Sexta-feira, 3 de junho de 2011 - 17h00
O prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho, inaugurou oficialmente nesta sexta feira, 03, a Unidade da Saúde da Família da Vila Nova Teotônio, comunidade distante 35 quilômetros da área urbana da capital. A obra foi financiada pelo consórcio Santo Antônio Energia, e custou R$ 225 mil. Luiz Zoccal, coordenador de assentamento da Santo Antônio Energia, explicou que a construção da unidade de saúde, ao contrário de outras ações do consórcio, não era uma compensação social pela construção da usina do rio madeira, mas a reposição de algo que já existia. “O posto ficava no local de onde as famílias foram remanejadas, e para melhorar o atendimento que era feito no posto antigo, foi construído este novo em outro local, em cumprimento do acordo feito com o prefeito”, explicou Zoccal.
A nova unidade está adequada para prestar serviços como triagem, educação em saúde, vigilância em saúde, imunização, controle de endemias, enfermagem, exames laboratoriais, farmácia básica e consultas médicas (clínica geral) e odontologia.
Mais benefícios
Articulador do benefício conquistado pela população da Vila Nova Santo Antônio, Roberto Sobrinho lembrou que a comunidade local fora afetada diretamente pela obra da usina hidrelétrica, tanto que as famílias tiveram que ser remanejadas, e para assegurar a elas um serviço de saúde de melhor qualidade, havia a necessidade de se construir uma nova unidade no local para onde elas haviam sido remanejadas. E falou da parceria do município com a Santo Antônio Energia. “Este empreendimento é a prova concreta de que essas duas obras que estão sendo construídas no rio Madeira estão trazendo mais benefícios à população de Porto Velho do que impactos negativos. Outro dia estivemos aqui para entregar uma escola, agora é esta unidade de saúde. E assim está sendo em outras localidades também”, disse o prefeito.
O prefeito também reconheceu o empenho do consórcio Santo Antônio Energia em cumprir tudo o que ficou estabelecido dentro das compensações sociais e ambientais e também fora dos acordos das contrapartidas. “Noventa por cento do que foi acertado com a Santo Antônio já foi cumprido por ela”, disse.
Atendendo a uma solicitação de uma moradora, o prefeito pediu que a direção da unidade de saúde se reunisse com os representantes do consórcio para a realização de uma campanha de arborização na vila. O diretor de assentamento do consórcio se comprometeu em disponibilizar 100 mudas de árvores frutíferas para o plantio nos quintais.
Padrão de qualidade
O secretário municipal da Saúde, Wiliames Pimentel, fez um breve balanço das ações da prefeitura na área da saúde mostrando a evolução alcançada pelo setor na gestão do prefeito Roberto Sobrinho. “De dois mil e nove a dois mil e dez foram contratados mil novos servidores para responder a demanda crescente que temos hoje. Nós também dobramos a capacidade de atendimento com a inauguração de novas unidades. Só a policlínica Ana Adelaide faz hoje setecentos atendimentos por dia. Houve também um aumento do número de equipes do Programa de Saúde das Famílias que leva atendimento a setenta por cento da população”, frisou.
Pimentel lembrou ainda que mais unidades de saúde serão entregues a população como as da região da ponta do Abunã, de Calama, Nazaré, Extrema, Fortaleza do Abunã, Joana D’arc e União Bandeirantes. Só na zona urbana de Porto Velho serão dez novas unidades de atendimento básico. “O mais importantes que todas têm o mesmo padrão de qualidade não se fazendo diferença das que são construídas na cidade e no interior”, frisou.
Comunidade satisfeita
Emocionada, a diretora da US da Vila Nova Teotônio, Jaqueline Resqui, agradeceu o empenho do prefeito em assegurar melhores condições de trabalho para que toda sua equipe possa prestar um atendimento mais digno aquela população. “Sinto-me muito satisfeita e agradecida. No posto antigo não dava para trabalhar. Era de madeira, todo velho, sem quaisquer condições. Agora temos como dar mais saúde a essa gente”, contou.
O Presidente da Associação de Amigos da Vila Nova Teotônio, Josenias André de Macedo, também disse estar satisfeito pela entrega da nova unidade saúde. “Era o que estávamos precisando há muito tempo. E hoje estamos tendo nosso sonho realizado”, confessou.
Antigo morador da região, o agricultor Lourival Aleixo, 77 anos, foi enfático em afirmar que agora tudo vai melhorar com a nova unidade de saúde. “Vai ser bem melhor para todos nós. Eu já fui atendido uma vez e muito bem atendido pelo médico”, disse.
Francineide Rodrigues, 37, que estava na US para pegar remédios, também elogiou a iniciativa de construção da nova US. “Ficou muito bom. O atendimento também é ótimo”, testemunhou.
Fonte: Joel Elias
Foto: Frank Néry
Alero aprova reestruturação e Plano de Carreiras dos servidores do Poder Judiciário de Rondônia
Os deputados estaduais da Assembleia Legislativa de Rondônia aprovaram, durante a sessão desta semana, dois importantes projetos que promovem mudanç
Vereador Everaldo Fogaça comemora retomada de obras de asfaltamento na Zona Leste de Porto Velho
O vereador Everaldo Fogaça (PSD) celebrou a retomada das obras de asfaltamento no bairro Jardim Santana, na Zona Leste de Porto Velho, como parte do
Diante da crescente dificuldade em atrair médicos e outros profissionais da saúde para atuarem na rede pública de saúde de Rondônia, apresento a pre
Deputada Federal Cristiane Lopes destina 250 mil para Casa Família Rosetta
A deputada federal Cristiane Lopes anunciou a destinação de uma emenda parlamentar no valor de 250 mil para a Casa Família Rosetta, instituição reco