segunda-feira, 25 de novembro de 2024 | Porto Velho (RO)