Quinta-feira, 2 de junho de 2011 - 07h26
O senador Jorge Viana anunciou nesta quinta-feira, 02, depois de visita ao diretor do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes), Luís Antonio Pagot, que a licitação para construção da ponte do Abunã, no Rio Madeira, sairá até o fim do ano. O senador foi informado pelo DNIT que o projeto foi revisto e terá um desenho parecido com outra ponte construída sobre o mesmo rio, em Rondônia.
Viana afirmou que a visita faz parte do seu compromisso de campanha de lutar pelo fim do isolamento da comunidade de Abunã. Na conversa, por ele considerada “muito produtiva”, também foi discutida a realização de seminário para iniciar as negociações e conseguir começar este ano, ou no começo do próximo ano, as obras da ferrovia Transcontinental, no trecho que ligará Cruzeiro do Sul a Boqueirão da Esperança, na fronteira Brasil-Peru. Participarão deste encontro, representantes dos governos do Acre, Rondônia e Mato Grosso, da Frente Parlamentar de Infraestrutura e autoridades peruanas.
Ele considera esta a melhor opção para a obra porque, conforme alega, permitirá que a construção da Ferrovia Transcontinental a partir de Cruzeiro de Sul reduza custos, com a aquisição de insumos indispensáveis, como pedra e cimento, a partir do Peru, geograficamente mais próximo. A Ferrovia começa no Rio de Janeiro e tem previsão orçamentária nos PAC1 e PAC2 para obras até Vilhena, em Rondônia.
“Este é um esforço que conta com a participação do governador Tião Viana e do Secretário de Indústrias do Acre, Edvaldo Magalhães, e que é a razão do meu mandato. Queremos que Cruzeiro do Sul seja o começo, não o fim da linha no traçado da BR 364”, afirmou, acrescentando que o projeto iniciado com o forte apoio do presidente Luís Inácio Lula da Silva já conta com destinação financeira determinada pela presidente Dilma Rousseff.
A visita do senador acreano ao Ministério do Transportes incluiu também uma audiência com o diretor da Antaq (Agência Nacional de Transportes Aquíferos), para pedir a melhora no serviço das balsas na BR 364, no mesmo local onde será construída a nova ponte. Segundo o senador, se o serviço não for melhorado, a saída é abrir os serviços para mais uma empresa.
Para entender
O Rio Madeira corta a BR 364 no Abunã, distrito de Porto Velho, capital de Rondônia, a pouco mais de 250 quilômetros de Rio Branco. Todos os anos, durante o período da estiagem, o nível do rio desce, prejudicando a já demorada travessia por balsa dos veículos que abastecem a capital acreana de gêneros alimentícios e demais mercadorias.
Além disso, em dias de maior fluxo – feriados, por exemplo, a espera na balsa chega a ser de mais de uma hora. Em 2010, durante mais de 40 dias, entre agosto e setembro do ano passado, as filas de caminhões chegaram a mais de seis quilômetros de extensão e o tempo de espera para travessia chegou até 12 horas.
O Rio Madeira ficou com 2 metros de água, deixando à mostra bancos de areia e pedra. Em Rio Branco, houve racionamento de combustível e muitos supermercados perderam cargas de alimentos perecíveis por causa da demora no transporte
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